ASSISTA A SEGUIR: LIVE Raimundinha

Bem-vindas e bem-vindos aos SEMINÁRIOS FLIDS, um evento virtual da FESTA LITERÁRIA DA DIVERSIDADE SEXUAL.

Aqui você vai encontrar entrevistas preciosas, homenagens tocantes, lançamentos de livros, debates instigantes e toda uma programação encantadora e totalmente virtual.


Como todo mundo, a Flids teve que segurar a vontade de abraçar o público e adaptar seu formato em decorrência da pandemia, que impediu as edições físicas em 2020 e 2021. Primeiramente, foi realizado o Festival Flids de Artes Integradas, contemplando a sua essência de evento integrativo de linguagens artísticas em torno da literatura e da cultura LGBTQIA+. Agora, complementa-se aquela ação com estes Seminários Flids, o coração pensante da nossa festa. Em momentos difíceis como os que estamos vivendo, esse coração precisa continuar pulsando forte; pulsando com você e por você… que defende as artes, o pensamento e a comunidade LGBTQIA+.


Você vai se surpreender com falas e ideias transformadoras!


Tem nomes conhecidos que você vai amar ver por aqui, e tem nomes que talvez você veja pela primeira vez, mas aqui, vai amar conhecer melhor.







Um encontro muito enriquecedor e, mesmo, histórico: pela primeira vez coletivos destacados do país se encontram e dialogam sobre os desafios da literatura e da filosofia política LGBTQIA+. O resultado é uma aula em que se aprende com a coletividade a querer aprender mais e mais. Realmente imperdível!

Assista Agora!

NO BATE-PAPO FLIDS, descontração e gente que tem histórias e trajetórias maravilhosas: Deydianne Piaf bate-papo com Roberto Muniz Dias, Seu Rosinha, Mário Fellipe, Lena Oxa e Fabrício Viana!


Paulo Diógenes está de volta aos palcos e ao foco. a EDITORA Flids lança a sua biografia escrita pelo mestre Tracísio Matos ( parceiro de Falcão ) que, além de traçar um panorama do Ceará como Terra do Humor, também fala do pioneirismo do humorismo Drag Queen por aqui.


Nesta mesa, um diálogo sobre o humor drag e outros em um encontro de gerações: Paulo Diógenes e sua icônica Raimundinha (CE), Tchaka Drag Queen (SP), Emma Salvatore (Supreemas), instagrammer com + de 150k que saiu da periferia de Fortaleza para a capa da revista ELLE do mês de julho deste 2021, e a super querida de todes: Deydianne Piaf.


Sessão do espetáculo sobre a arte transformista no Ceará com números inéditos.


Uma doc-reportagem afetiva.

Realização:

N3 PRODUÇÕES

SETE SETAS CULTURA E CIDADANIA

COLETIVO FLIDS

FOR PRIDE


Rafael Mesquita, Jész Ipólito e Lila M. Salu da Mandata Coletiva Nossa Cara (vereadora em Fortaleza) em uma conversa potente: para pensar, repensar e agir!


NO BATE-PAPO FLIDS, descontração e gente que tem histórias e trajetórias maravilhosas: Deydianne Piaf bate-papo com Roberto Muniz Dias, Seu Rosinha, Mário Fellipe, Lena Oxa e Fabrício Viana!



Uma das mais importantes realizações desses seminários - momento que lança luz de forma definitiva sobre a obra do escritor cearense Carlos Emílio. Obra literária que, mesmo louvada por especialistas como primorosa e merecedora de constar entre as altas criações da literatura brasileira, foi pouco estudada até aqui. Agora, ganha uma exposição brilhante do professor da UECE Rodrigo Marques e comentários de Mona Gadelha e de um dos principais nomes da literatura nacional da atualidade: Nelson de Oliveira, o Luiz Bras (pseudônimo).


Momento alto dos Seminários Flids - o escritor e autor de novelas Walcyr Carrasco em uma entrevista inspiradora e deliciosa a Emerson Maranhão, nosso jornalista pioneiro no colunismo LGBTQIA+ que foi narrador e cronista de todas as evoluções do movimento, inclusive, da cena da novela Amor à Vida, quando Walcyr fez o país parar para torcer pelo primeiro beijo Gay masculino no horário nobre da TV aberta. Walcyr, entre muitas outras realizações, sendo, inclusive, ganhador de alguns dos mais relevantes prêmios do mundo, como o Emmy (TV) , o Shell (teatro) e o Jabuti (Literatura), também é autor de diversas peças e livros infanto-juvenis, como “Meus dois Pais”, obra que tem ajudado a combater a homofobia desde a infância. Do Ceará para o Brasil: uma conversa simplesmente imperdível.




Os Seminários Flids não poderiam deixar sua apresentadora Deydianne Piaf passar por aqui sem dar o show de humor costumeiro! Então, aí está uma sessão do especial estrelado por Denis Lacerda mostrando as mil faces drag de Deydi. As gargalhadas são garantidas, viu?!

Realização: N3 Produções.

Uma singela - porém, tocante - homenagem ao escritor e professor que, como uma gota no oceano de suas contribuições, ajudou até a criar a Flids, e, assim, fazer o Ceará abrigar a primeira festa literária da diversidade sexual do país. Gilmar, uma das mais de 530 mil vítimas brasileiras da covid-19, partiu no último abril, aos 71 anos. Com mediação do ex-aluno Benedito Teixeira, e participações de Dodora Guimarães, a amiga mais próxima, e Ari Areia, que está criando a biblioteca LGBTQIA+ Gilmar de Carvalho, falam sobre o legado e e se emocionam com a lembrança do mestre. Participações especiais de: Élcio Batista ( Vice-prefeito de Fortaleza); Paola Braga ( Presidenta do Inst. Iracema ) e da Profa. Cláudia Leitão ( Inst. Hermes).


NO BATE-PAPO FLIDS, descontração e gente que tem histórias e trajetórias maravilhosas: Deydianne Piaf bate-papo com Roberto Muniz Dias, Seu Rosinha, Mário Fellipe, Lena Oxa e Fabrício Viana!


Dicas práticas, estratégias de luta e de sobrevivência para um mercado e para um fazer artístico: você é autora ou autor? Gostaria de ser? Gostaria de viver de literatura? Não perca esse momento dos Seminários Flids!

NO BATE-PAPO FLIDS, descontração e gente que tem histórias e trajetórias maravilhosas: Deydianne Piaf bate-papo com Roberto Muniz Dias, Seu Rosinha, Mário Fellipe, Lena Oxa e Fabrício Viana!

Fechando com chave de ouro os SEMINÁRIOS FLIDS 2021, uma mesa com o assunto do momento. Com mediação de Rafael Mesquita, Ariel Nobre, criador do observatório da diversidade na propaganda faz um debate fundamental para o movimento LGBTQIA+ diante do mercado e do poder econômico com o diretor de diversidade do Sleeping Giants Brasil, organização que recentemente realizou a exemplar e bem sucedida campanha “desmonetiza Sikêra Jr.” após episódio de homofobia por parte daquele apresentador. A Sleeping Giants Brasil fala desse caso e de todo o trabalho da organização. Mais uma mesa imperdível dos SEMINÁRIOS FLIDS 2021!

Nessa apresentação virtual, Raimundinha está “dendicasa” contando sua vida pra gente: uma produção inédita feita exclusivamente para os Seminários Flids, que lançou o livro Raimundinha é a Mãe!