Um panorama teórico-histórico-pessoal dos estudos de comédia romântica que pretende reunir discussões sobre a origem e desenvolvimento do gênero, passando por suas principais convenções. A estrutura aparentemente simples de "boy meets girl" é questionada a partir de uma série de tensões e micro-estruturas temporais e espaciais entre o par amoroso e o mundo da comédia.
DATA 9/4
HORÁRIO 19h
DURAÇÃO 2h
Professora, pesquisadora e roteirista, é formada em Cinema pela UFF, com doutorado e mestrado pela mesma instituição. Suas pesquisas são voltadas para o campo dos gêneros narrativos audiovisuais - musicais, comédias românticas e melodramas - e estudos de roteiro. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós doutorado financiada pela Faperj.
Principais chaves teóricas dos estudos sobre a chanchada, apontando sua relevância para pensar a comédia brasileira contemporânea. Apesar do sucesso de bilheteria, as comédias musicais carnavalescas das décadas de 30 a 50 eram desprestigiadas pelos críticos de cinema da época. Dentre as alcunhas pejorativas utilizadas para descrevê-las estavam "abacaxi" (fruta saborosa, mas difícil de engolir) e "chanchada" (algo mal-feito, executado às pressas, sem valor). Nos anos 1970 e 1980, os filmes denominados como "chanchadas" foram revalorizados, principalmente pelas potencialidades políticas de suas paródias de filmes estrangeiros, vistas em retrospecto.
DATA 11/4
HORÁRIO 15h
DURAÇÃO 2h
Diretor, roteirista e pesquisador de cinema. Mestre em comunicação (PPGCOM-UFF), e atualmente Doutorando (PPGCine-UFF), desenvolvendo pesquisa sobre releituras queer das chanchadas cariocas, sob orientação do Prof. Dr. João Luiz Vieira. Em 2014, dirigiu Ensaio sobre Minha Mãe, curta-metragem exibido em 24 festivais no Brasil e no exterior. É um dos membros-fundadores da Ritornelo Audiovisual e editor da Revista Moventes.
A atriz e roteirista Nathalia Cruz reflete sobre processos de criação de humor no audiovisual, com ênfase no formato de esquetes para internet. Serão compartilhadas suas experiências de escrita individual e de escrita coletiva, como na sala de roteiristas do Porta dos Fundos.
DATA 6/4
HORÁRIO 19h
DURAÇÃO 1h30
Atriz e roteirista, ocupa a sala de roteiro do Porta dos Fundos e atua em vídeos do canal. Entre os destaques estão Cota, Não Mente e Nota de Repúdio. Em 2020 apresentou o 4º Prêmio ABRA de Roteiro e estrelou em Teocracia em Vertigem.
MEDIAÇÃO
Mestre em Cinema pelo PPGCOM-UFF. Trabalhou como roteirista, pesquisador e ass de direção em projetos para os canais Arte 1, Globoplay, Globosat+ e Multishow. É curador da Mostra Hong San-Soo, editor da Revista Moventes e diretor do núcleo de criação Ritornelo.
Dois integrantes do coletivo Saquinho de Lixo, cuja página tem hoje mais de um milhão de seguidores, partilham ideias sobre seus processos criativos e conversam sobre as relações entre humor e política. Pensam sobre a posição deles diante de uma certa tradição da comédia nacional, apontam pontos cegos, buscando também compreender o engajamento e as dimensões do riso.
DATA 7/4
HORÁRIO 19h
DURAÇÃO 1h30
Coletivo dedicado à curadoria e produção de memes criado em 2018. Sua página no Instagram conta, atualmente, com mais de 1 milhão de seguidores. Participou da exposição À Nordeste (2019), no Sesc 24 de maio; Foi indicado ao Miaw MTV na categoria Memeiro do Ano 2019 e apresentará em breve uma nova instalação em video na reabertura do Museu da Língua Portuguesa. Atualmente é formado por Alan Pereira, Davi Moraes, Júlio Emílio, Luís Porto, Rodrigo Almeida e Sofia de Carvalho.
MEDIAÇÃO
Curadora, pesquisadora, realizadora e educadora. Mestra pelo PPGCOM-UFRJ. Desde 2010 trabalha na programação e curadoria de mostras e festivais de cinema. Ministra aulas e oficinas voltadas para a realização digital e em película, memória audiovisual brasileira e o pensamento da montagem. Atua também como diretora e assistente de direção.
Um conversa da cineasta homenageada Betse de Paula, em atividade na direção de comédias desde os anos 80, com as atrizes Dira Paes e Silvia Buarque, colaboradoras de longa data da diretora. Serão relembrados os processos de construção das personagens dos filmes exibidos no festival, e será discutida a presença de mulheres na direção de comédia no Brasil.
DATA 8/4
HORÁRIO 19h
DURAÇÃO 1h30
Diretora e roteirista de longas ficcionais e documentários, Betse reúne prêmios em festivais como Gramado, Brasília e AtlantiDoc (Uruguai). É uma das principais diretoras a se dedicar à comédia no Brasil. Também dirigiu séries, foi professora de cinema e fundadora da APROCINE (associação de realizadores de Brasília).
Atriz em parceria de longa data com Betse, atua nos filmes Vendo ou Alugo e O Casamento de Louise.
Atriz e apresentadora. Em parceria com Betse, atou nos filmes O Casamento de Louise e Celeste e Estrela.
MEDIAÇÃO
Curadora, cineasta e produtora formada em Cinema pela UFF. Colabora na programação e curadoria de festivais e mostras, como Curta Cinema, Prémière Brasil do Festival do Rio, Curta Kinoforum, Goiânia Mostra Curtas, Festival de Vitória e Cabíria Festival.
Há mais de três décadas em atividade na cena transformista do Rio de Janeiro, a artista Regine de Mônaco contará suas experiências profissionais e fará um panorama das mudanças vividas em seu ofício desde que pisou nos palcos pela primeira vez até os dias de hoje. Serão apresentados os diferentes tipos de performances, relacionando-os com as tendências e demandas do mercado na noite carioca.
DATA 10/4
HORÁRIO 19h
DURAÇÃO 1h30
Começou sua trajetória artística na década de 1980, participando de concursos de dublagem e de beleza. Daí em diante passou a ser convidada a se apresentar em shows profissionalmente, personificando estrelas como Rita Lee e Édith Piaf. Atua ainda hoje na arte do transformismo com inúmeras performances, algumas tendo como foco principal a caracterização.
MEDIAÇÃO
Produtor e comunicador, atuou em mostras e festivais, como o CineclubeLGBT e o Primeiro Plano. Realizou a websérie Corpos em Isolamento e foi palestrante convidado no Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia em evento realizado pela rede Accor de Hotéis.
FILMES
Morde & assopra
Mamata
Plano controle
290 venenos
Killing me Softly
Meio filme de família. Meio filme de viagem
Ela que mora no andar de cima
A retirada para um coração bruto
DATA 7/4
HORÁRIO 17h
FILMES
Assintomáticos
Tutu da lata
Em cima do muro
Copacabana Madureira
Em caso de fogo, pegue o elevador
Reforma
Toda rosa tem espinhas
Xanatopia
DATA 8/4
HORÁRIO 17h
FILMES
Tommy Brilho
Demônia - Melodrama em 3 atos
Um amor em quarentena
Libera, HT
DATA 9/4
HORÁRIO 17h
FILMES
#Turismo_selvagem
Ideia idiota
A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira
Ketchup na massa #1
Lactovacilo
O homem que virou meme
DATA 10/4
HORÁRIO 15h
FILMES
Broto
Endless Love
Os anos 3000 eram feitos de lixo
Story.Telling
Um dia de cachorra
Alfazema
DATA 10/4
HORÁRIO 17h
DATA 11/4
HORÁRIO 19h
Zoom
As masterclasses, mesas e bate papo da mostra homenagem acontecerão ao vivo através do aplicativo zoom. A lotação de cada atividade será de 100 participantes, por ordem de chegada e mediante inscrição prévia.
Youtube
Para aqueles que não conseguirem entrar, ou preferirem acompanhar no Youtube, as atividades serão transmitidas simultaneamente no canal www.youtube.com/ritornelo.
Para os bate-papos com realizadores das sessões de curtas não será necessário inscrição prévia. Basta acessar os links acima e definir um lembrete para receber uma notificação quando a transmissão estiver começando :)