F3060FOX&©
Quando o HD começa a apresentar problemas e erros, como lentidão no carregamento do Sistema Operacional ou acesso aos dados gravados por exemplo, pode ser devido a um setor defeituoso (badblock) presente no HD. Para contornar esse problema, podemos isolar esses badblocks para que não sejam salvos arquivos nesses setores, assim evitando problemas. É importante entender que o isolamento de blocos do HD impacta na diminuição da capacidade de armazenamento.
Primeiramente é interessante verificar se o HD contém badblocks, para então executar o comando para reparar. Precisamos saber qual partição do HD vamos testar, para isso, abrimos o terminal e digitamos o comando:
sudo fdisk -l
As partições então serão listadas, geralmente algo parecido com “/dev/sda1”. Você também pode usar o programa GParted (já vem instalado em algumas distros) para listar as partições do HD.
Verificando o disco
Para executar o teste por badblocks apenas por leitura de informações digite o comando no terminal, onde o X é substituído pelo número da partição:
sudo badblocks -sv -c 1024 /dev/sdaX
Este próximo comando testa o HD lendo, escrevendo e também verificando as informações, é um método mais completo e mais lento:
sudo badblocks -nsv -c 10240 /dev/sdaX
Isolando os badblocks
Antes de prosseguir, salve os dados importantes do seu HD em um lugar seguro. O próximo comando usa o método anterior e também formata a partição selecionada:
sudo badblocks -wsv -c 10240 /dev/sdaX
Explicando os parâmtros do comando:
-s = Mostra o avanço do procedimento
-v = verbose mode
-c 10240 = Verifica 10 mil blocos de HD por vez
-n = non-destructive read-write
-w = destructive write-mode