PLATAFORMA QGIS

O QUE É?

QGIS (anteriormente conhecido como Quantum GIS) é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica (SIG) que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

FUNCIONALIDADE

Similar a outros softwares GIS, o QGIS permite ao usuário analisar e editar informações espaciais, além de criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções, podendo ser montados em diferentes formatos e para diferentes usos. O QGIS permite compor mapas a partir de camadas raster e/ou vetoriais. Típico deste tipo de software, os dados podem ser armazenados como pontos, linhas, ou polígonos. Diferentes tipos de imagens raster são suportadas e o software tem capacidade de georreferenciar imagens.

APLICAÇÃO DO QGIS AO SANITARISMO DE SALVADOR

A plataforma faz-se muito útil quando é necessário marcar posições, selecionar regiões e calcular o espaço de um terreno em metros quadrados. Essas opções são extremamente importante em ocasiões do tipo: marcar regiões de lixo exposto, foco de mosquito, tocas de animais que podem transmitir doenças (ratos e baratas), leito de esgoto exposto e/ou em contato com a população, terrenos em situação de risco de desabamento e muitas outras coisas.

O QGIS é uma ferramenta mais que pode ser utilizada por grupos de pessoas em operação de soluções sanitaristas em bairros específicos de Salvador.

COMO USAR A PLATAFORMA QGIS?

Nessa parte da nossa aba sobre a  plataforma QGIS ensinaremos de uma forma simples e prática como usar o aplicativo e suas funções mais básicas. Como abrir a imagem da cidade de Salvador, delimitar uma área , criar uma linha ou ponto dentro de uma área já especifica.

Para ter acesso a uma imagem de Salvador, faz-se necessário baixar uma imagem no formato LANDSAT e coloca-lo dentro de uma pasta especifica que deve ser criada pelo usuário. 

Link para download da imagem: https://drive.google.com/file/d/1cTzzAxygFkv3CGrCnSI_vm2NVr7_nYFS/view

Site sobre LandSat, o que é e para que serve? http://www.engesat.com.br/imagem-de-satelite/landsat-7-etm/


COMO UTILIZAR O GOOGLE EARTH PARA SALVAR UMA IMAGEM ANTIGA DE UMA REGIÃO ESPECÍFICA PARA QUE POSSA SER TRABALHADA EM COMPARAÇÃO COM AS IMAGENS ATUAIS O QGIS?

Perfeito para serem trabalhados em um bairro ou região de um bairro, trabalhar com o Google Earth e o QGIS simultaneamente dá acesso a uma possibilidade infinita de criar desenhos livres com imagens de diferentes épocas e possibilitando a comparação daquelas regiões.

Voltando ao conceito do Ponto, Linha e Polígono, com essas 3 opções formando uma camada dentro do universo QGIS, é possível conseguir informações valiosas de terrenos utilizando apenas o computador.

Com a região escolhida, marca-se pontos diversos (entre 4 e 6 pontos rodeando a região a ser trabalhada posteriormente). Imagem do ano de 2005.

Na opção de salvar a imagem (terceiro ícone da direita para a esquerda que está localizado na barra superior do Google Earth. Desmarca-se as opções "Títuto e descrição, "Legenda", "Escala", "Bússola" e "Área HTML", todas localizadas em Opções de Mapa. Na opção ao lado, escolhe-se a resolução máxima (8192x5408) e pode salvar a imagem que agora está pronta para uso.

De volta ao QGIS, com a imagem já aberta. Opção "Camadas" > "Georreferenciamento", é possível georreferenciar a imagem da região que foi baixada no Google Earth com a plataforma QGIS. Nisso, seleciona-se as bases dos 4 ou 6 pontos antes marcados e se introduz as coordenadas UTM desses pontos, fazendo a mesma coisa com todos os outros.

Com o botão direito do Mouse nos pontos marcados, é possível verificar as coordenadas em UTM de cada um desses pontos no Google Earth, copia e cola as coordenadas em seus respectivos pontos no QGIS.

Após colocar para georreferenciar, é possível verificar a diferença das coordenadas de uma plataforma para a outra.

Diferença de um mapa para o outro. 

COMO CRIAR CAMADAS NO QGIS?

As camadas são importantes porque podem ser separadas e visualizadas individualmente.

Antes de qualquer coisa, é necessarío criar uma camada básica para escolhermos uma região. Utilizando a imagem LandSat como referência, a extensão chamada "QuickMapServices", na opção "Google Satélites" vai abrir uma imagem atualizada do local escolhido (A imagem LandSat é uma imagem de Salvador).

Após isso, podemos remover a Landsat de visualização e trabalhar somente com o "Google Satélite". 

Na barra de opções principal, a quarta opção "Camadas", "Criar nova camada", "Nova camada Shapefile". 

Escolhe a pasta em que a camada será adicionada, o tipo de geometria (já explicado anteriormente) e coordenadas UTM.

Barra de edição e construção da camada.

Camada feita por polígonos.

Camada feita com linha. Marcação de amarelo na pista

Marcação de camada feita com pontos ao redor da rotatória.

Após remover a camada inicial Google Satélite, é possivel verificar somente as camadas criadas pelo usuário e obter informações do mapa a partir delas.

COMO ACHAR A ÁREA DE UM TERRENO APÓS DELIMITAR A REGIÃO COM UMA CAMADA EM POLÍGONO?

Abrindo a calculadora de campo da camada desejada e atualizando a data da imagem inicialmente selecionada para iniciar a criação da camada (imagem utilizada de 2005, segundo o GoogleEarth). Após selecionar a função área, o QGIS faz o calculo da área daquela camada de forma automática. 

No caso exemplar, 21607 metros quadrados é área real da região que a camada sobrepôs.