CARACTERÍSTICAS
Em 1973, o primeiro celular veio ao mundo por Martin Cooper, funcionário da Motorola. Ele foi apresentado ao mundo em 1974 e passou a ser vendido em massa somente na década de 80. No decorrer da sua história, o celular tentou ser o aparelho mais prático da vida de seus usuários, e aos poucos evoluiu para os smartphones, se transformando em uma "grande" máquina, com inúmeros recursos que revolucionaram a forma de viver dos bilhões de usuários no mundo.
Atualmente, um smartphone pode ser usado para quase tudo que uma pessoa precisa. Fazer pesquisas em inúmeras plataformas de ensino, acessar as redes sociais, assistir séries, filmes, jogos de futebol ou concertos musicais em tempo real, fazer pedidos de comidas para restaurantes, conversar com pessoas a quilômetros de distância, ou até do outro lado do mundo, através de mensagens ou vídeo chamadas, entre inúmeras outras utilidades.
VANTAGENS DO USO EM SALA DE AULA
Analisar a produção gramatical por e-books interativos, jogos de palavras e ferramentas de escrita.
Sintetizar revistas, livros, dicionários interativas sobre vários assuntos sem interromper a linha de raciocínio em pesquisa.
Sintetizar simulados de provas e concursos resolvidos para melhor fixar os conteúdos;
Auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais.
DESVANTAGENS DO USO EM SALA DE AULA
Diminuir as habilidades de cálculo.
Não possibilitar que as atividades na classe se tornem permanentemente produtivas.
Não diminuir a dispersão de concentração dos alunos pelo acesso a redes sociais.
Pode causar dependência, utilizando-o para praticamente tudo dentro da sala de aula, como tirar foto do quadro ao invés de fazer anotações manuais.
EXPERIÊNCIAS DO USO EM SALA DE AULA
Ao utilizar o celular em sala de aula de forma racional, ele pode mesclar as teorias da aprendizagem, dependendo do problema proposto na disciplina, assim como pode ajudar a resolver diversos problemas educacionais tradicionais. O seu uso possibilita um tratamento individualizado conforme o ritmo e capacidade do aluno, também pode criar ambientes de aprendizagem atraentes e gratificantes, além de proporcionar eficiência no ensino de alunos que não conseguem aprender com os métodos tradicionais de educação.
Além disso, o uso do celular pode auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais, como a qualificação da habilidade visual e recursos que ampliam a informação às pessoas com deficiência visual e para pessoas com deficiência auditiva. Contudo, é importante termos em mente que o uso do celular não solucionará todos os problemas de ensino. Ele pode muitas vezes não esclarecer o desejo do professor, mesmo com bons aplicativos, interfaces atrativas e conteúdos bem elaborados. Por isso, é importante que as atividades propostas sejam supervisionadas pelos educadores.