Essa é a primeira edição do FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA CÔMICO. Toda a programação é gratuita e on-line, buscando valorizar os filmes de comédia nacionais e seus artistas.

Curtas, longas-metragens e uma série de comédia estarão disponíveis durante toda a duração do evento. Também vamos promover masterclasses, debates e bate-papos sobre criação de conteúdo de humor.

Vem rir com a gente!

Carousel imageCarousel imageCarousel image

Serão 3 mostras de curtas-metragens focadas na produção nacional contemporânea, passando por diversos formatos, subgêneros e temas, desde estar na seca durante a quarentena até a abdução por extra terrestres metaleiros. Acontece, né?

Entre os longas estão os filmes de Betse de Paula, uma das mais importantes diretoras dedicadas à comédia no Brasil, que fará a estreia nacional de sua nova série no festival.

A programação ficará disponível gratuitamente em nosso canal no YouTube. Todos os curtas concorrem ao prêmio do júri popular, então assista e vote no seu favorito!

Além dos bate-papos com realizadores dos filmes, promoveremos duas masterclasses e três mesas com integrantes do júri, criadores de conteúdo de humor, como forma de incentivar a especialização de outros artistas nesse ramo.

As atividades serão gratuitas e requerem inscrição prévia. Faça a sua agora e participe!

Saquinho de Lixo
JÚRI

Coletivo multimidiático seguido por um milhão de pessoas no intagram. Seus integrantes irão discutir interseções entre meme e política.

Nathalia Cruz
JÚRI

Atriz e roteirista, ocupa a sala de roteiro do canal Porta dos Fundos e irá compartilhar sobe processos de criação para esquetes de humor.

Regine de Mônaco
JÚRI

Transformista em atuação há mais de três décadas, comentará os diferentes tipos de performance e a evolução das tendências na noite carioca.

Carolina Amaral
JÚRI

Roteirista e professora especializada em cinema de gênero, apresentará um panorama dos estudos de comédia romântica e suas principais convenções, tensões e questionamentos.

Jocimar Dias Jr.
JÚRI

Diretor e professor especializado em cinema queer e chanchadas, apontará as principais chaves teóricas desse gênero e sua relevância para a comédia brasileira contemporânea.

Betse de Paula
HOMENAGEADA

Diretora e roteirista de longas ficcionais e documentários, Betse reúne prêmios em festivais como Gramado, Brasília e AtlantiDoc (Uruguai). É uma das principais diretoras a se dedicar à comédia no Brasil. Também dirigiu séries, foi professora de cinema e fundadora da APROCINE (associação de realizadores de Brasília).


Os filmes da Mostra Competitiva concorrem a prêmios com títulos e temáticas a serem definidos pelo júri especializado. Todos os curtas concorrem ao prêmio do júri popular.

O anúncio dos vencedores e a premiação acontecerão ao vivo pelo youtube, no encerramento do festival, dia 11 de abril.

O troféu abacaxi é uma criação original do artista Felipe Ferreira de Almeida, projetada e confeccionada exclusivamente para o festival.




Composta por profissionais de diferentes ramos do audiovisual, a nossa comissão organizadora concebeu e produziu as atividades do festival buscando não somente valorizar a comédia nacional mas também a sua pluralidade. Conheça a nossa equipe cômica!

Alice Name-Bomtempo
CURADORIA

Flavia Candida
CURADORIA

Isabel Veiga
CURADORIA

Fausto Júnior
PRODUÇÃO

Caio Casagrande
PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO

Vitor Medeiros
COORDENAÇÃO, CURADORIA E PRODUÇÃO