Entrei na equipe em agosto de 2018 como trainee do subsistema de Elétrica e Eletrônica Embarcada. Em Janeiro de 2019 assumi o desafio de ser Gerente deste subsistema e foi nesta função que participei da primeira competição em Novembro de 2019. Em Janeiro de 2020 fui escolhido como Gerente de Projetos da equipe e segui nesta função até a metade de 2021, após isso segui dando suporte à nova Capitania e participei novamente da competição em Agosto de 2022.
Durante todos estes anos dedicados à equipe, desenvolvi e orientei diversos projetos, participei da organização de processos seletivos, participei de reuniões com empresas e patrocinadores e me envolvi na preparação das provas estáticas, especialmente o Design Event.
Participar do Fórmula SAE foi uma das melhores experiências da minha vida, com certeza a melhor escolha que fiz durante a graduação. Esta experiência me ensinou a trabalhar melhor em equipe, superar adversidades, assumir responsabilidades e me trouxe amizades que pretendo levar para a vida inteira.
A contribuição do Fórmula para a minha graduação foi muito grande, participar da equipe me ensinou a ser um engenheiro muito mais do que as 4400h de aulas do curso de Engenharia. Além da oportunidade de conceber, organizar, projetar, fabricar, testar, validar e defender um projeto de engenharia, esse tempo na equipe me apresentou áreas que eu ainda não conhecia, inclusive a área que pretendo seguir profissionalmente que é a Gestão de Projetos.
O Fórmula me ensinou muito sobre organização e gestão de tempo, priorização de atividades e trabalho em equipe. Me mostrou que criar algo novo é muito mais complexo do que a sala de aula faz parecer, mas é também muito mais gratificante. Me mostrou ainda que ser um bom engenheiro vai muito além de saber Matemática e Física, beber café e dormir pouco. É preciso saber documentar suas ideias e projetos, se comunicar muito bem, entender as restrições e necessidades dos demais interessados no projeto, saber ouvir quem tem mais experiência e saber ensinar aqueles que estão começando, e fazer parte da equipe nos proporciona tudo isso.
A contribuição do Fórmula UTFPR para meu desenvolvimento profissional é imensurável, muito do que aprendi e consegui na minha curta carreira de Engenharia até o momento se deve ao que vivi e aprendi aqui. Trabalho em Equipe, Gestão de Projetos, Planejamento Financeiro, Criatividade, Inovação, Integração, Comunicação, Gestão de Conflitos, Organização, Liderança e Proatividade são algumas das habilidades profissionais que consegui desenvolver dentro da equipe.
A experiência no Fórmula UTFPR também foi um diferencial para conseguir um estágio na Renault, que fiz enquanto ainda estava na equipe e posteriormente um emprego como Projetista de Engenharia na Progress Rail, uma empresa do grupo Caterpillar, antes mesmo de concluir a minha graduação.
Considerações Finais: Se você leu este depoimento até aqui, primeiramente muito obrigado!
Se a sua intenção ao ler este texto era buscar mais informações antes de tomar sua decisão de entrar para a equipe, meu maior conselho é que você se inscreva no processo seletivo o quanto antes, tenho certeza de que não irá se arrepender e que esta experiência será a melhor coisa que você viverá durante a sua graduação.
A todos os membros e ex-membros da família Fórmula UTFPR, meus mais sinceros agradecimentos! Quero ver esta equipe alçando voos cada vez mais altos.