ADRIELLEN OLIVEIRA

ROTEIRO DA PROPOSTA

TEC. VINHETA DE ABERTURA: (Começa agora o Pod Informa, o Podcast que aborda assuntos referentes ao uso de jornais e livros didáticos na educação brasileira).

 

LOCUTORA: Olá, eu sou a professora Adriellen Oliveira, no episódio de hoje vamos apresentar o uso do Jornal no ensino da educação básica, para os alunos do 5º ano do fundamental, proposta para a disciplina de Língua Portuguesa.

O uso do jornal impresso bem como a utilização de livros didáticos na educação básica, trazem muitos benefícios, entre eles, o incentivo à leitura, à escrita e a cidadania.

O jornal impresso é um meio de comunicação utilizado a muitos anos, porém foi a partir da invenção da prensa de papel, por Johann Gutenberg em 1450 (idade média) que pode- se dizer que os jornais tiveram seu maior salto.

Na escola o uso do jornal impresso se revela atraente por possibilitar o contato com as informações contextualizadas, abrindo espaço para que as aulas sejam dinâmicas e capazes de tornar os conteúdos escolares mais relevantes para a formação crítica dos alunos. Dessa forma pode-se dizer que levar jornais para a sala de aula é trazer o mundo para dentro da escola, os jornais são, portanto, mediadores entre a escola e o mundo. É importante ressaltar que os jornais não substituem os livros didáticos, mas podem servir de complemento nas atividades escolares.

 

TEC. VINHETA DE PASSAGEM: (Estamos apresentando o Pod Informa, a informação que não pode faltar).

 

LOCUTORA: E o que dizer do livro didático, no Brasil o livro didático foi introduzido no período colonial, pelos portugueses, sobretudo pelos Jesuítas, e serviram como instrumento para catequização dos indígenas, bem como a introdução da educação formal no país, até os dias de hoje.

O livro didático é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos, ele permite ao ser humano registrar fatos importantes de sua história. Sua principal função é de informar, entreter, documentar, registrar, reunir, interpretar e fazer refletir.

Nessa perspectiva, o livro didático é um material impresso destinado aos processos de ensino aprendizagem, presente no dia a dia das salas de aula e que influencia a organização do trabalho docente.

 

 

TEC. VINHETA DE PASSAGEM: (Estamos apresentando o Pod Informa, a informação que não pode faltar).

 

LOCUTORA: O jornal é um meio de comunicação de massa, em formato impresso ou digital, que permite a comunicação de notícias recentes ou da atualidade e de interesse público. O jornal serve para informar, promover, persuadir e formar opinião para grande parte da população

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula, transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e forma cidadãos mais informados e participantes.

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação do jornal na escola. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores diante das informações por eles veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

A atividade proposta pela disciplina de língua portuguesa tem como título: Recriando jornais. A proposta é de que os alunos criem seus jornais. Com base nos exemplares impressos (Diário do Pará ou O Liberal) que irão utilizar em sala de aula, cada aluno ou grupo de estudantes irão montar suas próprias páginas com recortes de imagens e de notícias, complementando com seus próprios textos. Dando liberdade aos alunos para elaborarem seus trabalhos da forma que desejarem. Por exemplo, se um grupo quiser criar seu jornal só com notícias esportivas, sem problemas. A intenção é tornar a atividade o mais agradável possível.
O Resultado da Atividade proposta: É de trabalhar o jornal recriando-o, contribuindo para que o aluno desenvolva a leitura, a interpretação e a criatividade.

O jornal possibilita um contato com o mundo da escrita e leitura por meio das notícias lidas e comentadas por elas. Além de ser variado e rico enquanto recurso pedagógico, pois é utilizado como estímulo para a realização de atividades diversas.

 

TEC. VINHETA DE ENCERRAMENTO: (Este foi o nosso Pod Informa de hoje, agradecemos sua companhia, obrigada).