No dia 7 de outubro celebrou-se o Dia Nacional dos Castelos. À época da Reconquista cristã da Península Ibérica, a povoação de Alegrete e sua defesa foram conquistadas pelas forças de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, segundo a tradição, em 1160. Se tem sido hoje, no Dia Nacional dos Castelos, a tarefa teria sido bem mais fácil! Vejam bem estes cruzados!
O projeto Eco-Escolas nas nossas escolas das freguesias rurais prossegue. Os meninos do Jardim de Infância de Alegrete já terminaram os ecopontos. Bem bonitos e bem úteis!
15/4/2021: No Dia Mundial das Artes os nossos alunos recriaram os Quadrados com Círculos Concêntricos de Vassily Kandinsky . Durante a semana tinham ouvido as cores do pintor russo no Arts & Culture.
26/3/2021: Hoje foi dia de sementeira! Reunidos os talhões/pneus reaproveitados, a terra - oferecida pelo pai da Margarida, muito obrigado! -, as sementes, foi dia de semear. Feijões, abóbora, nabiça. Vamos ver o que nasce!
26/3/2021: Vinagre, corante alimentar, detergente de roupa e bicarbonato de sódio é tudo o necessário que a lava irrompa pela chaminé do vulcão do recreio da escola. A criançada adora!
26/3/2021: Não 1 mas 3, os ninhos de melro que durante o confinamento foram construídos na rede do recreio de Escola Básica de Alegrete. Os alunos deram com eles e a animação aconteceu. Um a um subiram ao escadote e foram espreitá-los! Agora é aguardar que levantem voo e sigam a sua vida. Falta pouco.
12/3/2021: No âmbito da Semana Nacional da Leitura a professora Olímpia Velez contou, pelo Zoom, a lenda Capricho de Princesa da obra Braçada de Lendas da escritora de Alegrete Isaura Correia Santos. Os alunos adoraram e desenharam alguns colares de gotinhas de água. Podem ficar a saber mais sobre a autora aqui: https://www.facebook.com/carasdeportalegre/posts/1630458657190480
É uma atividade física e social, em que as crianças correm ou caminham rápido – cada um no seu ritmo – ao ar livre e com os seus amigos. Se for necessário, as crianças podem abrandar para recuperar o fôlego, mas o objetivo é que corram de forma contínua durante os 15 minutos, tempo que dura a atividade. A nossa escola iniciou hoje esta atividade reunindo-se a 11.896 escolas de 79 países preocupadas com a importância da atividade física ao ar livre para um crescimento harmonioso e saudável das nossas crianças. Conheça o projeto ao pormenor visitando https://www.thedailymile.pt Fotos e Filmes
11/11/2020
Este ano sem Feira devido à pandemia, mas mantivemos a tradição de realizar o magusto no dia de São Martinho. A Junta de Freguesia de Alegrete ofereceu e assou as castanhas - no exterior da escola em espaço contíguo - e, à hora do intervalo - hoje prolongado! - já os nossos 35 alunos as provavam. Estavam quentes e boas, sim senhor. Deixamos uma pequena reportagem neste álbum!
6/11/2020
É caso para dizer que o Xadrez joga com a Matemática e o que os alunos dão xeque-mate a aulas aborrecidas. O fantástico e histórico jogo de Xadrez mobiliza a capacidade de definir táticas e estratégias num tabuleiro com 64 casas, cada uma delas com uma coordenada. A ligação ao currículo de Matemática é evidente e é um dos projetos que estamos a desenvolver na nossa Escola. Vejam como participipam interessados!
5/11/2020
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo. O exercício ajudou os nossos alunos a conhecerem e praticarem estes 3 gestos que podem salvar vidas. Veja neste Álbum como se empenharam na atividade.
Esperamos que fique na história como um acontecimento único, o momento em que, de um dia para o outro, a Escola passou a funcionar na residência de cada um, por imposição do Ensino a Distância devido às determinações governamentais necessárias para se combater o coronavírus COVID-19. Num balanço final fica a convicção que a esmagadora maioria dos intervenientes (alunos e suas famílias, professores e demais técnicos) fez o que pode para que o Ensino/Aprendizagem e as Relações Humanas continuassem neste difícil período por que todos passámos.
Aulas síncronas no 1.º Ciclo e um regresso tímido à escola dos meninos da Pré no mês de junho. Mas trabalho não faltou! E praticamente todos os alunos disseram, diariamente: - Presente! Parabéns a todos os intervenientes neste doloroso processo.
O Dia Nacional do Pijama, que se comemora no dia 20 de novembro, tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas. O dia do pijama deseja promover o direito de todas as crianças a terem uma família.
O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorado todos os anos a 20 de novembro. A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo. No âmbito desta comemoração recebemos a visita da Escola Segura que nos ofereceu o livro Leo e o Mundo das Coisas Vivas que trata da problemática ambiental, pois é sem dúvida um direito das crianças de hoje e de amanhã receberem um Planeta Terra bem limpinho. As nossas crianças leram-no e trabalharam-no logo, logo!
Na sexta 15/11 repetimos em Alegrete a Feira de São Martinho que tanto sucesso conhecera no ano passado em Vale de Cavalos. Manhã fria mas ambiente quente com as famílias dos nossos alunos a demonstrarem de novo grande envolvimento. Publicamos algumas fotos para memória futura.
Com o propósito de incentivar os alunos para a aprendizagem da música vários docentes da EANA estiveram na Escola a interagir com os alunos de modo muito efectivo apresentando os instrumentos que lecionam. Foi uma manhã bem agradável e no final vários alunos demonstraram interesse em reunir-se à Leonor, à Maria, à Rose e ao Francisco que já tocam.
A Biblioteca Municipal de Portalegre voltou a promover a sua Hora do Conto, dinamizada por Luís Ensinas, e todos os alunos deslocaram-se a esse espaço da cidade de Portalegre para ficar a conhecer o apelativo modo como a obra de Matthias Aregui e Anne-Margot Ramstein foi apresentada. Puderam ainda percorrer em passo rápido as instalações da Biblioteca tendo sido incentivados a tornar-se "clentes" habituais pelos seus professores.
Chegou a Primavera e com ela a felicidade dos dias ainda mais alegres em Vale de Cavalos. No dia 20 de março fomos ao campo de jogos - na verdade um jardim de malmequeres - e, rodeados de árvores, os alunos brincaram e descobriram até cair para o lado. Fantástica a vista do castelo de Alegrete! Nos dias seguintes plantamos flores e suculentas nos canteiros da Escola e agora é aguardar que vinguem.
A autora Manuela Ribeiro esteve na nossa Escola para dinamizar a Semana da Leitura que decorre sob o lema Hoje Leitor, Amanhã Leitor!. Apresentou as suas obras e interagiu com os alunos lendo e reinterpretando alguns dos seus textos. Respondeu às perguntas dos alunos e surpreendeu-se com o trabalho que na escola já tinha sido feito com vários dos seus livros. Recebeu mesmo algumas prendinhas produzidas pelos alunos a partir dos seus textos. Foi uma verdadeira sessão de leitura já que os alunos também leram o que tinham escrito. Tudo terminou com uma sessão de autógrafos pois muitos encarregados de educação quiseram oferecer alguns dos livros da autora aos seus educandos.
... na Escola Básica de Alegrete durou toda uma semana, a Semana Trapalhona. Para além das atividades desenvolvidas em Sala de Aula na segunda-feira todos apareceram fantasiados com chapéu e gravata, na terça com pantufas, na quarta com pinturas faciais, na quinta com máscaras e na sexta - 1 de março - culminou com desfiles em Alegrete e Vale de Cavalos, onde montamos um bailarico a cada esquina. O da Santa Casa da Misericórdia foi o máximo e os utentes não pararam de dançar! :D Foi uma semana bem divertida! No álbum que publicamos podem ver parte do muito que aconteceu!
O Dia de São Valentim foi explorado na Escola Básica de Alegrete para realçar a importância do afeto e da amizade na relação entre as pessoas. Toda a comunidade escolar reunida recordou a lenda e os factos históricos relacionados com a data e, partindo do mote do poema Pessoas são Diferentes de Ruth Rocha, partiram para a visualização do filme Cuerdas, que a todos emocionou. Mas ninguém ficou triste porque logo de seguida o Cupido acertou em todos com a seta do riso. Posteriormente decoraram no pátio a Árvore do Afeto com mensagens trocadas entre todos.
A gotinha Felizberta saiu da sala do Jardim de Infância de Vale de Cavalos - Alegrete e viveu, documentada desta maneira pelos alunos e Educadora Catarina Lavadinho, uma grande aventura. Merecem conhecê-la. Os pais podem passar pela sala e ver os originais. Estão fantásticos.
Realizou-se no dia 14 ao fim da tarde na sede do GD de Vale de Cavalos a Festa de Natal da Escola Básica de Alegrete. Constou de apresentações dos pais, de cada uma das turmas, dos alunos todos reunidos, dos docentes e auxiliares, de um sorteio de dois cabazes de natal e da visita do Pai Natal que distribui aos alunos úteis prendinhas oferecidas pela Junta de Freguesia de Alegrete e pela Escola/Pais. Terminou com um jantar partilhado que decorreu num ambiente caloroso de convívio e Paz. Decorre sereno o ano letivo 2018-2019. Agradecemos a todos o apoio, desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os nossos alunos, seus familiares e à comunidade em Geral. Bem hajam.
O Natal aproxima-se mas em Alegrete os ensaios para a Festa de dia 14 no CCD de Vale de Cavalos decorrem animados e sem percalços. Vive feliz e animada a criançada nas escolas rurais do concelho de Portalegre.
O Dia Nacional do Pijama foi comemorado na Jardim de Infância de Alegrete ao longo de todo o dia 20 de novembro. Fizeram um desfile de Pijama, um baile de pijama e a dança do boneco, quem deixar cair perde, ganha o par que não deixou cair o boneco. Inauguraram "o nosso Quincas" na sala e fizeram a experiência depois de ouvir a história do Corvo e o Jarro, metendo pedras na água, concluíram que a água sobe. Um dia muito preenchido ... mesmo de pijama!
Uma Feira de São Martinho aberta à comunidade foi a atividade com que o corpo docente da Escola Básica de Alegrete, a funcionar em Vale de Cavalos, quis enriquecer o tradicional magusto de São Martinho oferecido de novo pela Junta de Freguesia. Foi um dia inteiro de aula viva em que se trabalharam transversalmente todas as áreas e competências que se possam imaginar, nomeadamente a do afetos entre todos os membros da comunidade educativa. Eles apregoaram, eles venderam, eles compraram, eles emocionaram-se com a forma como os pais colaboraram em todos os aspectos da iniciativa, desde a sua preparação, à sua concretização. Ora vejam! A todas as entidades e pessoas que colaboraram, bem como a todos os visitantes, o nosso muito obrigado. O produto da venda, como anunciado, reverterá para custear parte da visita de estudo a Lisboa que os alunos farão no final do 2.º período. Bem hajam!
A Educadora Catarina Caramelo foi com os seus 12 meninos pedir os santinhos. Vale de Cavalos encheu-lhes os sacos de guloseimas e o coração de carinho. Muito obrigado!
Quase todos os alunos da escola de Alegrete / Vale de Cavalos têm animais em casa e falam deles nos mais variados contextos. A Rosa e a Amélia costumam mesmo trazer com frequência penas do seu pavão que oferecem aos colegas. A professora Maria José Guedelha pegou na deixa e os seus alunos criaram este belo recanto: aguarelas, origamis e, sobretudo, belos textos criativos. Aqui vos deixamos uma colorida perspetiva do mural.
Manuel Piñeiro, coautor do livro a Borboleta que bebia o vento e o sol, que conta a história de uma borboleta que sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença incapacitante para a qual os autores pretendem chamar a atenção e recolher fundos numa causa solidária. Parte das receitas deste ivro infantil revertem a favor da APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica). Foi uma atividade muito bem acolhida pelos nossos alunos como se comprova nestes 3 pequenos vídeos.
Lavar, descascar, cortar ...
Tudo cortadinho vamos lá fazer a pizza e a espetada!
Huummm! Estava delicioso!
Eu, a minha Localidade, a minha Freguesia, o meu Concelho, o meu Distrito, a minha Região, o meu País, o meu Continente, o meu Mundo!
Tudo a que pertenço, tudo o que me pertence. Os alunos do 3º ano da professora Maria José Guedelha (EB Alegrete) na área curricular de Estudo do Meio descobriram o seu lugar relativo no mundo e criaram este fantástico livrinho. Vejam como ficou bonito; vimos como se entusiasmaram com uma matéria nem sempre agradável.
Palavras para quê? Saiu-se da escola e o mundo deixou de ter áreas curriculares. As ovelhas tinham 3 cordeirinhos, o tronco do sobreiro tinha escrito o 3 e a cortiça vai ser de novo retirada em 2021, a estação elevatória de águas residuais tinha um certo cheiro e um pára raios, no laranjal do vizinho as laranjas estão agora verdes, na tapada do outro vizinho fez-se atividade física animada, na outra tapada ao lado levantaram-se as codornizes, no anfiteatro do coreto imaginou-se e começou a planear-se a festa de final de ano e ... e... e em breve haverá outra aula ao ar livre!
No dia 4 de outubro celebrou-se o Dia Mundial do Animal e os meninos e meninas do JI de Alegrete/Vale de Cavalos da Educadora Catarina Caramelo exploraram a data. Falaram dos animais, trouxeram pássaros para a sala de aulas para alegria de todos - também trouxeram muitos animais de peluche o que criou na escola um ambiente muito reconfortante - e, por último, fizeram dobragens e criaram um Cartaz muito bonito. Diz-se que os animais são os nossos melhores amigos e na nossa escola todos concordamos.
Sabiam que 2018 é considerado anualmente o Ano dos Pássaros? Visita estes sites (em inglês) e fica a saber mais ou, se ainda não lês em inglês, maravilha-te com as fantásticas fotos e o trinado dalgumas aves!
Setembro com dias quentes. Serra com ar puro. Intervalos ativos. Todo o material de Educação Física está permanentemente disponível para usufruto.