Comunicações orais

Voltadas para docentes e estudantes de Licenciatura

17 de outubro

Afroetnomatemática

Público-alvo: Alunos de graduação em Licenciaturas e professores (ou similar)

Resumo: Apresentação de ideias sobre o Ensino da Matemática relacionado a cultura africana e indígena. Apresentação de material pedagógico impresso com algumas sugestões de tarefas.

Responsável: Elisa Mara da Luz Rodrigues

Horário: 18h30min

Estatística e Poluição do ar: em busca de uma gestão urbana sustentável

Público-alvo: Alunos de graduação em Licenciaturas e professores (ou similar)

Resumo: A proposta é de uma apresentação oral, de 30 a 40 minutos, cujo objetivo é expor uma pesquisa em andamento que utiliza a análise de componentes principais (ACP) para identificar a relação entre três variáveis meteorológicas (temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar) e uma partícula inalável (MP10), na cidade de Santa Gertrudes – SP, que é uma cidade cercada por grandes fábricas de pisos e revestimentos cerâmicos, no período de 2019 a 2022. Essa proposta visa apresentar o alto índice de poluição da cidade por meio de visualização gráfica e uma metodologia estatística robusta. Esse trabalho está intrinsecamente ligado aos objetivos de desenvolvimento sustentável presente na Agenda 2030, mais especificamente o ODS 11- Cidades e comunidades sustentáveis. O público-alvo dessa proposta são estudantes de licenciatura e professores. É um trabalho inédito, ainda não foi apresentado.

Responsáveis: Pollyane Vieira da Silva, Universidade Federal de Pelotas; Amanda Lombardo Fruehauf, Universidade de São Paulo; Givanildo Donizeti de Melo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Magda Adelaide Lombardo, Universidade de São Paulo.

Horário: 19h10min

Diário de professor - atividades práticas feitas em aula no EF2

Público-alvo: Alunos de graduação em Licenciaturas e professores (ou similar), Professores da educação básica que queiram fazer mais aulas práticas em sua atuação.

Resumo: A proposta é mostrar o que tem sido feito em sala de aula, com estudantes do 9 ano (atividades práticas) e tentar reproduzir algumas durante a oficina, de forma que os participantes saiam com ideias possíveis de serem feitas em suas salas, com aplicações diretas ou adaptadas a cada uma das realidades das diferentes redes de ensino.

Responsáveis: Leandro Millis - SME Viamão (escola Presidente Getúlio Vargas) e SMED Porto Alegre (Escola Nsa de Fátima)

Horário: 19h40min

19 de outubro

Educação Financeira Crítica: uma prática que contribui para a erradicação da pobreza

Público-alvo: Alunos de graduação em Licenciaturas e professores (ou similar), Preferencialmente alunos de Licenciatura em Matemática e Professores de Matemática.

Resumo: O trabalho será apresentado de forma oral com apresentação de slides. No primeiro momento (25 min.) este trabalho pretende apresentar um resgate histórico (mundo e Brasil) sobre a temática Educação Financeira. No segundo momento (15 min.) apresentar Cenários para Investigação (O. Skovsmose) na prática da Educação Financeira. Tem como objetivo principal trazer reflexões sobre as propostas didáticas que são desenvolvidas no Ensino em relação a temática Educação Financeira e sua contribuição para a erradicação da pobreza. A interação será com o envolvimento do público no contexto de um Cenário para Investigação que envolve a prática da Educação Financeira. Essa proposta tem origem na pesquisa, em andamento, do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - MESTRADO ACADÊMICO - UNIPAMPA intitulada: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BAGÉ (RS) A PARTIR DA APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 5.768/2017

Responsáveis: Cleidson Ferreira dos Santos - Mestrando. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Horário: tarde

O Problema do Macarrão e a Probabilidade Geométrica

Público-alvo: De 14 a 17 anos, Alunos de graduação em Licenciaturas e professores (ou similar)

Resumo: O trabalho apresenta um roteiro de atividades sobre Probabilidade Geométrica, baseado no Problema do Macarrão proposto por Wagner (1997). O objetivo é explorar situações probabilísticas, utilizando entes geométricos como forma de resolução, a fim de potencializar o ensino de Probabilidade e desenvolver o raciocínio probabilístico dos estudantes do Ensino Médio. Essa proposta foi aplicada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública, no formato de plano de atividades, com a metodologia da investigação matemática. Na ocasião obtivemos uma boa interação dos alunos com argumentos interessantes sobre o tema. A metodologia utilizada foi a investigação matemática, que proporciona protagonismo dos alunos no processo, e como recurso, foi utilizado o software GeoGebra, que permite investigar a desigualdade triangular, um conceito importante para a resolução do problema. Assim, propomos comunicar os resultados e as discussões sobre possibilidades de ensino da Probabilidade aliados a conceitos geométricos, unindo áreas diversas da matemática e mostrando uma outra perspectiva para o aluno.

Responsáveis: Tatiane Aline Rodrigues Kayser - Programa de Pós Graduação em Ciências Exatas, FURG. Prof. Dr. Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior – FURG

Horário: 

AVENTURANTES: as descobertas de Gabinho e Trovão 

Público-alvo: Alunos de graduação em Licenciaturas e professores (ou similar) e quem mais tiver interesse

Resumo: Desejo apresentar os 2 livros de mim autoria. São histórias infantis envolvendo conceitos matemáticos que podem ser explorados em sala de aula. Cada livro contém 5 histórias (AVENTURANTES 1 e 2). Tenho realizado algumas atividades de formação de professores e atividades com alunos a partir do livro. O retorno tem sido muito produtivo.

Responsável: Simone Mumbach