EBI de Água de Pau

O nosso projeto

Uma cultura de escola forte e positiva

A EBI de Água de Pau é uma unidade orgânica de média dimensão, localizada na freguesia de Água de Pau, no concelho de Lagoa (São Miguel – Açores). O seu público-alvo é constituído por alunos do pré-escolar e do ensino básico. Ela encontra-se situada num dos cinco territórios de intervenção prioritária, no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Defendemos que a a nossa escola, como estabelecimento de educação e de ensino da rede pública do sistema educativo regional dos Açores, tem por missão contribuir para a formação integral das crianças e dos jovens, garantindo as melhores oportunidades educativas a cada um, independentemente do percurso escolar que cada um possa realizar. Queremos uma escola centrada no desenvolvimento de um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem múltiplas literacias que lhes permitam responder aos desafios complexos do mundo atual.

O Projeto da EBI de Água de Pau - Uma cultura de escola forte e positiva

O Projeto “Uma cultura de escola forte e positiva” surge como tentativa de minimizar os problemas identificados na escola, prevendo o envolvimento de diferentes estruturas educativas, como o Conselho Executivo, os Departamentos Curriculares, Serviço de Psicologia e Orientação, Educação Especial e docentes de diferentes áreas curriculares (pré-escolar, 1.º ciclo, português, línguas estrangeiras, matemática, ciências e expressões artísticas) e pessoal não docente, num total de 34 elementos que participarão em mobilidades (cursos estruturados e Job Shadowing) para fins de aprendizagem nas seguintes áreas:

    1. Abandono Escolar;

    2. Educação Especial;

    3. Liderança e Gestão Escolar;

    4. Inovação Educacional;

    5. Competências Sociais;

    6. Inteligência Emocional;

    7. Metodologias e Técnicas de Ensino Inovadores;

    8. Aprendizagem e Inovação com as TIC.



2020-1-PT01-KA101-077724.pdf

Em suma, acreditamos que o projeto aqui apresentado será uma mais valia para a nossa comunidade educativa, em especial para os nossos alunos, uma vez que ambicionamos que a nossa escola seja reconhecida pela qualidade e pela inovação da sua ação educativa. Queremos uma escola dinâmica, inclusiva, inovadora e, sobretudo, focada na formação de crianças e jovens autónomos e responsáveis e cidadãos mais felizes e ativos.

O Coordenador da Equipa dos Projetos Europeus da EBI de Água de Pau

Paulo Martins


A voz da nossa Escola

Todos juntos, a contruir o futuro!

Escola Básica Integrada de Água de Pau