Quem Somos
Somos filiados e simpatizantes do PT – Partido dos Trabalhadores, evangélicos e protestantes das diversas denominações, comprometidos com a construção do projeto democrático popular, fortalecimentos da democracia, a busca da justiça para todos, dentre os outros objetivos voltados para o enfrentamento do sofrimento do povo brasileiro.
Como surgimos
É importante iniciar contando que sempre houveram evangélicos no PT, e isso desde a sua fundação. Temos alegria em relembrar que a nossa amada irmã e companheira Benedita da Silva, evangélica desde 1972, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em 1979, e três anos depois, em 1982, foi a primeira vereadora do PT a ser eleita.
Apesar de, enquanto evangélicos, estarmos presentes desde a fundação do PT, foi somente em 2015, diante da polarização política e a estigmatização de que o meio evangélico era um bloco homogêneo de direita, começamos a perceber a necessidade de nos organizarmos como evangélicos dentro do partido. Fomos instados pela realidade para contribuir na qualificação e potencialização do diálogo do partido com igrejas e lideranças evangélicas, principalmente nos momentos eleitorais em que o discurso religioso tornou-se extremamente agressivo no Brasil.
Registramos que nossa história foi construída por muitas mãos, e perpassando por outros movimentos como o Comitê Evangélico Pró-Lula (1989 e 1994), o Movimento Evangélico Progressista - MEP (1990), o Núcleo de Cristãos Evangélicos do PT no Rio de Janeiro (1991), até chegar onde estamos hoje.
Nossa linha do tempo simplificada - MARCOS
Como estamos organizados
Estamos organizados como Núcleos de Base, conforme prevê os artigos 61 e 63 do estatuto do partido, a partir de temas, áreas de interesse ou oportunidades concretas de atuação local, através de “grupos temáticos, clubes de discussão, círculos de estudo, coletivos nas redes sociais da internet e outros”. O §1o indica, inclusive, que os núcleos estão abertos a participantes não-filiados.
Atualmente estamos organizados em 20 unidades federativas, e para melhor organicidade temos uma coordenação nacional, coordenações estaduais e coordenações municipais.
Saiba onde estamos
O que queremos
Organizar a ação política dos filiados e das filiadas, vinculados ao campo evangélico, segundo a orientação das instâncias de deliberação e direção partidárias, contribuindo para fortalecer a presença do Partido nas comunidades de fé, com base nos princípios da justiça social, da democracia e do compromisso ético com a vida digna.
Emitir pareceres e contribuições sobre temas municipais, estaduais e nacionais, quando demandado pelas instâncias partidárias competentes.
Promover, em articulação com a Secretaria Nacional de Formação Política e a Escola Nacional de Formação do PT, a formação política de militantes e filiados/as, abordando a relação entre fé evangélica, democracia, politica, cidadania e justiça social, conforme os princípios do Partido.
Produzir materiais de formação e subsídios teológico-políticos voltados à atuação do Partido no campo evangélico e no diálogo com a sociedade, conforme os princípios do PT.
Leia a Bíblia: