De uma maneira simples, a avaliação biomecânica é uma análise feita para detectar possíveis alterações físicas que possam levar a lesões e consequentes prejuízos. Normalmente, a avaliação biomecânica é feita a partir de um programa que analisa de forma minuciosa cada movimento do atleta. Em suma, a avaliação biomecânica é um teste que verifica tanto o atleta quanto a maneira que ele executa o exercício, apontando quais pontos devem ser modificados para melhorar a performance e evitar lesões. Lembre-se: sempre é possível melhorar a performance física e com o estímulo correto, prática e repetição, depois de algum tempo, tornar essas modificações algo natural ao corpo.
O Pilates clínico junta exercícios terapêuticos com as técnicas tradicionais do Pilates, porém é mais direcionado para prevenções de lesões e condições específicas de saúde. A prática é realizada por um profissional de fisioterapia, que personaliza os exercícios de acordo com as necessidades de cada pessoa.
A modalidade é caracterizada por movimentos precisos e controlados, com foco na melhoria da força central, flexibilidade, equilíbrio e postura. A respiração também possui um papel crucial, pois auxilia no controle dos movimentos e na concentração.
A fisioterapia pélvica atua nas disfunções do assoalho pélvico (um conjunto de estruturas, ligamentos, fáscias e vários músculos que revestem a abertura inferior da bacia), que podem estar relacionadas a problemas urológicos, ginecológicos, proctológicos e/ou sexuais. Essas disfunções podem acometer mulheres e homens de qualquer idade, inclusive crianças
Após a avaliação das condições apresentadas pelo paciente, o fisioterapeuta prepara uma série de exercícios de relaxamento e contração, a fim de promover a reabilitação da região do assoalho pélvico, garantindo força, resistência, recuperação, potência e até mesmo o relaxamento dos músculos desta região.
A fisioterapia pélvica é muito individualizada, então após uma avaliação minuciosa que inclui anamnese e avaliação física (tipo a da ginecologista, mas avaliando a função muscular), o profissional prepara uma estratégia de tratamento com exercícios que são realizados no consultório e em casa.
A reabilitação de lesões ortopédica é a forma mais comum de atuação do fisioterapeuta. O seu principal objetivo é preparar o individuo para a volta a atividade. O profissional atua na reabilitação funcional do paciente, utilizando os recursos conhecidos, como a eletroterapia, a terapia manual, a cinesioterapia e o Método Pilates. Nos casos pré e pós-operatórios devido a traumas, lesões ou outras origens o fisioterapeuta também é o responsável pela reabilitação.
Além de todo o conhecimento teórico e prático adquirido ao longo de sua carreira, o fisioterapeuta também desenvolve um preparo psicológico pois está constantemente sujeito a pressões e cobranças dos atletas, técnicos e muitas vezes até mesmo da mídia em relação aos resultados de seu tratamento para um retorno funcional e no menor tempo possível do atleta à sua prática esportiva.
A fisioterapia geriátrica centrada na funcionalidade é muito mais do que um tratamento físico convencional.
Ela se baseia em abordagens personalizadas que levam em consideração as necessidades individuais e os desafios enfrentados pelos idosos.
Essa abordagem é respaldada por evidências científicas que demonstram sua eficácia na melhoria da qualidade de vida, na prevenção de quedas e na promoção da independência.
A população idosa enfrenta desafios específicos relacionados à mobilidade, equilíbrio e resistência.
A fisioterapia geriátrica desempenha um papel crucial na prevenção e tratamento de problemas musculoesqueléticos e de mobilidade, permitindo que os idosos mantenham sua capacidade funcional.
Além disso, imagine um centro de cuidados para idosos que incorpora um programa abrangente de treinamento de NR (Norma Regulamentadora) para seus profissionais, visando proporcionar um ambiente seguro e adequado às necessidades dos residentes.
Assim como a fisioterapia geriátrica, a atenção cuidadosa às necessidades específicas contribui para um envelhecimento saudável e confortável.
A corrente TENS é uma estimulação elétrica transcutânea, viabilizada a partir da fixação de eletrodos na região a ser tratada.
A intensidade da corrente muda conforme a disfunção do paciente e, desde que aplicada após uma avaliação clínica para saber a dosagem correta do tratamento, a corrente tens é totalmente segura. Na maior parte dos casos, não há efeitos colaterais importantes.
Com objetivo de gerar ação analgésica, a TENS atua na aplicação de impulsos elétricos que conseguem controlar o sistema nervoso. Dessa forma, substâncias são geradas que conseguem aliviar a dor e trazer maior sensação de bem-estar.
Geralmente é indicada para dores cervicais, lombares, de cabeça, musculares, neuropatias e recuperações pós-operatória.
A corrente FES é um aparelho capaz de contrair um grupo muscular que esteja fraco ou paralisado, o FES é capaz de estimular uma contração auxiliando o paciente a executar o recrutamento de uma musculatura lesada.
As sessões objetivam fortalecer os músculos, favorecer o controle motor voluntário, minimizar a espasticidade e incentivar o retorno venoso linfático.
O tratamento assim como a corrente TENS, não é invasivo e não incorre em efeitos colaterais indesejados — é principalmente indicado para:
Facilitação e fortalecimento muscular
Ganho ou manutenção de amplitude articular
Combate às contraturas e tecidos moles
Controle de espasticidade
Normalmente, a terapia com ultrassom é indicada para lesões de tecidos moles e pode (ou não) ser acompanhada de outros tipos de tratamentos fisioterápicos. Sua ação está voltada para a redução da dor e dos estados inflamatórios, oferecendo maior mobilidade funcional e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes.O ultrassom terapêutico é uma modalidade de tratamento usada na fisioterapia para tratamento de alterações funcionais do corpo. Com um aparelho que converte corrente elétrica em energia mecânica (ondas de som) é possível acelerar o funcionamento das células da região tratada.
Traumatismo do Tecido Ósseo
Traumatismo de Articulações e Músculos
Distenções
Luxações
Fraturas
Contraturas
Espasmos Musculares
Neuroma
Pontos Gatilhos
Distúrbios do Sistema Nervoso Simpático
Transtornos Circulatórios
Processos Inflamatórios Agudos e Crônicos
Fibro Edema Gelóide - Celulite
Cicatrização de Feridas
A corrente russa é um aparelho que gera uma corrente elétrica capaz de estimular uma contração dos músculos promovendo um aumento da força e aumento do volume muscular, sendo muito utilizado na fisioterapia no tratamento de pessoas que não conseguem contrair o músculo de forma efetiva, como no caso das pessoas que tiveram AVC ou que são paraplégicos, por exemplo.
Como esse aparelho promove o aumento da força muscular, a corrente russa também tem sido utilizada por atletas para melhorar a performance e para fins estéticos com o objetivo de fortalecer os músculos abdominais, por exemplo. No entanto essa utilização ainda é discutida e os efeitos alcançados apenas pela corrente russa são considerados inferiores aos alcançados através da atividade física.
O Mat pilates se caracteriza por não utilizar instrumentos ou aparelhos para auxiliar os movimentos. Assim, a prática dos exercícios se dá, unicamente, por meio do apoio e sustentação do próprio corpo. Esse atributo torna a prática do Mat pilates mais intensiva, exigindo maior esforço e equilíbrio dos seus participantes. É, também, por essa razão que o Mat pilates traz mais resultados visíveis rapidamente, se comparado com outras modalidades.
Os movimentos clássicos do Pilates e o esforço e equilíbrio que exigem são a garantia de que todos os músculos do seu corpo serão trabalhados igualmente. Assim, não há riscos de que alguns aparelhos musculares se tornem subdesenvolvidos.
Entre os benefícios ao praticante estão o fortalecimento dos seus músculos, maior equilíbrio e melhoria da coordenação motora. Esses ganhos contribuem para elevar a qualidade de vida e, sobretudo, atrasar o processo de envelhecimento do corpo.
A amplitude de cada movimento que envolve o Mat pilates é o que o torna tão poderoso para a saúde física. Desvios posturais, por exemplo, são corrigidos gradualmente durante as aulas. O alinhamento é constantemente trabalhado nos exercícios de Pilates para fortalecer a coluna e alinhar de forma mais adequada e natural com a dinâmica física do corpo.
O Mat pilates é uma atividade física que não discrimina idades, desse modo, seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa disposta a elevar a sua qualidade de vida e desfrutar de maior força física, equilíbrio, consciência corporal, tranquilidade e flexibilidade.
O que achou do Mat Pilates? Acredita que é a atividade física ideal para você ou prefere outros tipos de treinamento? Seja qual for seu objetivo, entre em contato com a gente e agende uma aula experimental.
A quiropraxia é uma área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e ossos através de um conjunto de técnicas realizadas com as mãos, que têm como objetivo melhorar a flexibilidade, reduzir a dor e recuperar as funções normais das vértebras, dos músculos e ligamentos. Além de auxiliar na melhora da dor, a quiropraxia também promove o relaxamento e o bem-estar geral, pois as terapias manuais ajudam a diminuir a tensão muscular, muito comum em casos de estresse ou ansiedade.
O Conceito Maitland é uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode ser realizada em qualquer articulação respeitando as direções, as amplitudes do movimento a orientação das superfícies articulares e a individualidade anatômica de cada indivíduo, aplicando de forma eficiente o grau de mobilização .
Apropriado ao estágio da disfunção evoluindo as mobilizações passivas acessórias (artrocinemática) e fisiológicas, para movimentos ativos, com qualidade, sendo que o grande diferencial do conceito Maitland é o Raciocínio Clínico.
Surgiu na década de 60, na Austrália, sendo idealizado pelo Fisioterapeuta Geoffrey Douglas Maitland (1924-2010), co-fundador da IFOMT (International Federation of Orthopedic Manipulative Therapists), desenvolveu o seu conceito de avaliação e tratamento. Atualmente, consiste em um método padrão e imprescindível na vida profissional de fisioterapeutas que trabalham com terapia manual. Este conceito baseia-se em dados clínicos colhidos através de uma anamnese minuciosa. Tem sido um dos pilares da fisioterapia manipulativa moderna.
O Dry Needling é definido internacionalmente como Terapia Manipulativa ou Manual Intramuscular, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única”. É uma técnica bastante comum na Fisioterapia Manipulativa Ortopédica, e que vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Dry Needling consiste na inserção de uma agulha para estimular o processo de cicatrização de tecidos moles (“Trigger points” musculares, fáscias, tendões e ligamentos, etc), resultando em alívio da dor e restauração da função neuromusculoesquelética. O Dry needling resulta na desativação do Trigger Point, reduzindo a dor e restaurando a função do comprimento normal do músculo envolvido. Utiliza-se uma agulha de acupuntura, que é muito fina e algumas pessoas nem sequer a sentem penetrar na pele. Em um músculo saudável, sente-se pouco desconforto com a inserção da agulha. No entanto, se o músculo é sensível e encurtado ou há Trigger Points ativos dentro dele, o indivíduo vai sentir uma sensação como uma cãibra muscular – “a resposta de contração”.
A liberação muscular consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo) do músculo. Hoje, essa técnica já é comumente incorporada à fisioterapia para relaxar a musculatura.
A Ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as Ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
A massagem relaxante é uma técnica que aplica movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo, como cotovelos, punhos e antebraços. Durante a sessão, são utilizados cremes ou óleos vegetais que auxiliam a execução dos movimentos sempre contínuos, mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento. A técnica libera um hormônio chamado ocitocina, que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse. Através desses movimentos, a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras, já que ela aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células. Desse modo, as técnicas desenvolvidas pelo massoterapeuta original os benefícios da massagem relaxante, trazendo equilíbrio e nutrição celular, além de eliminar as toxinas presentes no corpo.
Seu diferencial está em focar nas partes do corpo que mais necessitam de tratamento. Por meio de manobras combinadas com técnicas da Massagem Clássica, Shiatsu e Alongamentos, a Terapêutica tem como principal função obter resultados na recuperação do músculos, ou seja, trabalhar em locais específicos do corpo onde existem tensões e dores.
Outro ponto positivo dessa técnica, é que a Massagem Terapêutica sempre é praticada com atenção personalizada e individual, isso significa que sua aplicação pode ser diferente de pessoa para pessoa. Na Champi, analisamos cada caso individualmente e tanto os movimentos necessários, quanto a duração do tratamento, serão definidos com base na necessidade de cada paciente.
A Massagem Terapêutica também tem efeito relaxante para o corpo, porém sua principal função é a de obter resultados na recuperação de músculos que sofreram lesões. Essa técnica é bastante indicada para atletas, que podem ser beneficiados após treinos intensos ou competições que exigiram muito de seu corpo. Pacientes que têm um quadro mais sensível ou característico, também podem se beneficiar da Massagem Terapêutica! Ela é indicada para gestantes, por exemplo, ou para pessoas com deficiências específicas que necessitam de tratamentos mais complexos.
Como a Massagem Terapêutica é completamente personalizada, envolvendo muitas vezes somente a área do corpo que foi afetada e necessita de tratamento, ela não pode ser praticada por qualquer pessoa
A massagem desportiva é uma técnica muito eficaz para quem pratica esportes e sofre de dores ou lesões nos músculos, causados por tensão. Ela é uma grande aliada para a recuperação da musculatura, pois melhora a circulação sanguínea e auxilia na eliminação das toxinas presentes na musculatura após um treino intenso!
A massagem desportiva promove muitos benefícios à quem escolhe por incluí-la na rotina, seja antes ou depois dos treinos.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que pode ser realizada de forma manual ou com o auxílio de aparelhos. Como o próprio nome sugere, a finalidade é trabalhar o sistema linfático, composto por vasos que movimentam fluidos no corpo. Assim, o acesso da linfa no sistema circulatório é favorecido. A linfa é um importante líquido que limpa as impurezas do sangue. No entanto, se houver um acúmulo, pode causar dor e inchaço. É justamente para eliminar esses incômodos que a drenagem linfática deve ser feita. Por causa disso, vai além da questão estética. Ela pode ajudar muito no período pós-cirúrgico, durante a gestação e depois de um parto. Afinal, nessas fases da vida, o corpo costuma ter muito inchaço. Em uma sessão, ele pode ser trabalhado por completo. Todavia, também é possível focar em uma parte específica que esteja precisando desse serviço, como nos pés inchados, por exemplo.