A ADIM (Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz) e a AIAR (Associação de Desenvolvimento pela Cultura) são duas associações de defesa do património e de desenvolvimento local sediadas em duas das mais bonitas povoações da Raia Alentejana: Monsaraz e Elvas. A primeira está classificada como Património Nacional e a segunda como Património Mundial.
Em ambas, as questões das técnicas e sistemas de construção tradicionais e antigos são muito importantes, em especial nos dias de hoje. Por um lado, sofrem com as várias pressões (urbanísticas, especulativas e imobiliárias, turísticas e políticas) e por outro com a falta de qualidade da construção em geral e da certificação profissional dos intervenientes. Estas questões estão sistematicamente a provocar conflitos e desafios redobrados.
Ambas as associações têm vasta experiência, com provas dadas, na defesa do património e na organização de fóruns de discussão destas matérias: A ADIM desde 1988, e a AIAR desde 2013. A ADIM realiza os seus "Encontros de Monsaraz" desde a sua fundação e vai para a sua 25ª edição. A AIAR realiza a 7ª edição das Conferências Internacionais. Qualquer dos eventos citados assumem em cada ano uma temática específica diversificada.
Entenderam as duas associações reunir esforços este ano e conjugar a sua experiência na organização de um evento conjunto, alargado a ambos os seus territórios de influência – Monsaraz e Elvas. Neste contexto definiram estas associações, para ambos os eventos, uma temática comum, um formato similar complementar e uma programação articulada.
Pretendemos assim discutir a problemática dos ofícios da construção, das técnicas e tecnologias antigas da edificação e dos respectivos materiais tradicionais, que cada vez são mais necessários para induzir boas práticas de intervenção em edifícios patrimoniais e mesmo na construção de novos edifícios.
Pretendem assim estas associações contribuir para a preservação das qualidades ambientais e construtivas características dos centros históricos, salvaguardando a sua beleza de acabamentos, de texturas e de conforto, de resistência e de durabilidade.
Com estas linhas de pensamento e com um formato que inclui palestras, workshops, exposições e visitas guiadas a casos de estudo, estão em crer as duas associações que será um evento transformador cuja continuidade poderá vir a ser uma ferramenta importante no apoio à intervenção no património edificado local.
O evento conta até agora com o apoio e a parceria das seguintes entidades: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz; Câmara Municipal de Elvas; Junta de Freguesia de Monsaraz; Câmara Municipal de Alandroal; Unidade de Cultura da CCDR do Alentejo; MONTE A.C.E.; ESPORÃO; ICOMOS Portugal; Laboratório Hercules da Universidade de Évora; Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos; Escola Superior de Biociências de Elvas; Fundação para a Ciência e Tecnologia - Centro de estudos de Arqueologia artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra; Faculdade de Arquitectura de Lisboa; Centro Interpretativo de la Carpenteria de Lazo.