Segunda

11/12

15H00

Workshop

Lambe lambe feminista: os comos e porquês da degustação de vulvas e vaginas

com Carmo Gê Pereira


Em 1975, o Relatório Hite, constata que uma grande parte das mulheres cis tinha receio em receber o sexo oral. As maiores preocupações eram o cheiro e a higiene da vulva e vagina. Um estudo no Reino Unido de 2016, feito com uma amostra de jovens cis-heterossexuais, demonstra as mesmas preocupações. Uma pesquisa realizada em 2014 pela empresa Sex Wipes no estado de São Paulo no Brasil em casais cis-heterossexuais aponta para 43% dos entrevistados a recusarem ou se esquivarem de tal prática apontando como principal razão um nojinho injustificado.

Considerando que nenhuma prática é obrigatória e a melhor e principal razão deverá ser sempre a vontade, será esta prática ainda um território dissidente? É uma vulva um lugar assustador? E o prazer? Com quem fica?

Exploremos a história, técnicas e sexo mais seguro, para que com a confiança e conhecimento devidos este mal só afecte a cis-normatividade e heterossexualidade aborrecida, num convite para um lambe-lambe (panfleto em português do Brasil) bem feminista para quem quer que tenha e/ou goste de ter prazer e dar prazer a lamber… Vulvas, claro!


+ info: http://carmogepereira.com/




15H00

Rastreio de HIV

Um dos pincípios do festival é a divulgação do sexo seguro e do impacto da SIDA (VIH/HIV). Assim surge a colaboração com a Associação Existências, através da qual a República Rosa Luxemburgo é um ponto de distribuição de contraceptivos desde este ano.

A Existências tem como principal objetivo a promoção e proteção da saúde, através da prestação de cuidados preventivos, curativos e reabilitativos. Tem como fins secundários a intervenção social, a formação e educação.

Teremos um espaço dedicado ao rastreio de HIV a partir das 15h00.

16H30

Projecção documentário e conversa


Transgender life in Slovenia

com Flip

Slovenia | Direcção: Michelle Emson | Produção: Anja Koletnik in Evan A. Grm

O documentário conta com a história de dez pessoas transgénero e de género não-binário. Expõe diversas experiências sobre a(s) identidade(s) de gênero(s) e a realidade de ser uma pessoa transgénero na sociedade eslovena.


+info: Transgender Life in Slovenia



18H00

Projeção curtas

- Brujxs

Argentina | Realizadora: Cristina Miranda


- O Encontro

2016 | Equador | Realização: Gabrielle Esteban | Produção: Mujeres al Borde


- Nós

Chile | Realização: Roberto Pino


- Alerta feminista nas ruas da América Latina e do Caribe

(Manifesto feminista)

Perú | Mare Advertencia



18H30

Projecção vídeos

Perspectivas Indígenas sobre Concepções de Género

com Francisco Norega e Jéssica Araldi


Muitos dos conflitos que vivenciamos na relação dos nossos corpos com o mundo são fruto da imposição homogeneizante do Ocidente - a partir dos violentos processos de colonização do mundo inteiro. O objectivo desta actividade é trazer às discussões sobre género algumas concepções indígenas sobre o tema. Através de vídeos e outros documentos, faremos uma viagem por outras geografias onde, de uma maneira ou de outra, as concepções nativas do mundo resistem e se vão reinventando através dos tempos.

Pretendemos sair do binarismo ocidental, das caixas que as sociedades europeias tanto se esforçam por impôr a todo o mundo, para assim contactar outras maneiras de olhar e conceber o género, a identidade e a sexualidade. O nosso sentir e estar, quando definido exteriormente ou imposto verticalmente, transforma a nossa relação com o mundo num processo de constante violência - tal como o da colonização - para com nós mesmxs e com x outrx. Permitamo-nos, então, encontrar com outras referências, essas que há tanto tempo resistem à agressão e ao silenciamento porque têm os seus valores de vida profundamente enraizados


Duração: 1H30


22H00

O Diabo é magnífico

2016 | Chile | Realizador: Nicolas Videla


A história de Manu, uma imigrante trans chilena que se cansou da hostilidade e instabilidade em Paris, decide retornar ao Chile, após 10 anos na França. Nestes últimos dias, ela percorrerá diferentes caminhos do amor e do sexo. Daniel, um amigo francês e acadêmico lhe propõe casamento como solução para as suas questões de imigração. Mas quando Manu percebe que o seu futuro não será romântico, e sim uma relação paternal. Um viajante devolverá o romantismo à sua vida.


00H00

JAM SESSION