Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI)
Perguntas mais Frequentes
1) Qual a Resolução Normativa
vigente sobre bolsas de iniciação pelo CNPq?
A Resolução Normativa vigente é a RN 017/2006 que poderá ser acessada no endereço: http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352
2) Como um aluno pode concorrer a
uma bolsa de iniciação?
O estudante de graduação deve procurar um orientador/pesquisador e discutir com ele um Plano de Trabalho. Quem solicita a bolsa é o orientador, obedecendo aos requisitos da Resolução Normativa RN 17/2006 e aos prazos dos editais divulgados pelo Centro Paula Souza e também divulgados no site do CPCT.
Um projeto de pesquisa deverá ser redigido seguindo o padrão apresentado no link Seleção/Inscrição. Além disso, deve ser preenchido o formulário padronizado que pode ser acessado no mesmo link e anexados o HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO, curriculum Lattes, bem como cópias do RG e do CPF do aluno.
Todos esses documentos em PDF deverão ser entregues ao email cpct@fatecsp.br.
3) Dados bancários
Entre outros, o bolsista deve fornecer seus dados bancários diretamente ao CNPq, respondendo ao email enviado pelo CNPq em seguida ao ato de sua inscrição.
4) Quando, e para quem, o bolsista deve enviar o relatório parcial e/ou final?
Os prazos para os bolsistas entregarem os relatórios parcial e final são fixados pelo CPCT e enviados aos estudantes por email. Os relatórios devem ser enviados ao email cpct@fatecsp.br.
Para o envio do relatório o professor orientador deve preencher o Formulário de Encaminhamento do Relatório e anexá-lo ao respectivo relatório do bolsista. Sem este documento anexado, o relatório não será aceito.
5) Quantas horas semanais o bolsista deve dedicar aos trabalhos de iniciação?
As normas do Programa determinam que o bolsista deve dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deve discutir com seu orientador a carga horária a ser trabalhada desde que a mesma não seja inferior a 12 horas semanais.
6) Quais as formas de concessão de
bolsas de Iniciação Científica - IC no CNPq?
Existem duas formas:
A primeira é por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e os procedimentos para solicitação dessas bolsas podem ser obtidas com a coordenação do PIBIC/CPCT.
A segunda forma é por meio de Edital, publicado a cada três anos, exclusivamente para pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.