Sistema Anti-Injeção v3/Anti-script v3
Proteção sofisticada, rápida e segura contra ataques XSS e ameaças, sejam elas simples ou avançadas. Atuamos em tempo real de forma eficiente e confiável.
Proteção sofisticada, rápida e segura contra ataques XSS e ameaças, sejam elas simples ou avançadas. Atuamos em tempo real de forma eficiente e confiável.
_________________________________________________________________________________
Vai ser lançado em conjunto a V37.5.0 do Facilita Estudante
que pode ser lançcada no mes que vem em: 21 ou 17 DE Dezembro
__________________________________________________________________________________
O Sistema Anti-Injeção v3 é a sua proposta para uma defesa multicamadas e inteligente contra uma ampla gama de ataques baseados em injeção, como XSS (Cross-Site Scripting), SQL Injection (se houver interação direta com bancos de dados relacionais) e manipulação de conteúdo. Ele se diferencia por ser proativo, adaptativo e focado na resiliência da experiência do usuário.
1. Propósito Central
Bloquear, Sanitizar e Isolar: O objetivo principal é impedir a execução de código malicioso ou a manipulação não autorizada do aplicativo através de dados inseridos pelo usuário ou pelo console do navegador.
Proteger Dados Sensíveis: Assegurar que tokens de sessão, credenciais e outros dados do usuário permaneçam inacessíveis a scripts injetados.
Manter a Integridade da Experiência: Garantir que o aplicativo funcione perfeitamente, mesmo diante de tentativas de ataque, sem quebrar a interface ou funcionalidades essenciais (como notificações e horários).
Evolução Contínua: Ser um sistema que aprende e se adapta a novas ameaças.
2. Estratégias de Neutralização do XSS
São as técnicas primárias para neutralizar o XSS na sua origem e exibição:
Sanitização (Entrada): Ocorre no servidor (backend) e pode ter uma pré-validação no frontend. Remove ou neutraliza conteúdo malicioso (como tags <script>, atributos onclick, etc.) dos dados inseridos pelo usuário antes que sejam armazenados.
Escapamento (Saída): Ocorre no frontend ao exibir os dados. Converte caracteres especiais (<, >, &, ") em suas entidades HTML (<, >, &, "), garantindo que o navegador os interprete como texto puro e não como parte do código HTML da página.
Como Atua
Prevenção: Impede que scripts maliciosos cheguem ao banco de dados ou sejam renderizados como código no navegador.
Segurança por Padrão: Utilize textContent ao invés de innerHTML no JavaScript sempre que possível. Se HTML limitado for permitido, use uma biblioteca robusta (como DOMPurify) para filtrar apenas as tags e atributos seguros.
Ponto Chave: É a primeira e mais eficaz linha de defesa, transformando o "código" inserido pelo usuário em texto inofensivo.
Analogia e Implementação (Versão Otimizada)
E como se você tivesse um carro que só liga por impressão digital, mas você sabe que pode existir uma pessoa com a mesma impressão ou que pode tentar falsificá-la. É para corrigir estas falhas e outras formas de acesso que este recurso chega!
Este sistema está previsto para ser incorporado nas versões 37.5.0 em diante do Facilita Estudante, prometendo resolver quaisquer problemas de vulnerabilidade ou segurança, e tornando o aplicativo ainda mais seguro e robusto contra diferentes tipos de ataques, por mais imperceptíveis que sejam.
A equipe do Facilita Estudante está sempre atenta à segurança e à aplicação. Se você encontrar qualquer erro ou problema relacionado à segurança ou a qualquer outro aspecto, entre em contato pelo Gmail de suporte:
✉️ sprt.eduardo.client@gmail.com