A Universidade Estadual de Londrina, representada pelo GestSUS, em parceria com o COSEMS-PR, SESA-PR e o Programa de Mestrado da UFPR tem a honra de realizar a I Mostra Progestão Paraná. A Mostra tem o objetivo de Apresentar os resultados do PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO E APOIO ÀS EQUIPES MUNICIPAIS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (PROGESTÃO), por meio de exposições de experiências exitosas e a promoção de um espaço ampliado e compartilhado de saberes entre diferentes Macrorregiões de Saúde.
O evento é destinado, em especial, às equipes gestoras municipais de saúde do Paraná e equipes técnicas e de dirigentes das Regionais de Saúde, dos Consórcios Públicos e do Cosems/PR que participaram do PROGESTÃO. Porém, salienta-se a importância que todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente da gestão do SUS participem das atividades. O evento será 100% gratuito.
A Mostra será evento realizada na cidade de Curitiba no dia 20 de maio de 2025 nas dependências da Universidade Federal do Paraná.
Para se inscrever no evento basta acessar: http://www.uel.br/eventos/sigec/?id=9707. Haverá isenção do pagamento da INSCRIÇÃO na I Mostra PROGESTÃO para todos os participantes do evento.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1. A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do evento não se responsabilizam por despesas de quaisquer naturezas que estejam relacionadas com a participação no evento e com a apresentação de relato de experiência.
1.2. Os(as) autores(as) possuem responsabilidade ética em relação aos dados apresentados nas experiências submetidas.
1.3. Os relatos de experiências do PROGESTÃO devem conter elementos que contribuam para o desenvolvimento da gestão e do planejamento em saúde para os diferentes cenários do SUS.
1.4. Todas as correspondências relativas aos relatos de experiências, bem como solicitação de esclarecimentos, deverão ser encaminhadas à Comissão Científica do evento no endereço eletrônico: mostraprogestao@gmail.com
2. INSCRIÇÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
2.1. As inscrições de resultados de experiências do PROGESTÃO poderão ser enviadas por: gestores públicos, equipes gestoras, profissionais de saúde, prestadores de serviços, dirigentes das Regionais de Saúde, dos Consórcios Públicos e apoiadores do COSEMS/PR que participaram do processo do PROGESTÃO.
2.2. O(a) autor(a) responsável pela inscrição do relato de experiência deverá inscrever-se no evento.
2.3. A submissão do relato de experiência será feita através do envio do resumo no Google Forms no endereço eletrônico https://forms.gle/BC8bywAGc4gWyFga6 no período de 10/03/2025 a 14/04/2025 até às 23h59, de acordo com as normas contidas neste Edital. 10/03/2025 a 14/04/2025
2.4. O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, seguindo as normas gramaticais e ortográficas vigentes e as regras determinadas neste Edital.
2.5. Para a análise e seleção dos trabalhos serão considerados exclusivamente os elementos textuais. No resumo não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro, figura, etc.), podendo a aplicação destes recursos apenas no âmbito da apresentação, conforme indicado no subitem 7.3.
2.6. O título deverá conter no máximo 80 caracteres com espaços e o resumo entre 3.000 a 3.500 caracteres com espaços. Excluem-se dessa contagem o título, autores(as) e palavras-chaves.
2.7. O título deve ser digitado em caixa alta. Título e demais estruturas com letra Arial tamanho 12.
2.8. A estrutura do resumo deverá ser concisa, digitada de forma contínua e sem parágrafo, contendo as informações mais relevantes. Deverá seguir a estrutura: Introdução, Objetivo, Desenvolvimento e Considerações Finais (conter reflexões sobre o impacto do PROGESTÃO). Poderão ser listadas de 03 (três) a 05 (cinco) palavras-chave.
2.9. A ordem de envio dos nomes dos(as) autores(as) será a mesma emitida no certificado, sendo recomendada a seguinte ordem: AUTOR(A) PRINCIPAL, CO-AUTORES(AS).
3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
3.1. O envio do resumo da experiência deverá ser realizado unicamente por meio do Google Forms no endereço eletrônico: https://forms.gle/BC8bywAGc4gWyFga6 . A Comissão não aceitará em qualquer hipótese inscrições de trabalhos via e-mail, impresso, envio postal ou outras mídias.
3.2. É permitido a qualquer participante inscrever até 02 (dois) resumos como autor(a) principal. Os trabalhos não terão limite de co-autores(as). O(a) autor(as) principal deve estar inscrito(a) no evento.
3.3. Não serão aceitas quaisquer inclusões e/ou exclusões de autores(as), bem como alterações no texto do resumo e/ou no título da experiência após a submissão.
3.4. A partir da submissão e aprovação do relato de experiência, o autor(a) e co-autores(as) automaticamente autorizam de forma gratuita e definitiva a Comissão Científica do evento a utilizar, publicar e/ou divulgar em nível nacional ou internacional o relato de experiência apresentado na I Mostra PROGESTÃO por meio impresso ou digital, integralmente ou em parte, incluindo imagens e mídias se houver e, também, o e-mail de contato indicado no ato da inscrição, com citação das autorias, pelos meios de reprodução, divulgação e formato que julgar necessário.
3.5. O(a) autor(a) e os(as) coautores(as) autorizam a divulgação do relato de experiência assumindo inteira responsabilidade em relação ao conteúdo isentando a Comissão Científica de toda e qualquer responsabilidade por quaisquer danos e/ou litígios decorrentes da publicação do relato de experiência.
4. EIXOS TEMÁTICOS
Os resumos deverão ser submetidos nos seguintes eixos:
4.1 Planejamento no SUS: elementos do planejamento estratégico; construção e execução dos instrumentos de gestão em saúde; instrumentos orçamentários municipais integrados com os instrumentos de gestão em saúde.
4.2 Gestão Financeira e Orçamentária: financiamento da saúde; orçamento da saúde; processo de gestão orçamentária; orçamento público; fundo municipal de saúde, transferência de recursos da saúde.
4.3 Gestão da Atenção Especializada (AE): papel da gestão municipal na AE; mecanismos de financiamento, contratualização e regulação da AE; instrumentos de regulação, pactuação e contratualização da AE.
4.4 Gestão da Atenção Básica (AB): características da gestão da AB; estratégias e ferramentas de gestão da AB.
4.5 Gestão do Trabalho: ferramentas para a gestão do trabalho; Educação Permanente em Saúde; gerenciamento de conflitos no contexto organizacional.
4.6 Participação e Controle Social: representatividade do controle social; controle social como espaço de governança e promoção à saúde; estratégias para o fortalecimento do controle social no SUS; as formas e os espaços de participação popular presentes no sistema municipal de saúde; participação de representações/grupos populares; dificuldades são enfrentadas para que a participação popular e o controle social cumpram seu papel.
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5.1. Serão considerados os seguintes critérios para avaliação das experiências submetidas, mediante análise do resumo:
5.1.1. Adequação do conteúdo ao tema e objetivo central do evento;
5.1.2. Organização do texto, capacidade de síntese, coerência, clareza de exposição do conteúdo;
5.1.3. Adequação do título à temática do resumo;
5.1.4. Consistência na abordagem dos resultados que contribuem para o desenvolvimento da Gestão em Saúde.
5.1.5. Na avaliação dos resumos será considerado: a relevância, o caráter inovador, a aplicabilidade e os resultados alcançados.
5.1.6. Como parte das Considerações Finais deverão aparecer reflexões sobre o impacto do processo formativo do PROGESTÃO.
5.2. Os resumos serão avaliados pelos membros da Comissão Científica e as experiências submetidas que não atenderem quaisquer das exigências deste Edital serão desconsideradas.
5.3 Sobre os relatos de experiências submetidas à seleção não necessitam ser inéditos, mas devem ser derivadas de ações consideradas bem-sucedidas ou propostas de intervenções que derivam das reflexões provenientes da participação no PROGESTÃO. A intenção é que os trabalhos tragam elementos a serem discutidos no evento, no sentido de contribuir para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população.
6. MODALIDADES E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
6.1. Os relatos de experiências serão apresentados na modalidade de Roda de Conversa Presencial. Sendo que o(a) responsável pela apresentação deverá ser o(a) autor(a) principal ou um(a) co-autor(a), devidamente inscrito(a) e participando do evento.
6.2. Somente serão autorizados para apresentações os relatos de experiências devidamente aprovados pela Comissão Científica, cabendo aos(às) autores(as) e co-autores(as) o acompanhamento do rol de relatos de experiências aprovados, a ser publicado no dia 05/05/2025 no site do evento.
6.3. Para fins de certificação somente serão considerados os relatos de experiências aprovados e apresentados nas rodas de conversas.
7. APRESENTAÇÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
7.1. As experiências aprovadas serão distribuídas em rodas de conversas, definidas a partir dos temas a serem debatidos. Os(as) participantes estarão reunidos(as) em círculo para compartilhar seu trabalho, dentro de uma determinada ordem, previamente acordada com o(a) moderador(a), responsável por facilitar o diálogo entre os(as) participantes.
7.2. A apresentação do relato de experiência na roda de conversa no evento, poderá contar com até dois(duas) (02) apresentadores(as).
7.3. Os(as) apresentadores(as) deverão discutir o seu trabalho de forma oral, sem uso de projeção multimídia, buscando dialogar com os demais participantes da roda de conversa. Poderão ser levados para a roda pequenos resumos do seu trabalho em folhas A4 para distribuir aos participantes da roda, pequenos cartazes, fotos que representem o trabalho, caso queira deixar mais ilustrativo.
7.4. Os(as) apresentadores(as) terão sua disposição 10 minutos de explanação de seus trabalhos e ao final da apresentação de todos os relatos de experiências da sala, será aberta a arguição e interação com todos os participantes da roda de conversa, por meio de perguntas, respostas e demais contribuições pertinentes com duração de até 30 minutos.
7.5. As apresentações serão distribuídas em salas a serem informadas aos(às) autores(as) e co-autores(as) no dia do evento pela Comissão Científica.
7.6. Durante as apresentações dos relatos de experiências, os membros da Comissão Científica selecionarão um trabalho por Eixo, que se destacou dentre os demais.
7.7. Os trabalhos em destaque receberão um certificado de Menção Honrosa.
8. CERTIFICADOS
8.1. Os certificados de apresentação dos relatos de experiências serão disponibilizados após a apresentação dos trabalhos.
8.2. Será disponibilizado um único Certificado de apresentação para cada relato de experiência apresentada na I Mostra PROGESTÃO, contendo os nomes do(a) autor(a) e coautores(as).
9. CRONOGRAMA
Abertura do Edital de Submissão de Relatos de Experiências
10/03/2025
Período de Inscrição dos Relatos de Experiências
10/03/2025 a 04/05/2025
Período de Avaliação dos Relatos de Experiências
05/05/2025 a 12/05/2025
Resultado dos Relatos de Experiências Selecionados
13/05/2025
Apresentação dos Relatos de Experiências Selecionados
20/05/2025
10. DÚVIDAS E OMISSÕES
10.1. Questões relacionadas à seleção dos relatos de experiências e sobre seus autores deverão ser resolvidas com a Comissão Científica.
10.2. As eventuais dúvidas e omissões do presente edital serão esclarecidas pela Comissão Científica e Organizadora do evento, pelo endereço eletrônico: mostraprogestao2025@gmail.com
PROGRAMAÇÃO
DIA 20 de maio
Manhã (8h às 12h - Auditório Gralha Azul - UFPR)
Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Curitiba – PR
Acolhimento e credenciamento
Assembleia/Cerimônia de Abertura
Conferência de Abertura. Tema: “Integração ensino-serviço: potencialidades e desafios”.
Intervalo para almoço
Tarde (14h às 17h - Centro de Ciências Sociais Aplicadas salas 02, 03, 05, 06, 07 e 14 - UFPR)
Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Curitiba – PR
Mostra de trabalhos do Progestão
Coquetel
Noite (18h às 20h - Auditório Gralha Azul - UFPR)
Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Curitiba – PR
Mesa temática 2 “Emendas Parlamentares e seu impacto na Gestão em Saúde”.
DIA 21 de maio
Manhã (8h às 12h - Auditório Gralha Azul - UFPR )
Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Curitiba – PR
Comissão Intergestores Bipartite e premiação dos trabalhos da Mostra
Desejamos a todos uma ótima experiência!
CONFIRA AQUI OS RESULTADOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO