Olá, sou Evandro e vou contar um pouco de minha história. Nasci na cidade de Iporã-PR, onde morei até os 16 anos, na zona rural. Até esse período o tempo era dividido entre os estudos (sempre em escolas públicas, e até o final do doutorado, inclusive), e ajudando os pais nos trabalhos da roça. Foram inúmeros trabalhos em inúmeras lavouras: café, feijão, arroz, algodão, mandioca, pepino e bicho da seda. Havia também uma singela produção de leite e a lida com equinos, bovinos, e algumas aves.
Em 1999, quando nos mudamos para Paiçandu-PR, o primeiro trabalho foi em um lava jato (ou lava rápido). Em seguida foram cerca de 4 anos trabalhando na área de metalúrgica, com torno e freza.
Em 2003 ingressei no curso de Matemática da UEM, continuei trabalhando na metalúrgica até o início de 2004, e era comum durante as férias fazer um free lance em uma tornearia próximo a casa dos pais. Nas férias da faculdade costumava ajudar meu pai em algum trabalho na obra, principalmente fazendo rejunte de pisos e revestimentos. Durante 3 anos da graduação fui estagiário em um colégio particular em Maringá, onde atuava como monitor de matemática, em atendimentos a estudantes e ministrando atividades de contraturno.
Em janeiro de 2009 tive a cerimônia de colação de grau e formatura, e iniciei do curso de verão na UFABC, onde fui aceito como aluno regular de mestrado em matemática aplicada. A concessão de bolsa foi condicionada a aprovação na disciplina obrigatória Análise no Rn, no primeiro quadrimestre, o que de fato aconteceu. Durante minha estadia em Santo André-SP, tive os primeiros contatos com a viola caipira. Meu mestre foi o Seo Dito, que morava na rua de trás da casa do meu tio, e era sogro dele.
A defesa do mestrado ocorreu em fevereiro de 2011. Ao final de abril desse mesmo ano, já iniciava meu contrato com a UTFPR Campus Cornélio Procópio, como Professor Temporário. Ao final de agosto conheci a Professora Rosangela, também contratada como temporária, e que anos mais tarde, nos casaríamos. Em novembro de 2012 fui nomeado para o cargo de Professor do Magistério Superior, do mesmo campus da instituição.
Em 2013 comecei a viajar semanalmente para Campinas, com o intuito de cursar disciplinas de doutorado como estudante especial, no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), da UNICAMP. Aqui o tempo começa a ser dividido então entre as aulas na UTFPR-CP, como professor, e as aulas na UNICAMP, como estudante.
Em 2014 ingressei como estudante regular, e a partir de junho de 2015 passei a se dedicar exclusivamente às atividades de doutorado, com o afastamento ds atividades da UTFPR-CP, cujo retorno aconteceu em setembro de 2018, após a defesa de doutorado. Em 2016, com outros(as) estudantes de pós-graduação, iniciei a preparação para o Encontro de Biomatemática, o EncBioMat, evento principal da área de pesquisa, que está indo atualmente para a sexta edição.
De agosto de 2019 a setembro de 2021, atuei como Chefe de Departamento, do Departamento Acadêmico de Matemática. Em dezembro de 2019 ingressei na comissão, que atualmente ainda faço parte, e que é responsável pela seleção de estudantes da UTFPR para o acordo de dupla diplomação com o INSA Lyon, sendo que em fevereiro de 2020 viajei para Lyon, como integrante de uma comitiva da instituição, com o intuito de tratar de assuntos relacionados ao acordo entre as duas instituições.
Ainda no segundo semestre de 2019 iniciei o Projeto de Ensino que está vigente até os dias atuais, o Impulsão Aplicada, que tem o objetivo de contribuir na preparação de estudantes para o ingresso e permanência em programas de pós-graduação de matemática, matemática aplicada e estatística. Estudantes deste projeto tem sido aceitos em renomados programas pelo país, aqui uma matéria da instituição sobre o assunto.
Dentre meus diversos trabalhos docentes estão a atuação como membro do colegiado do curso de Engenharia Eletrônica (desde maio de 2019), a atuação como membro do Conselho Departamental, do DAMAT-CP (2021-2023), além de ser conselheiro suplente no Conselho Universitário da UTFPR (desde março de 2022) e Chefe do Departamento de Educação, DEPED-CP, (desde fevereiro de 2025).
É editor da Revista Biomatemática (UNICAMP), secretário do Comitê Temático de Biomatemática da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, e vice-coordenador da Regional 11 desta sociedade, que compreende o estado do Paraná.
Meu Currículo Lattes está disponível aqui.