Os GTs ocorrerão nas tardes dos dias 19 e 20.11 (GT 1), e 23 e 24.11 (GT 2). A participação nos GTs requer inscrição prévia (confira abaixo mais informações e, em "Inscrições e Certificação", o link para o formulário de inscrição). Os encontros dos GTs não serão transmitidos pela internet e serão realizados pela plataforma Google Meet (o link para o encontro será enviado na véspera, por e-mail, aos e às participantes).
As Plenárias ocorrerão nas noites dos dias 19, 20, 23 e 24.11 e não requerem inscrição. Elas serão transmitidas pela internet através do canal do Janelas Filosóficas no Youtube, e dos canais do IFCH da UFRGS no Facebook e no Youtube. Uma lista de presença será disponibilizada quando da transmissão das Plenárias para fins de atestado e certificação.
A proposta deste GT é compartilhar e discutir concepções, modelos e formas de pensar o ensino de filosofia, principalmente nas escolas. Propostas de reflexão sobre o ensino de filosofia são bem vindas, por exemplo, as que tentem responder às seguintes perguntas: quais os aspectos indispensáveis das aulas de filosofia no contexto escolar? Qual o papel da filosofia como disciplina escolar dentre as demais disciplinas? Como pensar o papel da filosofia em uma formação interdisciplinar no contexto escolar? O que significa relacionar aspectos cotidianos da vida dos estudantes com o ensino de filosofia na escola?
Já este GT pretende compartilhar e discutir propostas de sequências didáticas, planos de aula, exercícios, ou seja, atividades a serem propostas e realizadas nas aulas de filosofia, principalmente nas escolas. Propostas de atividades em todos os níveis e modalidades, do Fundamental, passando pelo Médio à EJA, são bem vindas, sobretudo as que mostrarem como as vivências dos estudantes podem relacionar-se com instrumentos, temas, problemas e/ou textos filosóficos.
Nas tardes dedicadas para cada GT, os e as participantes terão a oportunidade de inteirar-se de todas as contribuições submetidas, podendo assim conjuntamente conversar e debater sobre elas. Não haverá, propriamente, apresentação de trabalhos, mas todos e todas terão acesso aos textos e direito a voz, podendo colocar questões e respondê-las, em um processo de troca igualitária. Uma equipe ficará responsável por mediar as falas, cuidando para que todos e todas que quiserem se manifestar possam fazê-lo satisfatoriamente. Ao final do segundo dia do GT, o grupo deverá produzir colaborativamente uma proposta escrita que reflita as conversas e discussões realizadas. Esta proposta colaborativa, assinada por todos/as os/as participantes dos GTs, será igualmente publicada nos Anais do evento, assim como as contribuições individuais submetidas no ato de inscrição.