O Projeto EJA Aeroporto Padre Leão Vallerié, mais conhecido como Espaço Concórdia, constitui-se como parte da agenda de compromissos político-pedagógicos e sociais no atendimento, consolidação de estudos e ações de escolarização na e da Educação de Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos na região do Campo Grande, cidade de Campinas, estado de São Paulo.
O projeto traz experiências diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de um educação emancipatória com parte dessa população que são, em pleno século XXI, ainda, analfabetos, semianalfabetos ou sem escolarização básica. O projeto elucida as lutas pessoas e coletivas de uma população excluída do bem-estar social e que necessita da escolarização como alavanca para conquistas direitos. As histórias e memórias são partes vivas do projeto e contam as múltiplas de quem ensina e de quem aprende.
O Projeto Concórdia está vinculado ao NAED Noroeste e a EMEF/EJA Padre Leão Vallerié e nele fazemos de maneira ousada e responsável alterações nos processos políticos pedagógicos e provocamos impactos nas dinâmicas de ensino-aprendizagem. As práticas que fundamentam o fazer dentro do projeto traduzem uma dinâmica que potencializa os saberes e a qualidade destes saberes.
O lugar do projeto é o território Noroeste e a dimensão do território significa e ressignifica o tamanho populacional da região e a quantidade relevante de pessoas sem a escolarização básica. O projeto traz as possibilidades múltiplas que deem conta das necessidades prementes desses descolarizados.
O referencial pedagógico é Paulo Freire, fundamentando e construindo outra escola que olha, acolhe, persevera e consolida os projetos de estudo e de formação humana dos excluídos. É em Freire que buscamos a dimensão da autonomia e da criticidade dos que estão sendo formados nas dependências de nossa escola. É freireano o movimento de formação de uma cosmovisão estudantil e ejariana, aproximando o mundo dos estudantes e os estudantes do mundo. Mostrando, assim, de forma demasiada humana as potencialidades dos que encontram na escola um lugar de emancipação e democracia.
"A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo"
Paulo Freire