Seminários de Geometria

Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

Apresentação

O evento intitulado Seminários de Geometria é organizado pelo grupo de pesquisa Teoria de Lie e Aplicações, do CNPq, e reúne professores e alunos de iniciação científica e pós-graduação que pesquisam nas áreas de teoria de Lie, teoria de controle, geometria diferencial, topologia e sistemas dinâmicos. O evento promove a interação entre professores pesquisadores e acadêmicos, os quais têm a oportunidade de compartilhar experiências de ensino-aprendizagem e de pesquisa científica, além da transmissão de conhecimento e de técnicas empregadas na solução de diversos tipos de problemas em Geometria & Topologia.

Animação por Felipe Gabriel Bogo - UEM

Objetivos

O objetivo geral dos seminários visa principalmente a divulgação da geometria em seus diversos aspectos e técnicas de solução de problemas matemáticos, interagindo pesquisadores e acadêmicos da área de Geometria & Topologia e demais interessados. O objetivo especial é promover ambientes agradáveis e produtivos de discussão de problemas matemáticos fundamentados pela geometria. Os seminários contam com palestras abertas para discussões sobre técnicas e problemas de geometria com o intuito de compartilhar o conhecimento de forma acessível e prática. O resultado esperado é um grupo de pesquisa fortalecido e um corpo discente estimulado para a pesquisa científica.

Histórico do evento

Os Seminários de Geometria tiveram início informal no ano de 1995 com a criação do grupo de pesquisa Teoria de Lie, coordenado pelos professores Carlos José Braga Barros e Osvaldo Germano do Rocio. Os seminários eram realizados pelos participantes do grupo de pesquisa com o intuito de discutir problemas de teoria de controle e grupos de Lie.

Mais precisamente, os seminários foram idealizados com o intuito de consolidar a área de Geometria & Topologia do DMA e preparar os professores Alexandre José Santana e João Ribeiro Gonçalves para o doutorado. No período de 1995-1996, o grupo contava com os então recém doutores Carlos J. Braga Barros, Jorge Ferreira de Lacerda e Osvaldo G. do Rocio, além dos então mestres Alexandre J. Santana e João R. Gonçalves. Devido ao fato de serem pesquisadores iniciantes, os temas giravam basicamente em torno das teses, dissertações e artigos dos orientadores dos participantes. Naquela época, não havia a participação de alunos, pois o departamento só contava com o curso de licenciatura, ainda não haviam criado o bacharelado e a pós-graduação.

Ao longo dos anos, os seminários tiveram períodos de inatividade, retornando regularmente suas atividades em 2015. O evento tem sido realizado ao longo de cada ano, formalizado como disciplina do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM. A maioria dos participantes e palestrantes tem consistido de professores e acadêmicos do PMA-UEM, incluindo alunos de mestrado e doutorado e de estagiários de pós-doutorado. Os temas dos seminários são bem variados devido às diversas linhas de pesquisa em Geometria & Topologia. Colaboradores externos têm eventualmente compartilhado linhas de pesquisa inexistentes no PMA, ampliando o conhecimento científico dos participantes.