Neste jogo os jogadores disputam para ver quem consegue elaborar as melhores obras da construção civil. O jogadores devem fazer a maior pontuação possível com a combinação de elementos disponíveis.
Este jogo foi desenvolvido para partidas de 2 a 4 jogadores.
O jogo possui apenas cartas, divididas entre os seguintes tipos:
Espaços: cartas fundamentais no desenvolvimento de uma obra, representando os ambientes construídos. Sem cartas de espaço é impossível pontuar no jogo. Cada carta de espaço possuí portas que são usadas para criar conexões com outros espaços, de maneira qualificada ou não (ver adiante). Cartas de espaços possuem 4 tipos que correspondem aos usos desses espaços: atividades, conforto, áreas externas e circulações.
Materiais: cartas que conferem tectônica às obras. Materiais aumentam a pontuação de certos tipos de conexões qualificadas.
Conceitos: cartas que regem os princípios de criação das obras. Se as obras atingirem os objetivos definidos pelos conceitos, cada conexão entre espaços receberá uma pontuação definida pela carta de conceito atendida. Para atingir um objetivo, o jogador deve ter um número maior absoluto das cartas indicadas em sua obra em comparação com as dos demais jogadores — empates não são suficientes para atendimento de objetivos de conceitos.
Projetos: cartas que garantem pontos para ocorrências de arranjos específicos de cartas de espaço em sua obra. Combinações de diferentes projetos podem gerar efeitos sinérgicos.
Pessoas: profissionais com ações especiais que lhe darão maior flexibilidade tática.
O deck de jogo é composto por 64 cartas, distribuídas em 5 módulos da seguinte maneira :
32 cartas de espaço — 8 de cada tipo.
8 cartas de materiais.
8 cartas de conceitos.
8 cartas de projetos.
8 cartas de pessoas.
O número de cartas que entrará em jogo varia de acordo com o número de jogadores. Separe os módulos de cartas (considere cada tipo de espaço como um módulo diferente), e então sorteie um número de cartas de cada módulo igual ao número de jogadores vezes 2 ( j × 2 ).
No total, serão sempre 16 cartas por jogador.
O número de cartas em jogo para cada número de jogadores é o seguinte:
dois jogadores 👤👤 : 32 cartas (16 espaços, 4 pessoas, 4 materiais, 4 conceitos, 4 projetos)
três jogadores 👤👤👤 : 48 cartas (24 espaços, 6 pessoas, 6 materiais, 6 conceitos, 6 projetos)
quatro jogadores 👤👤👤👤 : 64 cartas (32 espaços, 8 pessoas, 8 materiais, 8 conceitos, 8 projetos)
Com as cartas separadas na maneira indicada anteriormente, embaralhe o deck e distribua 5 cartas para as mãos de cada jogador. As cartas nas mãos dos jogadores são secretas.
Por fim, posicione o deck de cartas no centro da mesa. Ao lado direito do deck, abra 4 cartas, que ficarão reveladas para as compras dos jogadores.
Veja o exemplo a seguir:
Toda vez que um jogador comprar uma carta do mercado, ela deverá ser reposta do deck ao final de sua rodada, deixando sempre 4 cartas disponíveis para o próximo jogador. O mercado não deve ser reposto durante a vez de um jogador.
Os jogadores devem sortear quem será o primeiro. As rodadas seguem em sentido horário.
A cada rodada o jogador da vez deverá comprar uma carta do mercado, levando-a à sua mão.
Apenas a carta de arquiteta (pessoa) permite que o jogador tenha possibilidade de ver as cartas do deck fechado.
Enquanto uma carta está na mão do jogador, ela não tem nenhum efeito.
Depois de comprar, um jogador deverá baixar uma carta em sua obra (ver seção "criando uma obra").
O jogador repõe o mercado, abrindo uma carta do deck.
Os jogadores seguem neste ciclo até que as cartas do mercado se esgotem. Todos os jogadores terão jogado um número igual de vezes — baixando 11 cartas cada (exceto pessoas, que são cartas baixadas como ação bônus).
Conforme os jogadores vão baixando cartas de suas mãos para a mesa, suas obras vão sendo criadas. Uma obra é dividida em duas partes: canteiro e edifício.
Do lado do canteiro entram as cartas de pessoas, conceitos, projetos e materiais. Para facilidade de leitura, recomenda-se deixar essas cartas de um mesmo lado da obra, agrupadas por tipo.
Do lado do edifício entram as cartas de espaços. Um edifício é iniciado com uma carta qualquer de espaço, a partir da qual todas as outras cartas de espaço devem se conectar, a partir de suas portas.
ATENÇÃO: um jogador só pode ter uma única sequência de espaços.
Sempre que uma porta de um espaço se conectar com uma outra porta de outro espaço, têm-se uma conexão.
No jogo, há quatro tipos de espaços, representados por seus símbolos:
SOL
verde
exteriores
ALMOFADA
rosa
conforto
SETAS
azul
circulações
ENGRENAGENS
amarelo
atividades
O tipo de um espaço está indicado no centro da carta, com contornos pretos e preenchido com a cor própria do tipo.
Algumas portas dos espaços irão indicar conexões preferenciais com outros espaços, através de símbolos nas suas portas. Se o jogador conseguir conectar esta porta a um espaço com o tipo indicado, fará uma conexão qualificada (ver adiante).
Uma conexão pode ser qualificada ou simples .
conexão qualificada é toda aquela que ocorre quando o tipo de espaço indicado na porta (símbolo colorido) é igual ao da carta de espaço ao qual esta porta se conecta.
conexão simples é qualquer conexão feita por portas.
Todas as conexões simples de uma obra pontuam adicionalmente quando os critérios de cartas de conceito são atingidas.
Uma porta pode ficar obstruída por uma parede, mas isso não configura uma conexão.
exemplo de espaço
Exemplo A: 1 conexão qualificada (porta para atividade encontra espaço de atividade), e 2 conexões simples.
Nesse caso, o jogador pontua uma vez por conexões qualificadas, duas vezes por conexões simples.
Exemplo B: 1 conexão duplamente qualificada (porta para conforto encontra espaço de conforto; porta para área externa encontra área externa), e 1 conexão simples.
Nesse caso, o jogador pontua duas vezes por conexões qualificadas, uma vez por conexão simples.
Exemplo C: sem conexões qualificadas (portas para conforto encontram espaços de circulação e atividades), e 1 conexão simples.
Nesse caso, o jogador não pontua por conexões qualificadas, mas pontua uma vez por conexão simples.
Materiais são cartas de bônus de pontuação, que aumentam a quantidade de pontos para as conexões qualificadas que indicam.
Cartas de materiais devem ser montadas em mosaico, uma ao lado da outra. Cada símbolo inteiro formado no mosaico adiciona 1 ponto por conexão qualificada do tipo indicado.
No exemplo ao lado, o mosaico confere :
+4 pontos para cada conexão qualificada para circulações.
+4 pontos para cada conexão qualificada para exteriores.
+2 pontos para cada conexão qualificada para atividades.
exemplo de mosaico de materiais
Conceitos são cartas de bônus de pontuação que estabelecem objetivos para as obras dos jogadores. Se cumpridos, conceitos garantem uma quantidade de pontos para cada conexão do edifício. Todas as conexões efetuadas pontuam, independentemente de qualificações.
Os objetivos são sempre uma definição de superioridade numérica de alguma característica da obra em comparação às dos demais jogadores. Assim, um jogador precisa ter maioria absoluta desses elementos para pontuar — empates não são suficientes.
Projetos são cartas de bônus de pontuação que agregam pontos de acordo com os arranjos de cartas de espaço em uma obra.
Para pontuar, o jogador deve atender ao arranjo definido (ou arranjos definidos) na carta de projeto, e pontuará para cada ocorrência daquele arranjo na obra. Cada carta pode ser considerada em mais de uma combinação, e para cartas de projetos que requerem mais de um arranjo, as cartas de espaço podem ser consideradas em mais de uma combinação simultaneamente (por exemplo, uma carta associada como pivô a outras duas para fazer dois arranjos), mas todas as combinações precisam ser atendidas para pontuar.
As cartas dos arranjos não precisam estar conectados entre si para que as combinações sejam computadas.
Veja os exemplos ao lado.
Pessoas conferem habilidades especiais imediatas, dando diferentes possibilidades táticas de construção aos jogadores. Cartas de pessoas podem ser baixadas a qualquer momento na vez de um jogador, como uma ação bônus. Há 8 cartas deste tipo. A seguir há uma explicação mais detalhada do funcionamento de cada uma delas.
A arquiteta dá ao jogador a possibilidade de escolher a melhor carta disponível no deck fechado para si.
Ao ser baixada, ela permite ao jogador ver todo o deck de cartas fechado do mercado e trocar qualquer carta dali por uma de sua mão.
O jogador deve manter a ordem das cartas do deck, e inserir a carta trocada na mesma posição da que extraiu.
arquiteta
A coordenadora sabe extrair os melhores resultados de uma equipe.
Ao ser baixada, ela envia todas as cartas de pessoas já baixadas na obra do jogador (inclusive ela mesma) para o fundo do deck fechado. O jogador então recompõe sua mão com cartas disponíveis no mercado, até que volte a ficar com cinco cartas em sua mão.
Os efeitos obtidos anteriormente por essas pessoas é mantido.
Se, por ventura, o mercado se exaurir nesse processo, um novo conjunto de quatro cartas é aberto para dar opções ao jogador.
coordenadora
A designer de interiores pode reformular completamente um espaço da obra de um jogador.
Ao ser baixada, ela faz isso ao converter um espaço da obra, já baixado, à escolha do jogador, em um espaço coringa de seis portas. Essa carta de espaço deve ser virada para o verso.
Esses espaços são considerados como de todos os tipos para qualquer efeito do jogo (qualificação de conexões de outros espaços e disputas de conceitos, por exemplo).
designer de interiores
O engenheiro faz intercâmbio de soluções de outras obras para a sua.
Ao ser baixado, ele faz isso removendo uma carta de bônus de pontuação já baixada na obra do jogador e levando-a, virada para o verso, à obra de outro jogador. Essa carta virada servirá de lembrete para que, ao final da partida, o engenheiro traga os mesmos efeitos de qualquer carta de bônus de pontuação baixada na obra desse adversário para a obra do jogador.
O jogador só precisa anunciar de qual carta utilizará os efeitos no momento de pontuar.
Se fizer isto com um material, apenas os bônus da carta utilizada contam, e não efeitos das demais cartas em mosaico.
engenheiro
A equipe de obras permite ao jogador repensar a configuração de seu edifício.
Ao ser baixada, o jogador poderá reposicionar uma carta de espaço já baixada em sua obra.
É importante que, ao fazer isso, o jogador mantenha a coerência do edifício, garantindo que todas as cartas de espaço continuem conectadas entre si.
equipe de obras
O estagiário é um aprendiz, e irá desenvolver seu ofício com outras pessoas.
Ao ser baixado, ele irá reproduzir todos os efeitos de outras cartas de pessoas já baixadas na obra do jogador, na ordem de sua preferência.
estagiário
O incorporador é um observador agressivo de oportunidades, trazendo opções de locais pouco acessíveis.
Ao ser baixado, o jogador poderá ver a mão de cada adversário (em segredo), e escolher uma única carta para trocar por outra de sua mão.
O jogador não é obrigado a efetuar uma troca, se assim preferir, mas a habilidade do incorporador é desperdiçada.
incorporador
A teórica permite revisar as convicções já tomadas pelo jogador.
Ao ser baixada, o jogador poderá trocar uma carta já baixada em sua obra por outra de sua mão.
O jogador pode remover ou trocar uma carta de espaço, mas é importante que a obra mantenha consistência, com todos os espaços conectados entre si.
A teórica não pode remover uma pessoa de uma obra.
teórica
A rodada de pontuação ocorre depois que o último jogador tiver comprado a última carta disponível no mercado e baixado sua última carta.
Sugere-se a seguinte ordem de pontuação ao final da partida:
conexões simples : some 1 ponto para cada conexão (portas conectadas), independentemente de seus símbolos de qualificação.
conexões qualificadas : some 2 pontos para cada conexão (porta) que apresente o mesmo símbolo da carta à qual se conecta.
materiais : some a pontuação adicional para cada conexão qualificada indicada, observando a quantidade de símbolos formados no mosaico.
conceitos : para cada conexão simples em sua obra, some o bônus indicado nas cartas de conceitos cujo objetivo tenha sido atingido. Lembre-se que empates não são suficientes para cumprir os objetivos.
projetos : para cada ocorrência do arranjo indicado (ou conjunto de arranjos indicados) na carta de projeto, some o bônus de pontuação indicado na carta.
pessoas : não adicionam pontos à sua obra.
Tome-se como exemplo a seguinte disputa de obras:
Pontuação do Jogador 1
conexões simples :
9 : 9 pontos.
conexões qualificadas :
7 (2 para conforto; 2 para atividades; 2 para exterior; 1 para circulação), observando-se os bônus do espaço coringa gerado pela designer : 14 pontos.
materiais :
+2 para cada conexão qualificada para circulações, vezes 1 : 2 pontos.
+4 para cada conexão qualificada para atividades, vezes 2 : 8 pontos.
conceitos :
+6 por conexão (+2 de arejada, +2 de confortável, e +2 de complexa atendidos), vezes 9 conexões : 54 pontos.
projetos :
sem projetos nesta obra : 0 pontos.
TOTAL: 87 PONTOS.
Pontuação do Jogador 2
conexões simples :
7 : 7 pontos.
conexões qualificadas :
4 (1 para circulações; 1 para atividades; 2 para exteriores) : 8 pontos.
materiais :
+2 para cada conexão qualificada para exteriores, vezes 2 : 4 pontos.
conceitos :
+2 por conexão (fluida atendido), vezes 7 conexões : 14 pontos.
projetos:
carta de projeto 1 : duas vezes cada trio : 16 pontos.
carta de projeto 2 : duas vezes cada trio : 16 pontos
TOTAL: 65 PONTOS.
Contar as conexões de uma obra, sejam qualificadas ou simples, pode parecer uma tarefa confusa. Para facilitar o processo, sugere-se uma leitura "linha-a-linha" ou "coluna-a-coluna", para garantir que todas as conexões sejam contadas, e nenhuma seja contada mais de uma vez. Observe o exemplo :
No exemplo dado, há 7 conexões qualificadas e 7 conexões simples.
Exceto os módulos de espaços, que são 32 cartas essenciais, os demais módulos de jogo (materiais, conceitos, projetos e pessoas) podem ser excluídos de uma partida. Isso afetará as possibilidades táticas dos jogadores, gerando partidas diferenciadas.
A remoção de um módulo afeta o tamanho total do deck de compras e do mercado, e, por consequência, o total de cartas baixadas pelos jogadores. Assim, sempre que remover um módulo do jogo, considere também diminuir as mãos dos jogadores em 1 carta. Deste modo, o tamanho das obras diminuirá em apenas uma carta por módulo removido. Observe as seguintes sugestões :
deck completo : 64 cartas, obras de 11 cartas (exceto pessoas), mãos de 5 cartas.
deck menos um módulo : 56 cartas, obras de 10 cartas (exceto pessoas), mãos de 4 cartas.
deck menos dois módulo : 48 cartas, obras de 9 cartas (exceto pessoas), mãos de 3 cartas.