Análise sobre o SEI - Stephanie Calvacante

  Na palestra ministrada pelo palestrante Fellipy Soares, atual Coordenador da Educação Mediada por Tecnologia/SEDUC e apresentador do Jornal Cultura, foi detalhadamente exposto o assunto sobre o SEI (Sistema Educacional Interativo), onde foi explicado o surgimento do programa, seu desenvolvimento, além de como é colocado em prática nos municípios. O SEI começou a funcionar de forma plena no ano de 2018, apesar de ser algo posto em desenvolvimento teórico desde antes dessa época.

    O Sistema Educacional Interativo (SEI) é uma metodologia de Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica por meio da qual a Secretaria do Estado de Educação do Pará (Seduc-PA) disponibiliza Ensino Médio Regular em comunidades rurais do Estado do Pará. Tem como seu maior propósito atender os alunos concluintes do Ensino Fundamental em comunidades rurais em que não há oferta da rede estadual ou em que a demanda é superior ao número de vagas oferecidas.

   Segundo o palestrante mencionado anteriormente, o programa tem como alguns dos objetivos: aproximar a população para a educação, de uma forma mais “acessível”, prática e com qualidade, além de elevar o nível de escolaridade dentro das comunidades mais necessitadas. Portanto, o SEI é disponibilizado em mais de 140 localidades que acabam por atender mais de 1200 alunos, assim oportunizando que esses estudantes tenham acesso ao Ensino Médio e concluam essa Educação Básica sem a necessidade de se locomover e saírem das suas origens.

  Todas as aulas são transmitidas diariamente, sendo ministradas por diversos professores rigorosamente selecionados  e especializados em suas respectivas disciplinas. Esses docentes tem a responsabilidade de se fazerem presentes nesse espaço para sanar duvidas, construir um bom ambiente para promover o processo de ensino e aprendizagem, além de trazer dinâmicas que tornem o processo educativo cada vez mais prazeroso para os estudantes, afim de que mantenham o interesse na educação.

   Sob esse viés, é possível observar a forma que esse projeto é necessário para a população, aonde nos remete a questão primordial da tecnologia como uma ferramenta útil e importante para o processo educacional, de forma a conectar uma significativa porcentagem de pessoas para o fim de aproximar e tornar cada vez mais acessível a educação.