MAPEAMENTO COLABORATIVO

Nessa primeira aula, que ocorreu 01/11/2023, tivemos acesso aos sites "OpenStreetMap", "OpenAerialMap" e o "+Lugar".


OpenStreetMap é um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo. Sua tradução é "Mapa Aberto de Ruas". Esses mapas foram desenvolvidos e mantidos com rigor por uma comunidade voluntária de mapeadores que revisão dados de receptores GPS portáteis, fotografias aéreas, imagens de satélites e outros. Os mapeadores editam os mapas e passam as novas informações para os visualizadores dos mapas.

OpenAerialMap (OAM) é um conjunto de ferramentas para pesquisar, compartilhar e usar imagens de satélites e veículos aéreos não tripulados com licença aberta. Ao se aproximar de um local no mapa, é possível verificar a existência de imagens daquele local. A plataforma está disponível para que as pessoas possam compartilhar imagens de diferentes regiões do mundo.

+Lugar é uma plataforma digital de compartilhamento colaborativo de dados que foi criada na intenção de divulgar informações de locais com grande incidência de propagação do vírus da COVID-19. Durante o período da pandemia o aplicativo pôde ajudar diversas pessoas a evitarem os locais mais perigosos e assim diminuindo a quantidade de pessoas contaminadas.

Desde a diminuição drástica do número de contagio pela vírus da COVID-19 graças a vacinação em massa desde 2021 que ocorreu no Brasil e no Mundo, a plataforma +Lugar ganhou espaço para mapear outros problemas que podem estar atrapalhando a população e gerando danos na quantidade de vidas por toda Salvador. Tanto de animais que podem ser perigosos, acumulo de lixo, esgoto a céu aberto, entulho em locais inapropriados, vegetação alta entre outras coisas.

Essas ferramentas usadas diretamente em bairros específicos podem trazer a diferença para as pessoas daquela região. Quando existe um proposito de transformação, ao usar ferramentas como essa a mudanças são notáveis. 

Por existir um longo caminho entre o uso da plataforma diretamente aplicada em uma ocasião e ela ser usada pela grande maioria das pessoas, essa última é difícil por questões políticas relacionadas ao quanto de interesse existe para que problemas desse tipo seja resolvido, como fazer e transformar uma sociedade para que todas ou grande maioria das pessoas estejam interessadas em ajudar seu respectivos bairros de forma  direta? Quanto de verba será necessário para que ocorra essa transformação? Portanto, a primeira opção, quando grupos de pessoas interessados em atingir algum bairro ou região específica, se torna a opção mais eficaz e economicamente viável. Um exemplo: alta de contaminação de leptospirose em determinado bairro de Salvador. Muito provavelmente se dá por números elevados de esgoto e lixo à céu aberto e exposto diretamente para contato com a população. Uma equipe de pessoas passando pelas ruas do bairro e mapeando esses pontos de contaminação para logo após serem tradados corretamente pelos órgãos específicos conseguem efetivamente resolver problemas dessa natureza, de bairro a bairro.

COMO POSSO COLABORAR?

Dentro da Plataforma +Lugar, essa que tem relação maior com o tema do nosso site, ao entrar na página inicial " www.maislugar.org/ ", na aba superior existe a opção "Colabore!".  

Depois de selecionar a opção que deseja, abre automaticamente uma tela para inserir no mapa aonde foi localizado o problema, onde se pode adicionar uma breve descrição, uma possível solução (por mais que os colaboradores em sua maioria não sejam especialistas nos assuntos, por residirem naquele local, podem ter uma visão mais ampla e uma solução mais eficaz, portanto, toda ideia é válida a ser analisada) e uma imagem do problema.

Colaborar com a comunidade ajudando a resolver suas questões de saúde pública não custa caro. Essas informações serão repassadas para os órgãos competentes e espera-se que a solução aconteça o mais rápido possível.

Colaborar no Openstreetmap

Para atuar como um colaborador dos sistemas OpenStreetMap e OpenAerialMap, antes é necessário realizar um cadastros no site: https://www.openstreetmap.org/.

Em sua página inicial é possível verificar a opção "Entrar" ou "Criar Conta".

Preenche o formulário de registro. 

Após logado, é possível verificar todas as informações de dados do perfil e alterações/edições feitas no mapa.

Na mesma página inicial, na opção "Editar", existe a possibilidade de acesso a um tutorial detalhado que deve ser assistido e compreendido por todos que desejam ser editores. Para os cientes no assunto, pode-se ir diretamente para a opção "Editar agora"".

No modo edição, é possível verificar que tudo se baseia nos princípios de Ponto, Linha e Área. De uma forma mais concisa, para melhor entendimento dos leigos no assunto: Ponto são representações de algo localizado em local específico, por exemplo: hospitais, escolas, bancos, lixeiras, casas e etc. Linhas são representações de objetos que seguem uma trajetória, por exemplo: ruas, caminhos, estradas, rios e etc. Áreas é tudo aquilo que pode ser representado por um polígono, por exemplo: regiões florestais, conjunto de casas, área de um terreno e etc.

Do lado esquerdo é possível verificar uma lista de elementos que pode ser atualizados no mapa, conhece-los é importante para não legendar errado, mesmo com boa intenção de ajudar, e acabar atrapalhando ou prejudicando as pessoas da região. 

Ao se trabalhar nesse quesito, é importante a certeza e a frequência. Ou seja, sempre fazer atualizações de regiões que se tenha o conhecimento e a frequência de passar por aquela região em um certo período de tempo (semanal/mensal) para caso haja uma modificação, o próprio autor possa chegar no site e realizar. Exemplo: Morador de determinado bairro atualizar as novas rotas de ônibus da região ou uma nova pista em funcionamento.

Para finalizar, é possível acessar "Meu Perfil" > "Minhas Edições" e verificar as alterações feita pelo usuário e suas localizações dentro do mapa.

Colaborar no Openaerialmap

Na plataforma OpenAerialMap, link: https://openaerialmap.org/ , o cadastro é um pouco mais simples, faz-se direto com sua conta Google.

Na aba "Upload", localizada no canto superior direito, é possível que se adicione imagens de determinados locais específicos.

Clicando na foto de perfil, entra na aba "Your Profile" e "Your Images", aonde fica localizado as opções de visualizar e editar suas imagens postadas na plataforma.

Na aba "Explore Imagery" é possível verificar os locais que possuem imagens disponível ao público (os quadros azuis marcam as regiões) e na aba esqueda existe uma lista das últimas imagens postadas ao redor do mundo.

Agora sou um colaborador da plataforma open!!!

As plataformas possuem diversas funções e o conhecimento sobre as mesmas é gigantesco. Saber essas funções básicas explicadas acima pode ser um gatilho inicial para maior aprofundamento nesses assuntos e até mesmo uma área de atuação para os mais diversos cursos, sejam ele: Engenharia Ambiental, História, Geografia, Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e etc. 

Vale salientar que por ser uma um projeto de uma ONG, não existe custos para poder usar a plataforma. Dentro de um período de tempo, com o projeto ganhando popularidade, vai existir uma grande ferramenta de compartilhamento de dados que pode ser útil nos mais diversos âmbitos sociais. Possibilitando uma pesquisa rápida sobre as áreas das cidades e análise detalhada, exemplo: quantidade de regiões florestais em Salvador, números de escolas em determinado bairro, policiamento em áreas de riscos e muito mais.

Efetivamente utilizadas em reconhecimento de áreas, mapeamento de residências e quantidade numérica das mesmas por bairro, cursos de rios, entre outras coisas. As plataformas OPEN também são ótimos auxiliares no quesito saneamento básico em regiões menos favorecidas. Um levantamento/estudo detalhado pode ser feito a fim de ajudar as pessoa e salvar vidas.