Conheça os professores que tornam possível o desenvolvimento científico na Fatec São Paulo.
Cada orientador possui trajetórias e áreas de pesquisa distintas, contribuindo para a formação de novos pesquisadores e para o avanço do conhecimento em diferentes campos.
Áreas de interesse
HBIM, BIM, Revit, preservação do patrimônio edificado, memória institucional
Engenheira Civil formada em 1989, na FEG/UNESP. Possui mestrado (2001) e doutorado (2017) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Professora da FATEC-SP, das disciplinas de Desenho de Construção Civil (I a IV), no Curso Superior de Tecnologia em Construção Civil modalidade Edifícios, desde 1990. A partir de 2020 passou a orientar alunos no Programa de Iniciação Científica da FATEC-SP. Suas áreas de interesse e pesquisa são: HBIM, BIM e Revit; preservação do patrimônio edificado; e memória da instituição.
Áreas de interesse
Estruturas, construções sustentáveis, conforto e impactos ambientais, ergonomia e segurança do trabalho, fundações, gerenciamento de obras
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – EEUPM (1978), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1986), especialização em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (1992), especialização em Administração pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP (1992) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP (1999). Suas atuais áreas de interesse nas áreas da construção civil e mecânica são:
- estudo, projeto e construção de estruturas de concreto armado, concreto protendido, aço e madeira
- estudo, projeto e execução tecnológica das construções convencionais, sustentáveis, pré-fabricadas ou pré-moldadas.
- estudo, projeto e execução de atividades relacionadas ao conforto ambiental
- estudo de impactos ambientais
- estudo de ergonomia e segurança do trabalho
- estudo, projeto e execução de fundações rasas e profundas
- planejamento e gerenciamento de projetos e obras
- estudo, projeto e execução de pontes e grandes estruturas
Áreas de interesse
Dessalinização, tratamento de água, energy intensity, energy consumption e water loss.
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), graduação em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012) e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC (2020). Atualmente é coordenador de câmara técnica da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, professor titular do Centro Universitário Senac e professor universitário da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: dessalinização, tratamento de água, energy intensity, energy consumption e water loss.
Áreas de interesse
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
Graduado em Engenharia Mecânica (1976) e Engenharia de Produção (1979) pela Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros (FEI). Pós graduado com Mestrado (1984) e Doutorado em Engenharia Mecânica (2004) pela UNICAMP. Atualmente é professor de ensino superior - PES 3H da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATECSP). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção com ênfase no desenvolvimento de projetos relacionados a Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.
Áreas de interesse
Materiais magnéticos, propriedades magnéticas, magneto-óptica, magnetoresistência gigante, magnetoimpedância gigante, materiais nanoestruturados
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, responsável pelo Laboratório Didático de Física da FATEC-SP e membro do grupo de desenhistas ópticos da FATEC-SP da Universidade de São Paulo (http://fap.if.usp.br/~omdg/).Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando nos seguintes temas: Magneto-óptica, Magnetoresistência Gigante e Materiais Nanoestruturados. Um dos principais resultados científicos alcançados foi a participação na descoberta da Magnetoimpedância Gigante (GMI).A GMI é utilizada em sensores magnéticos de alta sensibilidade.
Áreas de interesse
Terminologia bilíngue Alemão/Português, tradução Alemão/Português, aspectos lexicais, fonéticos e sintáticos da Língua Alemã
Possui Bacharelado (1984) e Licenciatura (2009) em Letras/Alemão pela FFLCH-USP, Especialização (1986) em Tradução Alemão Português pela FFLCH-USP e Doutorado (2000) em Língua e Literatura Alemã pela FFLCH-USP. Realizou PósDoutorado (2012-2014) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Desde 2008 é Docente de Língua Alemã na FATEC-SP. Orienta TCCs e pesquisas em nível de Iniciação Científica nas seguintes áreas: Terminologia bilíngue Alemão/Português, Tradução Alemão/Português, aspectos lexicais, fonéticos e sintáticos da Língua Alemã.
Áreas de interesse
Materiais avançados para fotônica, quantum dots, lasers em vidros dopados, guias de onda e técnicas de caracterização de materiais.
Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2005), Mestre em Engenharia Elétrica, pela Escola Politécnica da USP (2007) e Doutor em Ciências, pela Escola Politécnica da USP (2012). Professor de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo desde 2011. Sou o atual responsável pelo Laboratório de Processamento e Caracterização de Materiais da Fatec-SP. Atuo em linhas de pesquisa voltada à obtenção de Materiais Avançados para Fotônica. Minhas linhas de pesquisa envolvem a obtenção de quantum dots de grafeno e óxido de zinco e trabalhos envolvendo lasers aleatórios baseados em vidros dopados com íons de neodímio, entre outros. Também colaboro em trabalhos que visam o desenvolvimento de guias de onda a partir de filmes finos vítreos. Tenho experiência na obtenção de materiais não cristalinos por melt-quenching e sol gel e na caracterização de materiais por microscopia eletrônica, difração de raios-X, espectroscopia UV-VIS e análises térmicas, entre outras.
Áreas de interesse
Holografia, interferometria, metrologia óptica, perfilometria, refratometria, luz estruturada, triangulação a laser
Possui graduação em Bacharelado pelo Instituto de Física - USP (1988), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente coordena o PIBIC no CEETEPS e desde 2015 é o representante institucional desta instituição junto aos programas de iniciação do CNPq. Suas atuais áreas de interesse são:
- aplicações de holografia com cristais fotorrefrativos com ênfase em perfilometria e refratometria holográfica,
- estudo de técnicas de interferometria speckle para a medida de relevos
- desenvolvimento de métodos de medida de índice de refração de líquidos
- desenvolvimento análise de misturas gasosas por medidas de índice de refração por interferometria
- estudo de técnicas de luz estruturada para análise de vibrações
- estudo de técnicas de triangulação a laser para a medida de vibrações
- estudo de técnicas de metrologia óptica em geral
Áreas de interesse
Física de plasma, geração e diagnóstico de plasmas, confinamento magnético, nanotubos de carbono, deposição de filmes finos
O Prof Dr Edson Moriyoshi Ozono tem titulação de Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP – IFSUP e Doutorado pelo IFUSP na área de Física de Plasma. Sua área de interesse está concentrada no estudo de física básica
1. na geração de plasmas de micro-ondas por cavidades ressonantes,
2. na geração de plasma indutivos por tocha ICP à pressão atmosférica,
3. na geração de plasmas luminescentes DC em ambiente de vácuo,
4. no estudo de estabilidade de plasma por confinamento magnético,
5. no diagnósticos de temperatura e de densidade eletrônica de plasma
6. de medidas elétricas com uso de pontas eletrostáticas, sondas magnéticas e bobinas de Rogoswki.
As pesquisas com aplicações tecnológicas de plasma estão concentradas na produção de nanotubos de carbono e na deposição de filmes finos com uso de jatos de plasmas de micro-ondas no interior de uma câmara de vácuo MPECVD.
Áreas de interesse
Comunicação e educação, letras, multiletramentos, linguagens verbais e não verbais, adaptações literárias para cinema e televisão, linguagem audiovisual
Pós-doutora e doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), na interface Comunicação e Educação; mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP); especialista em Educação em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (UNICSUL); bacharel e Letras (FFLCH/USP); licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas (FE/USP).
Docente de Língua Portuguesa, na Fatec São Paulo, do Centro Paula Souza, nos cursos de Automação de Escritórios e Secretariado e de Secretariado e Assessoria Internacional. Responsável pela disciplina Comunicação Empresarial Geral, do curso Gestão Empresarial (EaD/Fatec). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso na área de Secretariado.
Integrante do Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (ECA/USP; CNPq), sob a coordenação do prof. dr. Adilson Citelli (ECA/USP). Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Letras e Educação, com enfoque nas linguagens verbais e não verbais. A temática recorrente é o processo de adaptação de obras literárias para o cinema e a televisão e sua aplicação no processo de formação voltado para o multiletramento, bem como as representações construídas a partir da linguagem audiovisual. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, do Congresso de Ciências da Comunicação (2014-2017).
Autora do livro Literatura, Televisão, Escola: estratégias de leitura de adaptações (Editora Cortez). Organizadora dos volumes 1, 2, e 3, da série Comunicação e Educação, publicado pela Editus, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, e dos volumes 4, 5, em parceria com Ana Luisa Zaniboni Gomes. Tem diversos artigos publicados ao longo da formação acadêmica.
Áreas de interesse
EIA/RIMA, poluição atmosférica, saúde pública, meio ambiente
Possui graduação, licenciatura e bacharelado, em ciências biológicas. Cursou aprimoramento em análises clínicas no Instituto Adolfo Lutz (1992-1993), cursou especialização em Saúde Pública (1994), mestrado em Saúde Pública (2000), doutorado em Saúde Pública (2005) e pós-doutorado em Saúde Pública (2014) na Faculdade de Saúde Pública da USP, com ênfase em saúde ambiental. Atualmente é docente em regime de tempo integral na FATEC SP atuando nas linhas de pesquisa:
- EIA RIMA,
-Poluição Atmosférica,
-Saúde Pública e Meio Ambiente
Áreas de interesse
Gerenciamento de projetos, construção enxuta, sustentabilidade, retrofit, empreendedorismo, tecnologia da informação em obras, big data
Possui graduação em Tecnologia de Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1987) e Engenharia Civil pela Universidade Guarulhos (1996), possui pós-graduação, mestrado (2001) e doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, onde desde 1988 estuda e pesquisa na área de engenharia civil e de produção. Tem experiência acadêmica e de consultoria na área de Engenharia Civil e de produção, com ênfase em Gerenciamento de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento com PERT-CPM, construção enxuta, ferramentas de engenharia de produção, gerenciamento de projetos, planejamento e controle de obras. Apesar de conhecimento profundo em ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, tem aprofundado estudos em construção civil enxuta na sustentabilidade, retrofit, empreendedorismo com base na geração do modelo de negócios, softwares e aplicativos no gerenciamento de obras e big data e a tecnologia da informação aplicada em obras.
Áreas de interesse
Tecnologia do vácuo, metrologia em vácuo, transporte de gases, fenômenos de transporte, sistemas mecânico-estruturais, instrumentação científica e tecnológica
Francisco Tadeu Degasperi. Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP, mestrado e doutorado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - FEEC UNICAMP. Trabalhou por quase 24 anos no Instituto de Física da Universidade de São Paulo - IFUSP com instrumentação científica e tecnológica voltadas à tecnologia do vácuo, problemas de transferência de calor e sistemas mecânico-estruturais. Desde 2000 trabalha em tempo integral na Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, sendo Professor de Ensino Superior III-P. Montou e coordena o Laboratório de Tecnologia do Vácuo - LTV. Tem experiência na área de Física voltada à tecnologia, com especialidade em tecnologia do vácuo e fenômenos de transporte. Tem realizado trabalhos tanto acadêmicos como industriais, com apresentação em congressos e publicações em revistas especializadas. Nos últimos anos tem realizado trabalhos por ano com a indústria e com os recursos obtidos transferidos ao LTV. Os temas de trabalho são: metrologia em vácuo - pressão, vazão, velocidade de bombeamento, condutância, transporte de gases em baixa pressão, desenvolvimento e implementação de simulador para estudos de sistemas de vácuo de uso geral, ensino em tecnologia do vácuo, análise e modelagem de sistemas de vácuo pela equação de difusão e pelo método de Monte Carlo. Tem desenvolvido, construído e caracterizado sistemas metrológicos na área de vácuo e detecção de vazamentos para a indústria. Tem trabalhado com fenômenos de transporte. Ministra as disciplinas de graduação de Tecnologia do Vácuo e Ciência e Tecnologia Térmicas, com desenvolvimento de textos sobre Tecnologia do vácuo. É professor do Programa de Pós-graduação no Programa de Mestrado Profissional em Sistemas Produtivos do CEETEPS. Orientou e orienta 200 estudantes de Ensino Médio Técnico, Graduação em Tecnologia e Mestrado Profissional.
Áreas de interesse
Novas tecnologias para projetos e gestão de edificações, com foco em BIM e HBIM, modelagem digital de patrimônios arquitetônicos e aplicação de métodos inovadores na construção civil.
Doutora e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP). Tecnóloga em Construção Civil, modalidade Edifícios, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Atua como Professora de Ensino Superior em Regime de Jornada Integral (RJI) na FATEC-SP desde 1990, onde leciona a disciplina Desenho de Construção Civil no departamento de Edifícios.Durante a trajetória acadêmica e profissional, tem se dedicado à pesquisa, com foco na utilização de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento de projetos e gestão de edificações construídas, como BIM (Building Information Modeling) e HBIM (Historic Building Information Modeling).A tese de Doutorado abordou o tema "O HBIM na gestão de bens culturais", onde demonstrou a importância dessa tecnologia para a preservação e gestão de patrimônios arquitetônicos e históricos. Com o uso do HBIM, é possível criar modelos digitais tridimensionais detalhados que integram as informações arquitetônicas, construtivas e históricas de edificações, permitindo uma gestão mais eficiente e precisa desses bens culturais.Ao longo de sua carreira acadêmica, tem buscado difundir e aplicar novos conceitos e tecnologias na área de projeto, incentivando os alunos a explorarem, pois acredita que a utilização dessas ferramentas pode contribuir significativamente para o avanço da área da construção civil, tornando os processos mais eficientes, sustentáveis e preservando a nossa história.Está constantemente atualizando seus conhecimentos e participa de eventos e cursos relacionados ao BIM e HBIM, a fim de estar sempre atualizada com as mais recentes tecnologias e tendências do setor. Assim, busca contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da área e para a formação de profissionais capacitados e conscientes da importância da utilização de novas tecnologias.
Áreas de interesse
Gerenciamento de projetos, construção enxuta, sustentabilidade, retrofit, empreendedorismo, tecnologia da informação em obras, big data
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Geografia - Unesp/Rio Claro (1999), Mestrado em Geografia (área: Organização do Espaço) pela Unesp/Rio Claro (2002), Doutorado em Geografia (área: Organização do Espaço) pela Unesp/Rio Claro (2006) erealizou Pós-Doutorado no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, na área de Ciência/Tecnologia/Sociedade (2017). Atualmente é professora na Fatec São Paulo, no Curso de Gestão de Turismo e Gestão Empresarial - EAD. Também é diretora da Fatec Itu desde 2009. Como geógrafa participa na elaboração de Relatórios Ambientais. É professora- responsável pela disciplina de "Gestão Ambiental" no Curso de Gestão Empresarial- modalidade EAD (Centro Paula Souza) e também docente na Fatec São Paulo (disciplina de Geografia Aplicada ao Turismo, no Curso de Gestão de Turismo). É Avaliadora Institucional e de Cursos Superiores do Conselho Estadual de Educação (CEE-SP), e especialista designada pelo INEP/MEC desde 2011. Faz parte do Comitê do Centro Paula Souza, como avaliadora dos Projetos referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação – PIBITI CNPq/CPS, desde 2015. Atualmente orienta pesquisas, com bolsas de iniciação científica Cnpq, nas áreas de geografia cultural e turismo; turismo cultural e paisagens; roteiros turísticos pedagógicos.
Áreas de interesse
Materiais cerâmicos, materiais vítreos nanoestruturados, optoeletrônica, fotônica, compósitos metal-dielétrico, nanopartículas metálicas, guias de onda, filmes finos, materiais para LEDs e células solares
Possui graduação em Física/Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), graduação em Física/Licenciatura pela mesma instituição (1985), mestrado (1987) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo do Centro Paula Souza, tendo atuado como coordenadora do Laboratório Didático de Física (1998–1999), responsável pela disciplina de Física (2000–2001), Vice-Chefe (2000–2001) e Chefe do Departamento de Ensino Geral (2002–2005), além de Diretora (março/2006–julho/2017).
Tem orientado alunos de Iniciação Científica desde 1999, com bolsas da FAPESP e do CNPq/PIBIC, e participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – Microeletrônica da Escola Politécnica da USP desde 2003. Ingressou na Faculdade de Tecnologia de São Paulo em 1992 e está em regime de dedicação exclusiva para atuação em pesquisa desde 1994.
Membro Senior da OSA (desde 2020), da Comissão de Pesquisa Científica e Tecnológica da FATEC-SP (desde 2009), do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Centro Paula Souza (2018–2023) e da Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral (2011–2017).
Tem colaborações com várias instituições: CLA/IPEN-SP, LSI/LME-EPUSP, UFPE, UPE, UFJF, IFSC, IFUSP, UFS, Universidade de Ibagué (Colômbia), Universidade de J. Dlugosz (Polônia) e Universidade de Sharjah (Emirados Árabes).
Possui experiência em materiais cerâmicos, com ênfase em materiais vítreos nanoestruturados para aplicações em optoeletrônica e fotônica. As pesquisas abordam a produção e caracterização de compósitos metal-dielétrico à base de GeO₂ e TeO₂ para aplicações em dispositivos fotônicos e optoeletrônicos, incluindo o desenvolvimento de tecnologia para nucleação de nanopartículas metálicas (bulks e filmes finos), nanoclusters metálicos, guias de onda com estrutura pedestal e materiais irradiados com laser de femtossegundo.
Também investiga materiais com GeO₂ e TeO₂ para geração de luz branca, LEDs, cobertura de células solares, dispositivos de memória, blindagem de radiação nuclear e filmes finos obtidos por “sputtering” para produção de grafeno.
Revisora de 54 periódicos internacionais, avaliadora ad hoc de agências de fomento e detentora de patente (PI0100263-5, 2009) sobre materiais vítreos para uso em laser de estado sólido. Pesquisadora da Rede Nanofoton (2005–2009) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica do CNPq (desde 2009).
Membro da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para Pesquisa de Materiais e da Sociedade Brasileira de Óptica e Fotônica. Colaboradora do projeto Laboratório de Lasers e Aplicações Fotônicas (Sisfoton/CNPq/MCTI), coordenado pelo IPEN/SP (desde 2021). Autora de dois livros e oito capítulos em livros internacionais.
Citações em artigos: Google Scholar h=38 (4.856 citações), Scopus h=35 (3.983 citações), Web of Science h=32 (3.340 citações).
Áreas de interesse
Engenharia elétrica, materiais e componentes semicondutores, filmes finos, microeletrônica, deposição de filmes, fabricação de diodos
Possui graduação em Bacharelado em Química pelo Instituto de Química da USP (1986), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor de ensino superior III P do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Materiais e Componentes Semicondutores, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes finos metálicos, isolantes e semicondutores, técnicas de deposição de filmes finos, fabricação de diodos, fabricação em microeletrônica e análises físicas, químicas e elétricas de filmes finos.
Áreas de interesse
Engenharia elétrica, materiais e componentes semicondutores, sensores eletroquímicos, bioimpedância, MEMS, microssensores, low temperature cofired ceramics (LTCC), monitoramento ambiental
Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Escola de Engenharia Mauá (1988), mestrado em Engenharia Elétrica - Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (1993), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo sendo parcialmente realizado no Centro para Tecnologias em Sensores da Universidade da Pennsilvânia - USA (1999), pós-doutorado no Institudo do Coração - InCor/SP (2004), pós-doutorado no Centro InterUniversitário de Microeletrônica (IMEC) na Bélgica (2009). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia de São Paulo.Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Materiais e Componentes Semicondutores, atuando principalmente nos seguintes temas: low temperature cofired ceramics (ltcc), cardiac potential, potential mapping, electrochemical sensor - amperometric detection, bioimpedância em neuroeletrodos e sensores de metais pesados para monitoramento ambiental, sistemas microeletromecânicos (MEMS) - microssensores de pressão e sensores por impressora 3D
Áreas de interesse
Saúde digital, inteligência artificial em saúde, ciência de dados, mineração de processos, sistemas conversacionais inteligentes, engenharia de software, computação aplicada à saúde, gestão populacional e de pacientes crônicos, experiência do paciente
Médica (EPM/UNIFESP), tecnóloga em processamento de dados (FATEC-SP), PhD em engenharia elétrica (EPUSP). É pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional em Sistemas Produtivos do CEETEPS (Centro Paula Souza) e professora em RJI da FATEC-SP. É editora chefe do Journal of Digital Health and Biomedical Informatics (JDHBI) da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde da Sociedade Brasileira de Computação (CECAS/SBC). É fellow da International Academy of Health Science Informatics (IAHSI) desde 2020 e do Working Group Telehealth da International Medical Informatics Association (IMIA) desde 2017. Foi Coordenadora-Geral de Gestão da Informação Estratégica do Ministério da Saúde do Brasil de 2019-2020 e Pesquisadora da IBM Research Brasil de 2012 a 2018. Foi editora chefe do Journal of Health Informatics (JHI) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) (2020-2024), Secretária Regional São Paulo Leste da SBC (2014-2023) e membro do comitê gestor da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde da SBC (2007-2024). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Saúde Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Gestão Populacional e/ou Pacientes Crônicos, Engajamento e Experiência de Pacientes, Inteligência Artificial aplicada em Saúde, Ciência de Dados, Mineração de Processos, Sistemas Conversacionais Inteligentes, Extração do Conhecimento (Knowledge Engineering) e Engenharia de Software para Sistemas Inteligentes (Artificial Intelligence Engineering).
Áreas de interesse
Metalurgia física e mecânica, conformação mecânica, tratamentos térmicos, soldagem, análise de falhas, ensaios destrutivos e não destrutivos, desenvolvimento de processos industriais e estudos envolvendo alumínio e ligas metálicas.
Doutor em Ciências com ênfase em Conformação Mecânica pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP ; Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas com ênfase em Metalurgia Física pela Universidade Federal de Minas Gerais ; Engenheiro Metalurgista pela Universidade Mackenzie; Pedagogia EaD em Formação de Formadores da Educação Profissional Técnica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Técnico em Metalurgia pelo Senai 1.19. É atualmente Professor de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia de São Paulo nos Cursos de Tecnologia de Materiais e de Tecnologia Mecânica - modalidades Processos de Produção e Projetos Mecânicos e integrante do quadro de especialistas da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). É pesquisador em projeto RHAE - CNPq. Tem experiência profissional nas áreas de Transformações Mecânicas; Tratamentos Térmicos; Controles Laboratoriais ( Metalografia, Ensaios Destrutivos e não Destrutivos); Análise de Falhas e Fraturas; Processos de Soldagem; Metalurgias Física e Mecânica. Foi docente e coordenador do Curso Tecnológico em Processos Metalúrgicos do SENAI, sendo participante também do comitê tecnológico de sua implantação e também docente do Curso Técnico em Metalurgia desta instituição de ensino. Participou da estruturação e foi docente no curso dual Senai- Voith. Atuou como Pesquisador Tecnológico na COSIPA (atual USIMINAS), desenvolvendo produtos e processos nas laminações de chapas grossas e de tiras a quente. Publicou trabalhos técnicos nas áreas de experiência e recebeu os prêmios Brasimet (1992) e Desafio Universitário Termomecânica - categoria Engenharia (2011). Fez diversos cursos de formação continuada nas áreas da Metalurgia e da Educação e atuou como docente nos Cursos de Metalurgia do Alumínio (ABAL) e de Ensaios Destrutivos (ABM). Exerce na Fatec-SP também as seguintes funções: revisor de publicações no Simpósio Científico (SICT) e do Boletim Técnico; membro da Câmara de Ensino e Pesquisa (CEPE) e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos Cursos de Tecnologia dos Materiais e de Tecnologia Mecânica - modalidade Projetos; Coordenador da Área de Materiais (TTSM ; MCM I e II); responsável pela disciplina de TTSM do Departamento de Mecânica e pelas disciplinas da área de metais do Curso de Tecnologia de Materiais. Faz parte também de parceria da Fatec SP com a ABAl nos projetos Elo e ABAl nas escolas.
Áreas de interesse
Sistemas microcontrolados, sensores (gases e movimento), robótica móvel, Internet das Coisas, Big Data e caracterização de propriedades físicas de dispositivos sensores.
Bacharel em Engenharia Elétrica (UFPa,1973). Mestre em Ciências (ITA,1977). Doutor em Ciências(IQ/USP,1998). Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) em Regime de Jornada Integral desde 2011. Atuação na área de Engenharia Elétrica aplicada em programação de sistemas micro-controlados, interfaces com sensores de gases e de movimento (acelerômetros), robótica móvel e caracterização de propriedades físicas de sensores. Internet das Coisas e Aplicações em Bog Data.
Áreas de interesse
Física aplicada e teórica, incluindo espalhamento de ondas eletromagnéticas, nanopartículas em meios vítreos, simulação de grafeno, propriedades termodinâmicas de fluidos e modelagem computacional de sistemas físicos.
Concluiu pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2010), é Doutor em Ciências (Física Básica) pela Universidade de São Paulo (2007), Mestre em Ciências (Física Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2004), Bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2000), Bacharel em Psicologia pela Universidade São Marcos (1991) e Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (1986). Atualmente é Professor Universitário, Consultor e Pesquisador independente.
Áreas de interesse
Processamento de materiais, sinterização, microestrutura e caracterização de materiais, sensores e instrumentação eletrônica, materiais para componentes eletroeletrônicos e fotovoltaicos, tecnologia assistiva
Possui graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos (MPCE) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1998), mestrado em em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor de Ensino Superior nível III-H e lotado no Departamento de Sistemas Eletrônicos (DSE) da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Leciona nos cursos superiores de Tecnologia em Microeletrônica, Eletrônica Industrial, Mecânica (modalidade Projetos) e Mecânica de Precisão. Suas atuais áreas de interesse são:
- processamento de materiais,
- sinterização;
- desenvolvimento microestrutural e caracterização de materiais;
- circuitos, sensores e instrumentação eletrônica;
- materiais para componentes eletrônicos, sensores e dispositivos eletroeletrônicos e fotovoltaicos;
- tecnologia assistiva
Áreas de interesse
Física teórica, propagação de sólitons, mecânica quântica, física atômica e molecular, física biológica, tecnologia de vácuo
Possui graduação em Bacharelado pelo Instituto de Física da USP (1980), mestrado em Ciências pelo Instituto de Física Teórica, atual UNESP (1982), e doutorado (PhD) em Física Teórica pelo Imperial College of Science and Technology, Londres, Reino Unido (1987). É professora na FATEC-SP desde 1992, exercendo atividades de pesquisa em tempo integral (regime RJI) desde 1994. Foi responsável pela disciplina de Física do Departamento de Ensino Geral, presidente da COPERT – Comissão Permanente de Regime de Trabalho do CEETEPS (1999–2007), chefe do Departamento de Ensino Geral e coordenadora do curso de Tecnologia de Materiais (2010–2013). Desde 1999, orienta alunos de Iniciação Científica com bolsas da FAPESP e do programa CNPq-PIBIC. Sua principal área de pesquisa é a propagação de ondas do tipo sólitons e suas aplicações em mecânica, óptica, hidrodinâmica e eletrônica. Desenvolve pesquisas em mecânica quântica na área de física atômica e molecular, em parceria com a UNESP – São José do Rio Preto, abordando problemas de tunelamento e confinamento quântico. Mais recentemente, tem atuado na área de física biológica, estudando o enovelamento de proteínas por métodos matemáticos aproximativos, e em tecnologia de vácuo, aplicando a equação de difusão para modelagem e cálculo do campo de pressão em sistemas de alto vácuo.
Áreas de interesse
Inteligência artificial, métodos formais, verificação de modelos, planejamento automatizado, programação em lógica
Silvio do Lago Pereira possui graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista (1990), licenciatura em Formação de Professores para Ensino Técnico pela Universidade Estadual Paulista (1992), especialização em Automação Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2007), cuja tese obteve o prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Inteligência Artificial do Brasil (biênio 2006-2007), em concurso promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (2008). Recebeu bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com o projeto intitulado "Planejamento baseado em Métodos Formais" (Processo N 304322/2009-1), de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia e técnicas de computação, métodos formais e verificação de modelos, planejamento automatizado e programação em lógica. Atualmente é professor (PES-III-p) do Departamento de Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" (CEETEPS).
Áreas de interesse
Educação, políticas educacionais, educação profissional e tecnológica, tecnologia e sociedade, memória e história da educação, juventude, trabalho e educação
Realizou pós-doutorado no Departamento de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Leciona nas Fatecs Tatuapé e São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: avaliação de políticas educacionais, conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação, educação comparada, memória e história da educação profissional e tecnológica, concepções e políticas de educação profissional e tecnológica. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP, pesquisando as relações entre juventude, educação e trabalho. É professora pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Unicamp), do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE/UNESP) e do Grupo Teoria Crítica e Formação Ético-Política (UFSCar). Coordenou projeto de pesquisa sobre internacionalização da educação profissional e tecnológica financiado pela FAPESP (Processo 2018/03106-8).
Áreas de interesse
Física de plasmas, tratamento digital de imagens, sensores de radiação, simulação de sistemas ópticos, emissividade de carbono ionizado, instrumentação científica
Possui graduação em Bacharelado pelo Instituto de Física da USP (1994), licenciatura pelo Instituto de Física da USP (2002), mestrado em Física pelo Instituto de Física da USP (1999) e doutorado em Tecnologia Nuclear – Física de Plasmas pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor doutor de ensino superior III da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), professor pesquisador com ênfase em orientação técnico-científica de discentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Membro da Rede Nacional de Fusão, integrada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Colaborador e revisor do Boletim Técnico da FATEC-SP, do Opto-Mechanical Design Group (IFUSP) e coordenador do Grupo de Desenhistas Ópticos da FATEC-SP. Suas atuais áreas de interesse são aplicações com tratamento digital de imagens, sensores de radiação, simulações de sistemas ópticos aplicados, emissividade do carbono ionizado e outros elementos constituintes de plasmas. Possui ampla experiência em instrumentação científica.
Áreas de interesse
Síntese de materiais cerâmicos, beneficiamento de resíduos agroindustriais, incorporação de resíduos em materiais cerâmicos, materiais vítreos
Possui graduação em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de materiais cerâmicos, beneficiamento de resíduos agroindustriais, incorporação de resíduos em materiais cerâmicos, materiais vítreos. Atual responsável pelo Laboratório de Síntese de Materiais da Faculdade de Tecnologia de São Paulo.