Sobre a EFMat

Concepção

A escola surgiu como um projeto de extensão da Universidade de Brasília que visava aprofundar o conhecimento de alunos do nível básico em física e matemática, permitindo que eles avancem dentro do conteúdo já aprendido a ponto de se qualificarem para exames e olimpíadas internacionais de sua faixa etária. Atualmente a EFMat mantém os objetivos anteriormente traçados e ampliou seu escopo para conseguir alcançar outras metas educacionais dentro das áreas das ciências e engenharias. Além disso, a escola tem como objetivo de longo prazo que os alunos participantes já possam entrar na universidade com um conhecimento matemático que os permita avançar sem dificuldade pelo curso escolhido.


Usando como modelo escolas avançadas de outros países, nosso objetivo principal é formar alunos com nível de competição internacional. Além disso, os tópicos abordados nas disciplinas da escola capacitarão os estudantes concluintes à ingressarem nas áreas de física teórica, física experimental, matemática, engenharias, estatística e ciência de dados, estabelecendo uma base robusta e sólida para um futuro aprofundamento em alguma instituição de ensino superior.


Contexto

O ensino de física e matemática de nível básico, no atual formato de currículo, não alcança resultados mínimos de absorção e muito menos tem pretensões ambiciosas de melhorias. De acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em matemática. Entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% têm conhecimento adequado nesta disciplina.

Nossos alunos saem muito atrás do potencial que poderiam alcançar nesses anos de nível básico. Nosso projeto vai oferecer uma oportunidade para que o potencial deles seja alcançado e, ao sair do Ensino Médio, possam não apenas competir internacionalmente, mas possam entrar na universidade preparados para a complexidade das matérias de física, matemática, estatística e ciências de dados.

Nossa Missão

  • Formar estudantes com alto nível de conhecimento em matemática e física e ciências dedicados a trabalhar com pesquisas em nível competitivo e que consigam implementar de forma prática o conteúdo aprendido com foco em áreas que requerem um nível avançado de preparação para o desenvolvimento tecnológico;

  • Preparação e treinamento de alunos para participação em olimpíadas brasileiras e internacionais de física e matemática

  • Diminuir o choque da diferença entre o conteúdo do Ensino Médio e da universidade;

  • Permitir que o aluno na Universidade consiga alcançar um potencial maior em conhecimentos científicos de ponta;

  • Popularização e propaganda de física, matemática, estatística e ciências de dados em escolas;

  • Aumentar o nível de conhecimento médio dos alunos nas disciplinas com foco científico primário e estimular o interesse dos alunos nessas matérias;

  • Fornecer apoio para alunos talentosos com intuito de desenvolver e aprofundar as suas habilidades lógicas, oferecendo uma grande opção de livros selecionados, materiais de estudo, notas de aula, e acesso aos professores da UnB.

  • Promover de forma ativa, através da nossa instituição, eventos científicos organizados por nossos alunos junto com alunos de graduação, pós-graduação e professores da UnB, com objetivo de estimular o interesse científico dos alunos e do público geral. Essa prática é usada internacionalmente, e já foi implementada em várias cidades brasileiras como por exemplo São Paulo;

  • Organizar eventos para apresentação de trabalhos finais de nossos alunos, com tópicos desenvolvidos pelos próprios alunos. Os eventos serão abertos para participação de todos interessados;

  • Divulgar as pesquisas e materiais desenvolvidos pelos estudantes do projeto em uma revista própria que será mantida com as produções intelectuais dos estudantes vinculados à escola.


Depoimentos dos estudantes:

Arthur Otoni - Estudante aprovado para a primeira turma da EFMat - "A escola de física e matemática da UnB me ajudou muito em relação a como vejo a matemática, passei a olhar para problemas de outra forma. Eu diria que abriu minha mente em relação a exatas. Além disso, as disciplinas ensinadas em 2020 foram de grande ajuda em atividades extracurriculares de física e matemática que estou participando esse ano, atividades essas que requerem um nível mais avançado de matemática em relação ao que é ensinado no ensino médio. Por fim, acho bom enfatizar que a escola cumpriu seu objetivo que nos foi dito no inicio do ano passado e que servirá de grande ajuda pro resto de nossas vidas acadêmicas: aprender a aprender."


Rian Rocha - Estudante aprovado para a primeira turma da EFMat - "Fiquei sabendo do projeto através da minha professora de física, e desde a prova de seleção até o encerramento no final de 2020, meu crescimento nas áreas de matemática e física foram ótimos. As noções que eu adquiri durante o curso superaram qualquer expectativa inicial que tinha, já que pelo menos onde estudei, as noções que tinha sobre física e matemática eram muito superficiais, onde os conteúdos eram sempre baseados em fórmulas e teoremas que simplesmente foram jogados como verdadeiros e absolutos. E a meu ver, o que fez do curso uma experiência tão positiva para mim, foi poder perceber que essas áreas do conhecimento, na verdade, são muito mais completas e complexas, e entender a densidade de conhecimento por trás de uma fórmula fácil que é dada simplesmente como uma verdade. Além disso, tive uma grande evolução como estudante em geral, já que estudar com livros bem mais complexos e ainda com uma língua diferente, exigiu uma grande dedicação diária que até então não possuía, o que me permitiu criar uma rotina de estudos que normalmente não teria no ensino médio."


Luís Nunes - Estudante aprovado para a primeira turma da EFMat - "Com professores extremamente qualificados e tópicos interessantes, a escola de Física Matemática mudou por completo o jeito que via a física e a matemática. Diferente das minhas aulas do ensino médio, a escola me expôs a um diferente nível de rigor matemático. Isso é, em vez de decorar pequenas fórmulas ou fazer “continhas” triviais, tive que usar argumentos matemáticos para provar certas propriedades. Consequentemente, fui, também, introduzido a um nível de abstração muito maior do que estava acostumado, como, por exemplo, o do livro de álgebra linear usado. Principalmente no tópico Análise, tive que resolver diversos exercícios que achei, pessoalmente, além de divertidos, difíceis. Mesmo sendo o melhor em matemática e física de minha classe do segundo grau, tive grandes dificuldades. Porém, com a ajuda dos professores que sempre à disposição estavam, consegui entendê-los e resolvê-los, pouco a pouco. Com o tópico de mecânica clássica (Mecânica Lagrangiana, especificamente), consegui ter um gosto do que é a física avançada. De teoremas extremamente poderosos - como o de Noether - a questões ainda sem resposta, essa parte do curso foi extremamente intrigante e útil. Em suma, a escola, além de me proporcionar uma base essencial para meu futuro, despertou meu interesse na abstração e na matemática física propriamente dita e, por isso, sou imensamente grato."