Palestra sobre o SEI - Luanny Sodré.

    A palestra sobre o Sistema Educacional Interativo (SEI) foi realizada no dia 3 de outubro de 2023, na Universidade do Estado do Pará (UEPA) ministrada por Felipy Soares em uma aula sobre mídias e educação: interatividade, criatividade e novos significados das relações mediadas em sala de aula. O objetivo da palestra foi esclarecer a metodologia de ensino proposta pelo programa, inserido pela Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC) que conta com a tecnologia para levar ensino de qualidade para a população por meio de aulas ao vivo à distância

   O palestrante começou explicando como o SEI surgiu, esse projeto surgiu em 2017, no Conselho Estadual de Educação, órgão responsável por regulamentar ações educacionais em escolas públicas e privadas no estado do Pará. O programa tem como objetivos universalizar o atendimento escolar da população, aumentar a escolaridade populacional, elevar a qualidade da educação básica no Pará, entre outras metas. A proposta de ensino mediado por tecnologia visa levar educação às pessoas que estão entrando no ensino médio, mas por conta de problemas de locomoção ou a não oferta do ensino médio não conseguem realizar seus estudos presencialmente. Por meio do Centro de Mídias, criado em 2017 pela SEDUC e que teve seu primeiro ano letivo em 2018, foi implantado aulas transmitidas por via satélite que chegam aos estudantes que estão em áreas de difícil acesso, o conteúdo é recebido pelos estudantes e conduzidos por professores mediadores, entretanto, o projeto cresceu tanto que além das ofertas de ensino remoto, são disponibilizados aulas em TV aberta para toda a população paraense, e por esse motivo o Sistema Educacional Interativo (SEI) passou a se chamar Coordenadoria de Educação (CET) por conta das várias ações que o programa disponibiliza como forma de reforço escolar, recomposição de aprendizagem, entre outras atividades.

   Vale salientar, que a proposta de ensino do agora nomeado como CET é diferente do ensino de Educação à Distância (EAD), enquanto o EAD se adequa ao tempo e ao espaço do aluno com seus conteúdos off-line, em que o aluno pode acessar em qualquer hora e lugar, o CET trás uma proposta diferente, pois é uma ferramenta de aula estendida, um ensino mediado por tecnologia no modo presencial e Interativo, os alunos vão à escola, tem um professor em sala de aula e esse docente irá ter a ajuda de outros professores, o professor ministrante, efetivo da SEDUC, que

ministra a aula do estúdio do centro de mídia para a turma e o professor mediador, normalmente contratado, que tira as dúvidas dos alunos que estão em sala de aula, t o professor ministrante está presente na hora das aulas de uma forma virtual, portanto uma dinâmica de ensino diferente do EAD. A proposta de ensino do CET, conta com um plano de aula para oferecer aulas de qualidade aos alunos atendidos e a estrutura do programa é composta por quatro núcleos: pedagógico, comunicativo, administrativo e de extensão, atualmente o projeto atende 101 localidades em todo o Pará.

   O CET é um projeto inovador para o cenário educacional no estado do Pará, por ser democrático, levando educação de qualidade para comunidades desfavorecidas geograficamente, por conta do seu difícil acesso. Desse modo, as ações do CET ajuda estudantes a não desistirem de seus estudos, diminuindo a evasão escolar que ocorre, principalmente, no ensino regular, com aulas dinâmicas e interativas que despertam ainda mais a vontade de aprender. Além de levar inclusão digital, educacional e cultural para estudantes matriculados no ensino regular e para pessoas que usufruem das inúmeras ações do programa educacional. Diante de tantas dificuldades para a implantação de um ensino digno para a sociedade, a tecnologia se mostra como uma ferramenta de grande ajuda para as redes de ensino, trazendo mudanças significativas no contexto social e emocional de diversos estudantes de escolas públicas que estão localizadas em locais com o acesso comprometido.


Tecnologia educacional(1).PDF