Aulas e estrutura do projeto.

Estrutura de aulas - Projeto Jovem cientista:

O projeto jovem cientista tem como objetivo desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias para que estes, ao ingressarem no nível superior, tenham todas as condições de se especializarem nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Física ou matemática teórica.

  • Atividades experimentais.

  • Modelagem estatística com ênfase em projetos acadêmicos.

  • Ciência de dados – Foco em projetos de mercado.

Ao final de cada período letivo os estudantes estarão aptos a realizar (pelo menos uma) uma atividade final relacionada a respectiva área do conhecimento e tipo de pesquisa desenvolvida no período. As atividades finais almejadas serão:

  • Produção de um artigo científico para os estudantes das áreas teóricas.

  • Participação em competições nacionais e internacionais, como olimpíadas do conhecimento.

  • Produção de um modelo estatístico para os estudantes das áreas de modelagem e ciência de dados.

Todos os resultados e produtos serão publicados na página da EFMat.

Forma de ingresso:

Os estudantes ingressarão no projeto através de uma prova de seleção que será aplicada através de um formulário online que será disponibilizado neste site. Esta prova terá caráter classificatório e eliminatório. Todos os estudantes que se classificarem dentro das vagas serão distribuídos em três categorias principais:

· Básico. (50%)

· Intermediário. (30%)

· Avançado. (20%)

Os estudantes do avançado terão uma carga horária ampliada e terão a possibilidade de serem introduzidos em um curso de extensão promovido pelo IFD – Instituto de Física da Universidade de Brasília. Os estudantes do nível intermediário terão acesso as principais disciplinas do projeto após passarem por duas disciplinas introdutórias para garantir que eles tenham os pré-requisitos para as disciplinas mais avançadas. Aos estudantes que forem classificados no nível básico, serão oferecidas disciplinas de apoio para que estes consigam alcançar o nível adequado após a conclusão destas.

O processo de seleção dos alunos incluirá uma prova escrita com questões de física e matemática, uma entrevista com o aluno e entrevista com os pais. O objetivo do processo de seleção é verificar o nível de interesse e o conhecimento do aluno nas áreas de física e matemática e o compromisso do estudante e sua família com a participação no projeto. Os professores que participarão do projeto foram selecionados e possuem uma formação adequada para que os processos e metodologias aplicadas estejam alinhadas com a coordenação e os objetivos a serem alcançados, queremos também manter um padrão de conteúdo nas aulas oferecidas, portanto os professores serão acompanhados pela coordenação no decorrer do semestre.

As ementas para planejamento das aulas foram feitas inicialmente pelos professores Arsen Melikyan (IF - UnB) e Aleksandr Pinzul (IF - UnB), levando em conta histórico de escolas de Física e Matemática que tiveram sucesso em outros países. A partir dessas ementas, a equipe de coordenação fez uma adaptação para ajustar os conteúdos estudados à realidade brasileira, seguindo uma linha do tempo de aprendizado, considerando que a base matemática é muito importante para compreensão de tópicos de física, estatística, engenharia e ciência de dados. O primeiro semestre tem foco em tópicos básicos e gerais de matemática. Os outros semestres já possuem ementas formalizadas, que devem ser ajustadas com o passar do tempo de acordo com o conteúdo que os alunos conseguirem absorver por semestre.

Certificação:

A ideia central desse projeto é fazer com que os estudantes matriculados tenham uma experiência de produção científica ainda no ensino básico, dando todas as condições para que eles desenvolvam essas atividades. Ao final do período letivo estudante receberá uma certificação comprovando a carga horária dedicada ao curso. Tendo em vista os avanços curriculares do novo ensino médio, temos como objetivo possibilitar que as horas dedicadas ao curso entrem no histórico escolar do estudante, facilitando o ingresso deste em universidades do Brasil e do exterior (universidades que façam análise curricular). Inscreveremos o projeto como um núcleo de aprofundamento focado na área de ciências da natureza e matemática assim que o novo ensino médio for implementado na região.

Núcleos de Aprofundamento:


Ofereceremos aos estudantes seis núcleos de aprofundamento. Na tabela abaixo estão listadas as disciplinas introdutórias de cada núcleo, sendo estas especificadas para o nível básico, intermediário, avançado e algumas delas serão aplicadas para todos os estudantes. Após a parte básica obrigatória, cada estudante poderá optar por um dos núcleos de aprofundamento disponíveis. A tabela abaixo resume a oferta de disciplina inicial da escola que será executada nos primeiros períodos dos estudantes que ingressarem no projeto. O núcleo de escrita científica será aplicado em conjunto com as disciplinas de outros núcleos, visando a adequação do estudante à linguagem científica contemporânea, permitindo que o estudante consiga ler e produzir textos científicos com maior facilidade.



Ementas do primeiro semestre:

As imagens abaixo são relativas às ementas das disciplinas que serão ofertadas para os estudantes que ingressarem no projeto Jovem Cientista. As disciplinas de Matemática 01, 02 e 03 serão ofertadas apenas para os estudantes que entrarem no nível básico e intermediário como disciplina introdutória e revisional. Ao passo que as disciplinas forem ofertadas as ementas serão postadas neste site. Os estudantes selecionados terão acesso a todas as ementas para auxiliar na escolha dos núcleos de aprofundamento.


Custo e número de vagas:

Estão previstas 30 vagas para as turmas do segundo semestre de 2021 sendo estas distribuídas da seguinte forma:

  • 15 vagas para o nível básico.

  • 9 vagas para o nível intermediário.

  • 6 vagas para o nível avançado.

Todos os estudantes aprovados terão o direito de cursar gratuitamente o segundo semestre de 2021. Para o ano de 2022 poderão haver ajustes no projeto, o que poderá acarretar em algum tipo de ajuste financeiro para a sua manutenção. Os estudantes matriculados no projeto serão avisados com antecedência sobre qualquer ajuste que venha a acontecer na questão monetária e de organização curricular do projeto.