Alívio Cômico


Em uma história dramática, o alívio cômico é aquele momento no qual a trama principal é suspensa e o público acompanha uma ação secundária, de tom mais leve. Nesses desvios, temos acesso a contradições, fragilidades e novos pontos de vista sobre o tema abordado. Graças a eles, a narrativa retorna aos trilhos mais fortalecida, para assim prosseguir.


Brasil, 2021. Com a morte batendo à porta diariamente de milhares de vítimas da pandemia, no maior genocídio da história do país, foi preciso coragem e paixão para produzir um festival de comédia. Cientes de estarmos vivendo tempos dramáticos, escolhemos abraçar a dignidade de oferecer uma semana de respiro a quem viesse procurar nossa sala de cinema virtual.


Durante a seleção dos filmes, percebemos a dimensão do que estávamos programando: não apenas um remédio paliativo para distrair os sintomas de dor e desesperança, mas um convite a parar, escutar e sentir. Baixar a guarda. E deixar soltar o riso frouxo, ou mesmo as lágrimas de emoção. Para que, juntos, possamos caminhar - não se sabe bem para onde, mas que seja para um futuro repleto de beijos, abraços e carnavais.


Assim, sejam todes bem-vindes à primeira edição do Festival Brasileiro de Cinema Cômico, nosso queridinho FestCômico, pioneiro na exibição de filmes de comédia nacionais. Que tenha vida longa e saudável! 


Um brinde! *tim-tim*



Vitã
COORDENADORE DO 1º FESTCÔMICO

FICHA TÉCNICA

CURADORIA
Alice Name-Bomtempo
Flavia Candida
Isabel Veiga
Vitã

PRODUÇÃO
Caio Casagrande
Fausto Júnior
Vitã

DESIGN
Gianna Larocca

ARTE DOS TROFÉUS
Felipe Ferreira de Almeida


HOMENAGEADA
Betse de Paula

CONVIDADOS
Carolina Amaral
Dira Paes
Leona Vingativa
Nathalia Cruz
Jocimar Dias Jr.
Jorge Fialho
Júlio Emílio
Rodrigo Almeida
Sílvia Buarque


DIVULGAÇÃO
Caio Casagrande
Júnia Azevedo
Marlon Peter

FINANCEIRO
Camilla Ribeiro
Leidiane Moreno

AGRADECIMENTOS
Beatriz Morgana
Henrique Landulfo
Jeziel Medeiros
Laurita Medeiros
Natália Araujo
Renan Carmo
Will Nogueira