JECRIM
JECRIM
A calúnia ocorre quando alguém imputa falsamente a outra pessoa a prática de um crime, sabendo que a acusação é falsa. Para que um ato seja considerado calúnia, é necessário que a acusação seja feita de forma consciente e intencional, com o objetivo de caluniar a pessoa. Portanto, se um indivíduo está acusando outrem falsamente de um crime, deve-se ser reportado para um advogado para então elaborar uma queixa-crime sobre o fato ocorrido, para que o réu seja condenado nas penas incursas do artigo 138º do Código Penal Brasileiro.
A difamação ocorre quando alguém imputa a outra pessoa um fato ofensivo à sua reputação, mesmo que seja verdadeiro, com o intuito de prejudicá-la. Para que um ato seja considerado difamação, é necessário que o fato seja divulgado a terceiros, de forma a atingir a honra objetiva da pessoa. Portanto, se um indivíduo está difamando outrem, deve-se ser reportado para um advogado para então elaborar uma queixa-crime sobre o fato ocorrido, para que o réu seja condenado nas penas incursas do artigo 139º do Código Penal Brasileiro.
A injúria é caracterizada por ofensas verbais que atingem a dignidade ou o decoro da pessoa. Para que um ato seja considerado injúria, é necessário que as palavras ou expressões tenham o potencial de atingir a honra subjetiva do indivíduo, ou seja, causar abalo emocional ou moral. Portanto, se um indivíduo está ofendendo outrem, deve-se ser reportado para um advogado para então elaborar uma queixa-crime sobre o fato ocorrido, para que o réu seja condenado nas penas incursas do artigo 140º do Código Penal Brasileiro.
De acordo com o artigo 147 do Código Penal, comete o crime de ameaça quem ameaça outra pessoa por meio de palavras, escritos, gestos ou qualquer outro meio simbólico, manifestando a intenção de causar-lhe um mal injusto e grave. Sendo cabível uma medida cautelar para precaver a segurança da sua vida.
LESÃO CORPORAL
Lesão corporal é um termo legal que se refere a danos físicos causados a uma pessoa. Essas lesões podem variar em gravidade, desde arranhões e contusões até ferimentos graves ou permanentes. Nos contextos legais, as lesões corporais são frequentemente classificadas em categorias, como lesão leve, lesão grave ou lesão gravíssima, com diferentes níveis de penalidades associadas a cada uma delas. É importante consultar um advogado.
CRIME DE STALKING
O crime de stalking, também conhecido como perseguição obsessiva ou assédio persistente, envolve um comportamento repetitivo e indesejado, no qual alguém persegue, assedia, ameaça ou intimida outra pessoa de maneira persistente e ameaçadora. Isso pode incluir ações como o envio de mensagens de texto indesejadas, emails, telefonemas constantes, seguir a vítima, invadir sua privacidade online ou física, ou até mesmo ameaças diretas.
Se você está sendo vítima de stalking ou conhece alguém que está passando por isso, é importante buscar ajuda legal e apoio das autoridades para garantir sua segurança e tomar as medidas apropriadas para lidar com a situação.