PODCAST

O USO DE JORNAIS IMPRESSOS E LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 


O uso do jornal impresso bem como a utilização de livros didáticos na educação básica, trazem muitos benefícios, entre eles, o incentivo à leitura, à escrita e a cidadania.


JORNAL 

HISTÓRICO: O jornal impresso é um meio de comunicação utilizado a muitos anos, porém foi a partir da invenção da prensa de papel, por Johann Gutenberg em 1450 (idade média) que pode- se dizer que os jornais tiveram seu maior salto.


CARACTERÍSTICAS:  Informações contextualizadas, formar cidadãos críticos, desenvolvimento da leitura e da escrita.


EXPERIÊNCIAS DO USO DO JORNAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO): Proporcionar  ao educando uma melhor compreensão da sociedade ao qual está inserido, além de ser um ótimo material pedagógico.  

 


LIVRO DIDÁTICO

HISTÓRICO: No Brasil o livro didático foi introduzido no período colonial, pelos portugueses, sobretudo pelos Jesuítas, e serviram como instrumento para catequização dos indígenas, bem como a introdução da educação formal no país, até os dias de hoje.


CARACTERÍSTICAS: O livro didático é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos, ele permite ao ser humano registrar fatos importantes de sua história. Sua principal função é de informar, entreter, documentar, registrar, reunir, interpretar e fazer refletir.


EXPERIÊNCIAS DO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO): Nessa perspectiva, o livro didático é um material impresso destinado aos processos de ensino aprendizagem, presente no dia a dia das salas de aula e que influencia a organização do trabalho docente.