Conselhos e Comissões

CONSELHO CONSULTIVO

O Conselho Consultivo da Equipe de Física é sempre um grupo de estudos e/ou pesquisas ou laboratórios na área da Educação na qual tem a finalidade de orientar, auxiliar e aconselhar os(as) educadores(as) e a Coordenação Pedagógica da equipe. Dentre suas atribuições, estão:

I- Orientar planos de ensino, planos de aula e elaboração de materiais didáticos de educadores que necessitarem;

II- Auxiliar a Coordenação Pedagógica da Equipe em planos e ações metodológicas;

III- Emitir pareceres técnicos sempre que solicitado;

IV- Contribuir com a formação pedagógica dos(as) educadores(as) de Física.

Deve-se salientar que o Conselho Consultivo NÃO tem caráter normativo, ou seja, não é obrigatório que as orientações do conselho sejam implementadas.

Durante o ano letivo de 2020, o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) é nomeado como o Conselho Consultivo da Equipe de Física.


COMISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO DA APOSTILA DE FÍSICA (CRAF)

A Comissão de Reestruturação da Apostila de Física (CRAF) tem a incumbência de elaborar e reestruturar a apostila de física do PUPA sempre que a mesma seja solicitada pela Coordenação Executiva do programa.

São características e atribuições da CRAF:

I- Esta comissão deve ser criada pela Coordenação Pedagógica da Equipe no prazo máximo de três meses anteriores ao prazo de entrega da apostila à Coordenação Executiva.

II- Esta Comissão é composta por QUALQUER integrante da equipe de Física que queira participar, e é dever da Coordenação pedagógica garantir esse direito.

III- O(a) Coordenador(a) pedagógico(a) deve assumir a Coordenação Geral desta comissão.

IV- A comissão deve entregar a apostila pronta para o Conselho Consultivo até um mês antes do prazo final para envio, estipulado pela Coordenação Executiva.

V- O Conselho Consultivo deve devolver a apostila para a CRAF em até 20 dias após o seu recebimento, junto com um parecer avaliativo.

VI- É responsabilidade da Coordenação Pedagógica da Equipe enviar a apostila dentro dos prazos estipulados pela Coordenação Executiva.


Atualmente, esta comissão é formada pelos(as) seguintes educadores(as):

1- Bruna da Rosa de Brites

2- Emmanuel Adamski de Moura

3- Luana Tais Puhl Schneider

4- Lucas Carvalho Pacheco

5- Ravenna Seixas da Silveira

6- Thiago Flores Magoga


COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS (CPS)

A Comissão de Processos Seletivos (CPS) é uma comissão que deve ser nomeada pela Coordenação Pedagógica da equipe sempre que um processo seletivo para novos educadores da Equipe for aberto.

Essa comissão é composta por dois integrantes da equipe e não deve ter o(a) coordenador(a) pedagógico(a) da equipe entre seus membros. São características e atribuições da CPS:

I- A CPS tem autonomia para elaborar o processo seletivo, quando solicitado.

II- A CPS deve elaborar um documento orientador para o Processo seletivo, e este processo deve conter, ao menos, uma carta de intenção e uma entrevista.

III- O número de vagas abertas para cada processo seletivo deve ser a subtração do número de educadores no quadro atual de doze (número máximo de educadores por equipe).

IV- A CPS é autorizada a abrir vagas para suplentes.


Atualmente, esta comissão é formada pelos(as) seguintes educadores(as):

1- Arthur Rocha de Araújo e Santos

2- Emmanuel Adamski de Moura