SOBRE O GEN

O Grupo de Estudos sobre Numeramento, o GEN, nasceu da articulação de pesquisadoras que apostaram na fertilidade analítica e também na potência pedagógica de se considerarem práticas matemáticas como práticas de letramento.

Isso implica reconhecer a natureza discursiva das práticas que envolvem ideias, procedimentos ou representações que associamos ao que chamamos de “matemática”. É esse reconhecimento que nos faz analisar as práticas de numeramento como modos de produzir e tensionar significados, usando diferentes sistemas linguísticos: sistemas de numeração; expressões algébricas; representações geométricas; gráficos diversos; tabelas e diagramas; modelos tridimensionais e virtuais; códigos numéricos ou de cores, de barras, de sons e de outros atributos; registros de datas, de preços, de medidas das mais diversas grandezas; calendários e mapas; textos verbais escritos, oralizados ou sinalizados, e mesmo a gesticulação ou a expressão facial.

Analisamos as práticas matemáticas como práticas discursivas na busca de conhecer um pouco mais as pessoas que as protagonizam. Pois, reconhecendo essas pessoas como sujeitos socioculturais, podemos explicitar, compreender e enfrentar desafios e possibilidades da relação pedagógica.

Por isso, nossa atenção e nossa curiosidade analítica se voltam para as práticas de numeramento que identificamos nas interações discursivas entre crianças, adolescentes, pessoas jovens, adultas e idosas, na escola e em outras iniciativas educacionais, estudantes de licenciatura e docentes em formação continuada, nos contextos urbanos, do campo ou de formação intercultural indígena, pessoas surdas participantes de processos educativos, entre outros sujeitos em processo de inclusão nos sistemas educacionais da América Latina.