Histórico
O Grupo de Filmes e Nanoestruturas Magnéticas foi certificado originalmente em 1996 na Plataforma Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sob a liderança do Dr. Wido H Schreiner, atualmente aposentado.
Os pesquisadores integrantes originalmente do Laboratório de Materiais do Departamento de Física da Universidade Federal, criaram em 1998 o Laboratório de Superfícies e Interfaces (LSI) e o LAboratório de Nanoestruturas para SENsores (LANSEN), ambos instalados na Usina Piloto do Centro Politécnico da UFPR. Estes laboratórios agora estão localizados no novo Centro de Desenvolvimento e Inovação em Materiais (CDIM) da UFPR.
Pesquisadores de Grupo mantém atuação junto ao Programa de Pós-Graduação em Física e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais (originalmente Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Engenharia – PIPE).
Nestes dois laboratórios do Grupo nos últimos 25 anos foram formados 25 mestres e 17 doutores, desenvolvidos 6 pós-doutorandos, resultando mais de 230 publicações em periódicos internacionais de alto prestígio científico e impacto indexados na plataforma Web of Science mantida pela mantido pela Clarivate Analytics.
Dentro de colaborações científicas com universidades e centros de pesquisa internacionais de vários países (Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha e França) foram realizados 4 teses de doutorado em regime de cotutela, 2 estágios tipo sanduíche no exterior de estudantes de doutorado do Grupo e 2 estágios de doutorado de estudantes estrangeiros no Grupo.
O Grupo organizou eventos como a I Escola Nanomundo (Curitiba, 2010) com a participação do Prof. Albert Fert laureado com prêmio Nobel de Física de 2007 e a II Escola NanoMundo (São Carlos, 2012), dentro do Programa CAPES-COFECUB (2007-2010), e o mini-curso sobre princípios físicos fundamentais HAXPES e PES por intermédio de ondas estacionárias de raios X Curitiba, 2016), ministrado pelo especialista de renome internacional Dr. Charles S. Fedley, falecido em 2019.
As principais grandes áreas de atuação do Grupo são Física da Matéria Condensada, Física de Superfícies e Ciência dos Materiais, com ênfase especial em física aplicada na área de Spintrônica e Nanomagnetismo.
O Grupo mantém atuação em grandes projetos de pesquisa como INCT’s (Diagnóstico em Saúde Pública 2007-2010 e Spintrônica e Nanoestruturas Magnéticas Avançadas 2024-2028), PRONEX/MCT/Fundação Araucária (Rede Paranaense de Estudo de Óxidos Magnéticos, Multiferróicos e Supercondutores Avançados 2010-2014, 2015-2018), bem como grandes projetos institucionais (PROINFRA/FINEP) e SISNANO/SIBRATEC/CNPq, como integrante do LCNANO/UFPR.
Missão
O Grupo tem a vocação de formação de recursos humanos altamente qualificados dentro do sistema nacional de pós-graduação na área de interesse estratégico nacional de nanociência e nanotecnologia desenvolvendo conhecimentos, a descoberta de novos fenômenos e inovando na aplicação de materiais nanoestruturas em novos dispositivos de baixa dimensionalidade.
Linhas de atuação
O Grupo reúne pesquisadores que atuam em diversas linhas e atividades de pesquisa incluindo:
medidas e instrumentação;
serviços de análises;
tratamentos de dados e cálculos ab initio;
simulações e modelagens computacionais;
nas áreas de:
nanomagnetismo e magnetotransporte eletrônico com polarização de spin;
espectroscopia de fotoelétrons excitados por radiação de raios X e ultravioleta;
análises eletroquímicas e eletrodeposição;
em sistemas de baixa dimensionalidade:
filmes finos e nanopartículas de metais e suas ligas, bem como óxidos de metais e semimetais;
multicamadas e nanoestruturas híbridas magnéticas;
compostos lamelares;
nanomateriais com defeitos nativos.