COLEÇÂO: ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO
Pensar a arte e a estética é pensar a vida, assim acreditamos em nosso grupo de pesquisa, e por tal motivo, a Educação Estética norteia nossos estudos desde a constituição do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação no ano de 2017. Elaboramos coletivamente diversas hipóteses que nos levam a defender posicionamentos nos quais afirmamos que a Arte e processos de Mediação Cultural e Artística nos mobilizam a pensar e constituir um mundo mais acolhedor, mais sensível, mais crítico, no qual a Educação Estética seja uma possibilidade de desanestesiar nossos sentidos para a percepção e compreensão do mundo. Este livro é o quinto que reúne textos de pesquisadores do grupo, amigos e pesquisadores que problematizam o tema.
COLEÇÂO: ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO
Nesse ano de 2022, o grupo de pesquisa interinstitucional “Arte e Estética na Educação” (FURB-UFPel), ao completar cinco anos de fundação, dedica-se ao lançamento de mais um livro. O quarto da coleção que leva o nome do próprio grupo de pesquisa e que se dedica a uma temática em especial, os corpos plurais. O livro é dividido em três partes. A primeira chamada de CORPOS PLURAIS E DIVERSOS: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS no qual os textos buscam reflexões e discursos que trazem a luz a singularidade e a pluralidade dos corpos que experienciam sua forma complexa de viver e tornam visíveis esses saberes dos corpos, pois existem muitas formas de viver e de ser. A segunda parte foi nomeada de TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO E ARTE. O conjunto de textos aponta para discursos da arte, do ativismo e da educação, que nos fazem mover contra os discursos hegemônicos. A terceira parte apresenta uma entrevista com Jessé da Cruz. Esse livro é, portanto, um convite ao fortalecimento deste constructo epistêmico de forma robusta e um convite por meio da arte e educação à construção de uma nova sociedade que consiga romper as estruturas rígidas colonizadoras.
COLEÇÂO: ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO
Esse livro foi gestado nos últimos dois anos no Grupo de Pesquisa “Arte e Estética na Educação”, num projeto de coleção que agora alça o segundo voo. O primeiro livro da coleção tem como tema o corpo e neste segundo volume continuamos com a temática corpo sensível e político e, adentramos noutras discussões como a formação docente e a educação estética. Estes temas caracterizam as pesquisas do GP composto por pessoas das Artes Visuais, da Dança, Teatro, Música, Pedagogia, Letras, Design e da Psicologia. Nosso ponto de encontro: Arte e estética em diálogo com a educação. É um coletivo de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação e das licenciaturas e bacharelados da Universidade Regional de Blumenau (FURB), além de pessoas que se sentem à vontade de vir pesquisar e estudar conosco. Este livro é composto por textos de pesquisadores do GP, bem como outros parceiros convidados a partilhar suas pesquisas.
É uma obra que acena a diversidade, e tem como tema central a arte e a educação estética, que mobilizam processos de mediação cultural e artística que é de fato, nosso grande lugar de debate. Queremos um lugar de partilha sensível e estética, pois nosso desejo é um processo democrático de viver com arte e fazer dela e com ela sentidos sensíveis, críticos e resistentes de vida.
COLEÇÂO: ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO
Como falar de arte sem passar pelo corpo? No corpo sentimos, percebemos, investigamos, criamos. Esse é o eixo que une os textos desse livro “Arte e Estética na Educação: corpo sensível e político” nos provocam a pensar percursos de pesquisas e estudos sobre esse tema, é um espaço interdisciplinar do campo artístico e educacional que nos provoca a refletir sobre o Corpo na contemporaneidade. O coletivo que aqui escreve tem o corpo como lugar de fazer artístico e de falar da arte na vida e por consequência nos contextos escolares. Chegamos a esse tema, do corpo que é histórico, social e cultural, mas que também é para além de material, é sentido, é sensível e atravessado por ideologias. Vimos interesses múltiplos pelos autores que discutem as artes do corpo e constituiu a percepção de que, no coletivo, nos unimos para compreender formas de partilha do sensível. Adentramos num campo intencional de reflexão acerca da partilha política da arte e da estética por meio da arte. Corpos que criam, e falam singularmente de suas vidas e de como que se provocam e transcendem a cultura. O corpo é o lugar onde se dá a experiência e nele sentimos e vimemos e provocamos a experiência para que seja motor do viver e do fazer docente. Seja bem vindo a leitura e a partilha!
O livro Arte e Estética na Educação: pesquisa e processos tece relações entre a cultura e a arte, e tem como foco à educação formal e não formal e suas possibilidades de mediação cultural com vistas à educação estética. Os diversos espaços educativos em arte ganham protagonismo: escolas, universidades, bibliotecas, museus, redes sociais, espetáculos e galerias de arte. A epistemologia que se desenha passa a auxiliar na compreensão dos percursos e ações subjacentes aos processos de criação e fruição em arte como fator de desenvolvimento humano. O livro é dividido em três conjuntos de textos nos quais se articulam: aspectos teóricos que possibilitam a relações com a arte e o ensino da arte; textos que dialogam com processos poéticos da arte e artigos que se articulam à educação em diversos contextos. Apresenta reflexões acerca dos processos de mediação cultural com vistas a formação estética, artística e política que possam contribuir em desenvolvimento de metodologias e materiais que potencializem ações educativas em arte para espaços formais e não formais de educação.