A saúde do atleta vai além da prevenção e tratamento das lesões rotineiras a prática esportiva ( dores, contraturas, estiramento, torções, rompimento de estruturas e até mesmo fraturas).
A saúde do atleta também é desempenho, rendimento na temporada e sua funcionalidade.
Infelizmente uma atenção de qualidade gera custos altos o que acaba por impedir muitos atletas de crescer e ganhar visibilidade. Pensando nisso chegamos até aqui para trazer até você a possibilidade de ter um acompanhamento adequado para a manutenção da sua saúde.
Nosso incentivo consiste em proporcionar atendimentos específicos para atletas e esportistas de nossa região. Não se trata de um patrocínio financeiro e sim em ofertar serviços específicos a preços acessíveis.
Educadores físicos, fisioterapeutas e médicos do esporte recomendam a Avaliação Biomecânica Funcional para todos os esportistas, mas você sabe por quê? Trata-se de um recurso capaz de fazer uma análise crítica dos movimentos do corpo, baseada em evidências e parâmetros científicos, enquanto o esportista simula a atividade física praticada.
O objetivo do exame de Avaliação Biomecânica Funcional é ter um laudo detalhado dos eventuais erros de postura e desequilíbrios musculares, incluindo a indicação de futuros problemas que possam surgir em decorrência deles; identificar as causas de dores nas articulações e músculos e, principalmente, apontar tudo o que é preciso ser ajustado no treino para melhorar a performance e evitar lesões.
Seu objetivo é restaurar os sistemas muscular, sanguíneo e metabólico do corpo a sua condição basal, proporcionando equilíbrio e prevenindo dores e lesões. Por isso torna-se aspecto importante de todo programa de reabilitação e condicionamento físico, em quaisquer níveis de desempenho, sobretudo nos mais elevados.
A atividade física, quanto mais intensa, gera um estresse no nosso organismo. Ocorrem microlesões musculares, alteração no pH e metabolismo do sangue, dilatação dos vasos sanguíneos, entre outras mudanças.
O nosso corpo é preparado para reagir a essas mudanças e trazer nosso corpo a homeostase (estado de equilíbrio). No entanto, muitas vezes a demora em chegar ao estado de equilíbrio traz consequências, como dores e lesões e por esse motivo que surgiu o recovery e por isso que ele está sendo tão difundido entre clínicas e profissionais da saúde que atuam na área esportiva.
O fisioterapeuta esportivo é o profissional indicado, como mencionado, para lidar com os atletas profissionais ou amadores. Por isso, em suas atribuições, estão a prevenção de lesões e a reabilitação desses indivíduos após qualquer tipo de ocorrência relacionada (ou não) com o esporte.
Além disso, o fisioterapeuta também tem a função de manter os cuidados com os atletas, garantindo que eles estejam aptos a trabalhar com performance total em suas atividades esportivas. Esse profissional atua, muitas vezes, junto a pessoas de outras áreas, como a Educação Física.
A Terapia Manual é uma das ferramentas da fisioterapia que consiste na aplicação de técnicas com as mãos sobre o corpo do paciente, com o objetivo de promover o retorno da função normal dos seus sistemas. Todas as pessoas podem se beneficiar das técnicas que a Terapia Manual oferece e não precisa estar doente ou com alguma disfunção para solicitar o atendimento de um fisioterapeuta que trabalha com esta ferramenta.
Várias abordagens ou técnicas da Terapia Manual evoluíram com o passar dos anos e são muito aplicadas, para o trabalho de condições clínicas neuromusculoesqueléticas, englobando articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico. As modalidades que um terapeuta manual utiliza em seus atendimentos são: mobilização articular, manobras miofasciais, manobras neuro meníngeas, cadeias musculares, terapia crânio-sacral e terapias viscerais.
Entre elas temos a Quiropraxia, Conceito Mulligan e PNF, Agulhamento Seco ou Dryneedling.
A massagem desportiva é uma técnica muito eficaz para quem pratica esportes e sofre de dores ou lesões nos músculos, causados por tensão. Ela é uma grande aliada para a recuperação da musculatura, pois melhora a circulação sanguínea e auxilia na eliminação das toxinas presentes na musculatura após um treino intenso!
Além de ajudar na recuperação, a massagem desportiva te auxilia na potencialização dos seus rendimentos e prepara seu corpo para um novo treino ou competição. Para conhecer mais sobre essa técnica
Na pré-competição a massagem desportiva é indicada para preparar a musculatura e, por consequência, auxilia o atleta a se concentrar melhor na prova. É uma massagem tonificante, superficial e rápida que excita o Sistema Nervoso Central e tem o objetivo de aquecer a musculatura, promovendo a vasodilatação e a estimulação.
Já na pós-competição, a desportiva tem o objetivo de promover uma ação desintoxicante com movimentos lentos e profundos para recuperar as fibras musculares, acelerar a regeneração do atleta, eliminar resíduos metabólicos através da drenagem sanguínea e beneficiar a nutrição celular.