Five Nights at Freddy's: Help Wanted (originalmente intitulado, Five Nights at Freddy's VR: Help Wanted, ou também conhecido como, Five Nights at Freddy's 8) é um videogame de terror de sobrevivência e realidade virtual de 2019 desenvolvido pela Steel Wool Studios e publicado pela ScottGames. É o oitavo jogo da série de videogames Five Nights at Freddy's. O jogo foi lançado em 28 de maio de 2019 para os fones de ouvido Oculus Rift e HTC Vive na Microsoft Windows e PlayStation VR headset no PlayStation 4 e estão programados para lançamento no Oculus Quest. Uma versão não VR do jogo foi lançada em 17 de dezembro de 2019. Ao contrário de sua versão VR, estará disponível em mais plataformas de jogos fora do Windows e do PlayStation 4 posteriormente.
O jogo se apresenta como "a Experiência Virtual Freddy Fazbear", produzida pela empresa fictícia Fazbear Entertainment para ajudar a melhorar sua imagem pública após uma série de ações debilitantes. A jogabilidade se concentra em uma série de minijogos baseados em jogos anteriores da franquia, nos quais o jogador deve evitar ataques de animatronics sencientes e executar tarefas perigosas de manutenção em uma pizzaria . O cânone do jogo estabelece os jogos anteriores da série como tendo sido adaptados como videogames no universo usando "imagens" de seus "eventos" para encobrir seus eventos.
O jogo foi recebido positivamente pelos críticos e está entre os jogos de realidade virtual mais vendidos no Steam. O sucessor desse jogo é o nono jogo da franquia chamado Five Nights at Freddy's: Security Breach, lançado em 2021 e disponível atualmente.
O jogo contém quarenta minijogos jogáveis, que podem ser acessados a partir do hub do jogo. Muitos desses minijogos recriam a mecânica dos jogos anteriores da série, com seus controles adaptados para serem mais adequados para um ambiente virtual 3D. Os minijogos são divididos em grupos por jogo de origem e ordenados por dificuldade crescente. Em todos os minijogos, perder resulta em um jumpscare.
O Five Nights at Freddy's original inspira cinco minijogos que recriam cada uma das cinco noites (níveis) do jogo. Situado no escritório de um guarda de segurança, o jogador deve sobreviver a um turno da noite inteiro, economizando energia e evitando ataques de quatro animatrônicos, que podem ser observados através de câmeras de segurança. Todos os visuais do jogo são atualizados de renderizações 2D para modelos 3D, e todos os botões e controles são dispostos ao redor do escritório 3D para o jogador interagir fisicamente. Por exemplo, o feed da câmera, que anteriormente obscurecia a tela inteira do jogador, é exibido em um monitor na mesa do jogador. Five Nights at Freddy's 2 e Five Nights at Freddy's 3 são adaptados de maneira semelhante, com visuais atualizados e interface de usuário concreta.
Five Night at Freddy's 4 inspira seis minijogos. Os minigames Night Terrors adaptam a jogabilidade de seus níveis principais, nos quais o jogador deve impedir que os animatrônicos entrem em seu quarto abrindo e fechando estrategicamente as portas. Alguns desses minijogos permitem que o jogador se mova "teleportando" para diferentes locais à vista, um método comum de locomoção em VR. O primeiro nível apresenta Funtime Freddy, o segundo nível apresenta Nightmarionne, o terceiro nível apresenta Circus Baby e o quarto nível apresenta Nightmare Fredbear. Os minijogos "Fun with Plushtrap" e "Fun with Balloon Boy" do jogo original são adaptados como minigames Dark Rooms,[
Five Night at Freddy's: Sister Location inspira nove minijogos. Os minijogos Parts & Service exigem que o jogador realize manutenção nos animatrônicos abrindo compartimentos e trocando partes ao redor de seus corpos, desta vez feito em Bonnie, Chica, Freddy e Foxy. Vent Repair ocorre em um poço de manutenção, no qual o jogador deve resolver quebra-cabeças girando alavancas e pressionando botões enquanto repele animatrônicos com um farol, principalmente Mangle e Ennard. O jogo One Dark Rooms, com Funtime Foxy, também é adaptado de Sister Location.
Vencer cada minijogo na dificuldade normal desbloqueia sua contraparte no Modo Luz Negra, um modo de dificuldade avançada que adiciona distrações visuais e/ou auditivas a cada jogo (por exemplo, balões flutuando pela sala, música alta, etc.). Vencer todos os minijogos em ambos os modos de dificuldade desbloqueia um minijogo final, Pizza Party. Ao contrário dos outros minijogos, Pizza Party é um labirinto que utiliza movimento de teletransporte, semelhante ao Night Terrors e apresenta itens de vários níveis, juntamente com muitos dos animatrônicos do jogo em algumas salas.
Moedas colecionáveis e fitas cassete estão escondidas em vários minijogos. Coletar moedas desbloqueia brinquedos virtuais que podem ser jogados no Contador de Prêmios do jogo, enquanto coletar fitas desbloqueia registros de áudio que o jogador pode ouvir.
A Fazbear Entertainment tornou-se muito impopular devido a vários incidentes e desastres que supostamente ocorreram em seus vários locais ao longo dos anos, que foram estabelecidos como lendas urbanas. Esse problema é agravado por uma série de videogames de terror baseada nas lendas, criada por um desenvolvedor indie sem nome. Na tentativa de derrubar a má reputação que esses rumores deram à empresa, a Fazbear Entertainment encomendou o "Freddy Fazbear Virtual Experience", um jogo de realidade virtual destinado a esclarecer os rumores e convencer os jogadores de que esses eventos eram completamente fictícios. No entanto, esta narrativa é contrariada por dezesseis fitas cassetes escondidos por todo o jogo, que contêm logs gravados por um dos desenvolvedores do jogo.
Com o objetivo de alertar os futuros jogadores, as fitas expõem um processo judicial ocorrido durante o desenvolvimento do jogo, envolvendo um incidente com um ex-funcionário, Jeremy, que colocou em risco a conclusão do jogo. Além disso, as fitas revelam que a Fazbear Entertainment contratou o desenvolvedor indie sem nome para criar a série de videogames baseada nas supostas lendas, antes de cortar os laços com ele; os jogos faziam parte de um estratagema elaborado para desacreditar os rumores em torno da empresa. Mais importante ainda, as fitas alertam sobre um código malicioso que foi carregado para o jogo a partir da placa de circuito de um animatrônico antigo . Este código assume a forma de um personagem sinistro conhecido como Glitchtrap, que aparece como um humanóide em uma fantasia de coelho .. Glitchtrap é finalmente revelado como o fantasma digital de William Afton, co-fundador e serial killer da Fazbear, que está tentando escapar do jogo se fundindo com o jogador. Está implícito que a placa de circuito contendo o código foi adquirida dos restos mortais de "Scraptrap", que estava possuído por Afton.
Five Nights at Freddy's: Help Wanted contém quatro finais, dependendo da escolha do jogador:
Ao completar todos os trinta e nove níveis e jogar o nível final "Pizza Party", o jogador entrará em uma sala escura com animatrônicos e uma fita. Glitchtrap aparecerá e fará um gesto para o jogador segui-lo atrás de uma cortina. Depois de fazer isso, o jogador aparecerá em um palco como Freddy Fazbear enquanto um show começa, o que implica que ele foi colocado em um animatrônico como as crianças assassinadas originais, enquanto Glitchtrap é visto dançando alegremente ao fundo.
Se o jogador seguir as instruções das fitas, ele será levado para uma sala com marcas de mãos e arranhões por toda parte. Glitchtrap aparecerá do outro lado de uma porta, silenciando o jogador antes de recuar na escuridão. Depois disso, o jogador receberá uma pelúcia Glitchtrap. Ao completar o final secreto do Curse of Dreadbear Corn Maze, onde ele recebe uma máscara de coelho, colocar a máscara e pegar a pelúcia desencadeia uma nova conversa entre o jogador e a pelúcia. O jogador, que mais tarde é revelado ser um beta tester chamado Vanny. Vanny diz à pelúcia que ninguém suspeita de nada, assegurando-lhe que ela não o decepcionará, completando o controle de Afton sobre Vanny.
Se o jogador não seguir as instruções das fitas, ele e Glitchtrap irão trocar de corpo, com o jogador no lugar de Glitchtrap.
Se o jogador completar o nível Princess Quest, exclusivo para o port mobile do jogo, o avatar do jogador, a Princess, enfrentará uma forma monstruosa de Glitchtrap, que distorcidamente diz "Eu sempre volto. Deixe-me sair".
Depois que a versão não VR foi lançada, havia uma porta em um nível que leva a uma fazenda de árvores de Natal com neve. Ao longe, há uma silhueta de um grande prédio sendo construído pela Fazbear, com um outdoor próximo mostrando que eles estão contratando.