Olney Vieira Da Motta

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Produção Animal (1997) e doutorado em Biociências e Biotecnologia (2001) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é professor associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Bolsista de produtividade FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado de 2008 a 2014. Funções Administrativas: Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários de 2004 a 2006; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal de abril 2007 a abril 2015 e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF, período janeiro 2016 até o presente momento. Vice-Coordenador da Regional Sudeste do FORPROEX, gestão 2018-2019. Coordenador Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Nível Superior Públicas Brasileiras, gestão 2019-2020. Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecto-contagiosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Staphylococcus aureus e fatores de patogenicidade; fungos de importância veterinária e humana; bioatividade de produtos sintéticos, produtos naturais de plantas e metabólitos bacterianos, sobre microrganismos; resistência de microrganismos zoonóticos de importância médico-veterinária a antimicrobianos; desenvolvimento de anticorpos IgY contra patógenos de importância médico-veterinária e humana; estudo de microbiota de animais da fauna brasileira. 

Clicia Grativol Gaspar de Matos

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo CEDERJ/Universidade Estadual do Norte Fluminense (2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase no estudo de polissacarídeos sulfatados de angiospermas marinhas. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Química Biológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase na análise de diversidade genética de espécies cultivadas. É doutora pelo Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ), com período de Doutorado-Sanduíche no Delaware Biotechnology Institute no Laboratório do Dr. Blake Meyers, onde trabalhou com biologia molecular de plantas, com ênfase em epigenética e bioinformática. Realizou pós-doutorado no Laboratório de Biologia Molecular de Plantas-UFRJ trabalhando com análise genômica de espécies parentais de cana-de-açúcar. Atualmente é professora associada da UENF, onde trabalha com Genômica e Epigenética Vegetal no Laboratório de Química e Funções de Proteínas e Peptídeos. Atuou nas Coordenações de Tutoria e Curso em Ciências Biológicas UENF/CEDERJ. Atuou como Coordenadora UAB/UENF. É Jovem Cientista do Nosso Estado JCNE/FAPERJ desde 2016. Além de ser embaixadora do Movimento PARENT IN SCIENCE é Pró-Reitora de Assuntos Comunitários.

Joao Carlos de Aquino Almeida

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio (Doutorado) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Pós-Doutorando em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Coordena o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Educação e Sociedade. Atualmente é Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular. Desenvolve trabalhos de Pesquisa Científica sobre o efeito de substâncias bioativas sobre células neoplásicas e microrganismos e sobre implicações bioéticas dos avanços biotecnológicos. Coordena projetos de Extensão Universitária e Divulgação Científica versando sobre os temas Educação Sanitária, Ciência, Arte e Geração de Renda. 

Marta Luciane Fischer

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (1999); Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Mestrado (1996) e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Pós-doutorado (2011) em Ecologia química pela UFPR. É sócio fundador do Instituto de Pesquisa de Guaraqueçaba. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ex Editora Chefe da Revista Estudos de Biologia: Ambiente e Diversidade, ex Coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais da PUCPR, Professora do Curso de Mestrado em Bioética da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental. Desenvolve pesquisa na área de Zoologia, Etologia, com ênfase em Animais de interesse médico: Aracnologia (Loxosceles), Malacologia (Achatina fulica) e Ética no uso de Animais e Bem-estar animal. 

Caryne Aparecida de C. Braga

Sou professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), coordenadora do curso de Extensão do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB/UENF), professora permanente no Programas de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN/UENF) e colaboradora no PPG Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/UFRJ). Desenvolvo pesquisas em ecologia, conservação e história natural de mamíferos. A minha linha de pesquisa principal visa entender a organização espacial da diversidade e explicar padrões e processos em comunidades tropicais de vertebrados terrestres, especialmente mamíferos. 

André Lacerda de Abreu Oliveira

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós Doutorado em Cirurgia Cardiaca pela Fundação Universitária de Cardiologia/Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. Especialista em Cirurgia Diplomado Pelo colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária (2017), Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária (CBCV) nas gestões 2009-2010 e 2011-2012, Diretor Científico do CBCV Gestão 2013-2014 e Secretário Geral da Gestão 2015-2016, Tesoureiro do CBCAV 2019-2019. Diretor Cientifico do CBCV (2021-2022). Diretor Cientifico da Anclivepa (2016-2018 e 2019 a 2021), Presidente da Anclivepa Brasil (2021/2023). Sócio Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Veterinária no período de 2008/2010. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Técnica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia torácica, cirurgia endócrina, cirurgia hepática, ortopedia. Jovem cientista do nosso EStado (bolsa de produtividade em pesquisa da FAPERJ) de 2009-2011. Possui mais 100 artigos publicados em Revistas especializadas e apresenta 800 citações, com índice H 7 e i10 6. Ministrou mais de 200 palestras em eventos técnico-científicos (Congressos e Simpósios) Nacionais e Internacionais. Possui quatro livros publicados e diversos capitulos. Editor das Revistas: Jornal Brasileiro de Cirurgia Veterinária e Jornal Brasileiro de Ciência Animal. Cientista de Produtividade em Pesquisa da FAPERJ a partir de 2014. Pequisador de Produtividade do CNPq a partir de 2015. Comissão Assessora permanente do Conselho Superior da CAPES (2019). Cientista do Nosso Estado 2022/FAPERJ 

Isabel Candia Nunes da Cunha

Concluiu o doutorado em Medicina Veterinária em 2002 pela UNESP - Botucatu na área de Reprodução Animal com título: Criopreservação do Sêmen de Cães. Realizou pós-doutoramento na Tierärztliche Hochschule Hannover/Alemanha de 2009 a 2010 na área de Criopreservação de Sêmen. Realizou Programa de Atualização em Homeopatia Veterinária da USP, no período de 2020 e 2021, e Homeopatia no Agrossistema pelo IHBM de 2021 a 2023, atualmente cursa Especialização em Homeopatia no IHGG. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense desde 2003 onde é vinculada ao Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal. Na instituição, coordenou o Curso de Medicina Veterinária de 2011 a 2016 e o Programa de Residência Veterinária de 2018 a 2022. Publicou 28 artigos em periódicos especializados. Orientou 21 trabalhos de conclusão de curso na área de Medicina Veterinária, 16 iniciações científicas, 02 Residência em Medicina Veterinária, 07 mestrados e 05 doutorados em Ciência Animal e 04 TCCs de conclusão de Residência em Medicina Veterinária. Atualmente coordena 01 Programa de Extensão, 02 Projetos de Extensão e 03 Projetos de Pesquisa todos na área de Reprodução de Animais de Companhia aos quais estão vinculados a orientação de: 09 Bolsas de Extensão, 02 de Residência Veterinária, 02 Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e 02 de Iniciação Científica. 

Rosemary Bastos

Possui graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Ministra disciplinas em Fisiologia e Bem-estar animal. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas:fisiologia endócrina, comportamento e bem-estar animal. Responsável desde 2006: a) pelo Setor de Comportamento e Bem-estar animal pertencente ao LRMGA e b) pelo laboratório de radioimuneonsaio que faz parte deste setor, sendo credenciado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Participa do Comissão de Ética de Uso de Animais. Foi coordenadora de extensão de 2016 a 2020. 

Carlos Morales

Diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Campos dos Goytacazes - CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos dos Goytacazes é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Pollyana Pimentel

Fundadora do Projeto: Patas de Mel

O projeto não tem fins lucrativos, visa ajudar protetores de animais através de campanhas de adoção e arrecadação de ração e diversos itens de uso animal.

https://www.instagram.com/projetopatasdemel/

Joseth Bravo

Protetora há dez anos.

Vice Presidente da AGRADA (Associação Grupo Amigo dos Animais) que está em andamento de abertura.

Essa associação beneficiará muito aos protetores de animais,  carentes da ajuda do poder público.