O Projeto Ecoar é uma vertente de um programa de extensão desenvolvido no Grupo de Pesquisa (GEPinPSI) da PUC-Campinas, com o intuito de acompanhar o processo de desenvolvimento de crianças e jovens nas escolas municipais de Campinas sob a ótica da Psicologia. Além disso, leva para o ambiente escolar, por meio de discussões, reflexões sobre as formas de enfrentar e prevenir as diversas maneiras de violência na escola.
“O programa tem como objetivo identificar fatores e indicadores de risco ao desenvolvimento e agir na perspectiva preventiva, envolvendo professores e familiares, além, é claro, da própria criança” é o que explica a coordenadora do Ecoar e professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, Raquel Guzzo.
O primeiro passo do projeto é conhecer a realidade da escola, das salas de aula, das crianças e dos docentes para, em seguida, participar de todos os espaços de reunião como membro de apoio aos professores e equipe técnica.
O psicólogo pode, assim, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes enquanto e onde ele acontece. Dessa forma, o profissional pode estar presente enquanto situações de violência surgem e se configuram no cotidiano escolar, construindo ações preventivas e protetivas em nível individual e coletivo.
"A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo"
Paulo Freire