A ideia do I Fórum de Sexualidade em Saúde nasceu de uma necessidade percebida pela Enfermeira Carolina Freitas e até então residente em Saúde Coletiva no Grupo Condutor de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS). Porém o desenvolvimento e realização deste evento é fruto da construção em conjunto com:
- a Psicóloga Cristina Vasconcelos, residente em Saúde Coletiva no Grupo Condutor de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SEMUS,
- a Prefeitura Municipal de Palmas, em especial a equipe de Vigilância em Saúde da SEMUS,
- a Professora Dra. Mirian Almeida, docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora do projeto "Sexualidade Responsável",
- e o curso de Enfermagem da UFT.
O objetivo central do evento é tentar sensibilizar os profissionais e acadêmicos da saúde para a abordagem da sexualidade dos paciente e adequado manejo das IST e da violência sexual, uma vez que essa temática continua sendo um tabu e uma triste realidade em todo nosso país, com números alarmantes e consequências irreversíveis. Apesar do foco em saúde, todas as áreas serão muito bem vindas e o fórum contará com uma incrível inter e intrasetorialidade.
Lembramos que a sexualidade é uma dimensão humana intimamente ligada às necessidades de afetividade, amor, autorrealização, autoestima, autoimagem, entre outras, consolidando-se por meio da interação de diversos fatores, sobretudo os biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, culturais, religiosos e históricos, contribuindo positivamente para uma vida de qualidade. Além disso, a sexualidade é um processo natural, presente no indivíduo desde o nascimento até a velhice que obedece às necessidades fisiológicas do indivíduo a qual se manifesta de forma distinta nas diferentes fases do desenvolvimento humano, correspondendo a uma função vital do ser humano.
O Fórum será realizado no Auditório Cuíca - UFT Palmas entre os dias 12 e 14 de junho de 2019.
Contamos com vocês!