Divulgação Científica

ORIGINAIS FÍSICA ALTERNATIVA

INTERNET 5G

TEXTO ORIGINAL

Autora:

Emmanuel de Moura

internet_5g.pdf

FELIZ DIA PARA AQUELAS QUE FAZEM CIÊNCIA: FELIZ DIA DA FÍSICA!

TEXTO ORIGINAL

Autora:

Thamires Luana Cordeiro

DC_Thamires Luana.pdf

PARQUES EÓLICOS EM MAR ABERTO

TEXTO ORIGINAL

Autor:

Emmanuel de Moura

Geracao_offshore .pdf

MEIO AMBIENTE, FOGO E PODER POPULAR: O CIENTISTA E A POLÍTICA

TEXTO ORIGINAL

Autores:

Willian Grecillo dos Santos

Maria Vitória Cavalheiro Issler

MEIO AMBIENTE, FOGO E PODER POPULAR_ O CIENTISTA E A POLÍTICA.pdf

GUITARRA ELÉTRICA

TEXTO ORIGINAL

Autor:

Emmanuel de Moura

_Guitarra Elétrica.pdf

AS TEORIAS CIENTÍFICAS PRESENTES NA SÉRIE DARK

TEXTO ORIGINAL

Autores:

Luana Schneider

Emmanuel de Moura

A partícula de Deus .pdf
O Paradoxo de Bootstrap.pdf
O Paradoxo do avô.pdf


REPRODUÇÕES


Kit-Covid: quais as implicações do uso de medicamentos sem eficácia comprovada

Minicurso de astrofísica- pet física/ufsm

O Minicurso de astrofísica foi um evento organizado e realizado pelo PET FÍSICA UFSM, entre os dias 23 de novembro até 04 de dezembro de 2020, de forma on-line. Os vídeos abaixo foram publicados no canal do YouTube do PET FÍSICA.

CÉUS INVISÍVEIS: DISTINTAS NARRATIVAS E INTERPRETAÇÕES PARA O QUE CHAMAMOS "ASTRONOMIA".

"Nesse encontro falaremos um pouco de outras narrativas, menos visitadas pela historiografia da Astronomia. Em vez de nos ocuparmos do conhecimento astronômico a partir de referenciais ocidentais, numa perspectiva histórica monumental, faremos algumas incursões pelas astronomias. Pensadas de maneira plural “as astronomias” consideram o importante papel das Ciências Sociais na emergência em dar visibilidade ao que ficou oculto por muito tempo."

FUNDADORES DA ASTRONOMIA MODERNA

"Durante muitos anos, diversos povos observaram os céus, marcando a posição de estrelas para determinar o início e fim de colheitas, como também para a navegação. Após 3 grandes cientistas, a astronomia mudou de rumo e passou a ser usada para responder questões mais fundamentais. Na palestra vou explorar as ideias de Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês que em sua teoria propõe que o Sol está no centro de tudo, desafiando a ideia da época. Vamos explorar as contribuições de Johannes Kepler, astrônomo, astrólogo e matemático alemão, que fundamentou a mecânica celeste e Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês, que mediu dados de posição das estrelas e dos planetas com grande precisão. "

A DISPUTA ENTRE CARTESIANOS E NEWTONIANOS NOS SÉCULOS XVII E XVIII SOBRE A FORMA DA TERRA.

"O conhecimento sobre a forma esferoidal da Terra remonta à Grécia Antiga e já naquele passado longínquo, aconteceram as primeiras medidas sobre suas dimensões. No século XVII duas novas mecânicas, a cartesiana e a newtoniana, ambas comprometidas com a hipótese copernicana, teoricamente prediziam que o planeta era um esferoide achatado respectivamente no eixo equatorial e no eixo polar. Esta disputa entre cartesianos e newtonianos somente foi resolvida experimentalmente após a morte de Newton pelas medidas das Expedições geodésicas Francesas entre 1736 e 1745 à Lapônia e ao Peru."

A ASTRONOMIA NO SÉCULO XIX

"Astrônomos no século XIX deram um passo além de apenas catalogar o céu e obter medidas de posição. Eles agora querem descobrir o que é impossível de ser visto, como a composição de estrelas, planetas, asteroides. Nessa palestra, veremos que desenvolvimentos nas áreas de matemática, física, e química auxiliaram o entendimento desses objetos previamente conhecidos, principalmente com o uso da técnica de espectroscopia."

VENDEDORES DE ESTRELAS: O GRANDE DEBATE DA ASTRONOMIA DE 1920 NA IMPRENSA NORTE-AMERICANA

"Há cem anos, o chamado Grande Debate da astronomia - evento que aconteceu durante o encontro da Academia Nacional de Ciências em 26 de abril de 1920 -, lançou luzes sobre a antiga controvérsia científica a respeito da existência de outras galáxias além da Via Láctea e do tamanho do universo. Os astrônomos norte-americanos Harlow Shapley e Heber Curtis, ambos sediados em observatórios na Califórnia, representaram teorias e dados que apontavam em direções opostas. A controvérsia atraiu o imaginário do público nas páginas de jornais e revistas, em meio a um período de transformações na imagem pública da ciência e na forma de comunicá-la para o público. "

A HISTÓRIA DA ASTROFÍSICA NO BRASIL E NO RS

Descrição não disponibilizada pelo PET FÍSICA/ UFSM