A maior parte do status quo científico na Internet errou na interpretação da matemática e dos experimentos da física quântica. A maior parte dos erros são devido a afirmação de Albert Einstein, escrita em uma carta pessoal para outro cientista: 'ação estranha a distância' (se referindo a entanglement). Outro erro é resultado do conceito de gato zumbi de Schrödinger, e o terceiro sobre interpretações erradas dos experimentos que envolvem fenda dupla.
O resultado destes erros foi grave, pois temos pessoas espalhando pela Internet que toda ciência estaria errada, que não tem utilidade, que os cientistas devem evoluir para o esoterismo. E isto se espalha por todas áreas de estudo, com pessoas insinuando que universidades não teriam utilidade.
O gato de Schrödinger
Nunca existiu na prática, em qualquer tempo, e sem necessidade de qualquer observação por ser consciente ou não; um gato zumbi dentro da caixa. Digamos que você tenha três meias: uma azul, uma vermelha, outra verde. Alguém coloca uma delas dentro de uma caixa. Em nenhum momento existirá uma meia branca, apenas uma média das possibilidades que não deve ser interpretada como existindo na prática. Dentro da caixa, sendo observada ou não, existirá apenas uma meia azul, vermelha ou verde. Quando se fala, por exemplo, em cidadão médio, sabemos que não se trata, necessariamente, de uma pessoa que exista na prática, mas apenas de uma abstração matemática que representa um conjunto de maneiras de ser.
Experimento da fenda dupla, e o apagador quântico.
Não existe interferência por parte de um observador consciente que alteraria a realidade conforme sua vontade. Os fótons e elétrons (e o universo) não modificam de comportamento quando observados por ser consciente. O que existe é o resultado de uma verificação sobre propriedades de (por exemplo) onde estaria determinada partícula que até então somente se sabia em termos probabilísticos, não significa que a partícula está na prática em todos aqueles locais, apenas que pode estar. Não existe alteração do passado, nem qualquer resultado que viole qualquer lei da física clássica.
Entanglement
Não existe qualquer informação viajando mais rápido que a velocidade da luz, nem 'buracos de minhoca' conectando partículas. Não existe ação a distância. Imagine que você tem duas meias; uma preta, outra branca. Coloca cada uma em um envelope, embaralha, e entrega uma delas para sua irmã. Sua irmã vai para a lua com o envelope. Então você abre o seu envelope e observa que a meia com você é preta. Logo, você sabe que a meia que está com sua irmã é branca. Neste caso, matematicamente se diz que ambas meias estão em entanglement. É possível desfazer este entanglement, como acontece com partículas? Sim, imagine que no caminho até a lua, a meia que está com sua irmã se misture em uma máquina de lavar roupas com outras meias, e se torne marrom. O entanglement foi desfeito. Sim, é simples assim. Na física quântica, entanglement se refere a interação entre partículas, que passam a compartilhar o oposto de algumas propriedades (uma com spin para cima, outra com spin para baixo). Tal compartilhamento de propriedades opostas é mantido até que as duas partículas interajam com outras partículas.
Em nenhum momento, em nenhuma interpretação correta, qualquer lei da física clássica foi violada pela física quântica. Exemplo de interpretações da matemática:
Uma maçã + uma maçã = ?
No mundo real: duas maçãs ou uma maçã grande? Sabemos que o correto são duas maçãs. A matemática deve ser interpretada corretamente, e nem sempre estruturas matemáticas possuem existência física real no mundo prático, são apenas abstrações. A física quântica já é utilizada na prática, e está de acordo com a física clássica, não existindo violações.
Busque as interpretações corretas e ajude a desfazer o desastre provocado por algumas palavras e conceitos retirados de contextos, errados ou mal elaborados, proferidos na vida pessoal e privada, por gênios em momento de descontração.