Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino

UECE

O Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), é coordenado pelos professores: Profa Dra. Marcilia Chagas Barreto (UECE), Prof. Dr. Leno Pinheiro (UNILAB), Profa Me. Mikaelle Barboza Cardoso (IFCE) e a Profa. Dra. Eliziane Rocha Castro. O MAES desenvolve trabalhos acerca da formação de professores, inicial e continuada, para o ensino da Matemática, investigando, paralelamente, a elaboração de conceitos por alunos e professores da Educação Básica. 

O MAES também desenvolve ações no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Instituído em 2007, com a denominação MARES – Matemática e Representação Semiótica – objetivava analisar as contribuições da utilização de diferentes representações semióticas para a eficácia do ensino e da aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. Em 2010, teve seu foco ampliado, para contemplar distintas perspectivas de pesquisadores que se agregavam ao Grupo. Assim, mudou sua denominação para MAES e passou a diversificar seu aporte teórico e metodológico. Entre as teorias que embasam as pesquisas destacam-se: a Teoria dos Campos Conceituais das Estruturas Multiplicativas, de Vergnaud, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, e a Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau.

Atualmente, o MAES integra a equipe do projeto Desenvolvimento Profissional de professores que ensinam Matemática. O projeto de pesquisa, realizado em rede, envolve a Universidade de Lisboa – (UL); Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE); Universidade Federal do Ceará – (UFC); Universidade Estadual do Ceará – (UECE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN); Universidade Estadual de Campinas – ( UNICAMP); Universidade Federal do Rio Grande – (FURG). 

O MAES integrou a equipe do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) intitulado: Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental. O projeto de pesquisa, realizado em rede, envolveu três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), através das instituições de ensino superior: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto iniciado em 2013, com duração de 48 meses, objetivou investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ação-reflexão-planejamento-ação.

A preocupação com a divulgação dos achados de pesquisa tem levado o grupo a participar na organização de eventos da área. Assim, em 2010, organizou o Simpósio de Práticas Docentes em Matemática (SPDM) que congregou professores de faculdades e universidades que oferecem o curso de Pedagogia. Objetivava-se discutir a formação matemática inicial, oferecida no Estado para a formação dos professores para o ensino da Matemática, no início da escolarização. Em 2012, participou da organização do 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), sediado em Fortaleza/CE. No ano de 2014 o grupo apresentou diversos trabalhos e participou da organização do XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), sediado em Fortaleza/CE. Ainda nessa perspectiva, o MAES divulgou diversos achados de suas pesquisas no 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), sediado na cidade Ihéus/BA. Além disso, coordenou o V SELEM (Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática), sediado na UECE em 2018. 

No objetivo de divulgar as produções elaboradas pelo Grupo acerca do ensino e da aprendizagem em Matemática, o MAES produziu um e-book, editado pela EdUECE.

Além dessas ações, o MAES tem realizado, através de trabalhos individuais e/ou coletivos de seus membros, assessoria pedagógica à reelaboração curricular em Matemática à escola privada; encontros de formação docente em ensino de Matemática a professores de escolas públicas e privadas; formação de formadores de professores de escolas públicas; produção de livros para uso no ensino e aprendizagem de Matemática; assessoria relativa à educação especial, a convite do Ministério da Educação (MEC). Tais iniciativas são ações do Grupo que favorecem a autonomia dos profissionais de educação que trabalham diretamente com crianças, jovens e adultos, no ensino formal (em todas as suas modalidades) e informal, proporcionando práticas reflexivas e contextualizadas no ensino da Matemática.

O MAES está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, coordenado pelo CNPq. Pra consultá-lo, clique aqui.