Histórias em Quadrinhos sobre Trabalho Infantil, com estratégias pedagógicas para trabalhar o conteúdo de forma lúdica e ajudar na formação de crianças e adolescentes.
As histórias em quadrinhos contribuem significativamente para o ensino aprendizagem. Tanto a linguagem verbal quanto a não verbal estimulam a criação, a imaginação, a interpretação, a capacidade de análise, a reflexão, além de, é claro, divertir o leitor. Sendo assim, trabalhar quadrinhos de forma divertida e lúdica é um recurso viável para a formação de leitores críticos e autores competentes.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Todas as histórias em quadrinhos apresentadas nessa seção foram desenvolvidas pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo.
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O USO DAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
1. Solicitar a leitura das histórias em quadrinhos e possibilitar o diálogo para que os alunos possam apreciá‐las criticamente.
Perguntar aos alunos quais são seus personagens favoritos e citar uma característica marcante que permitiu a escolha.
Recriar um novo final para as histórias em quadrinhos.
2. Solicitar o desenvolvimento e a criação de personagens, cenários, conflitos, resoluções e diálogos para histórias em quadrinhos.
Para a realização desta atividade assista o vídeo “Dicas para criar HQs – história em quadrinhos” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo
Pedir aos alunos que apresentem oralmente as histórias criadas, para os demais colegas. Para essa apresentação, os alunos poderão se caracterizar como os personagens das HQs.
3. Criar coletivamente histórias em quadrinhos.
Esta atividade pode ser desenvolvida em quatro etapas.
a) Planejar uma história: para isto deve-se desenvolver uma ideia com pelo menos quatro páginas. Outro aspecto importante é a ideia geral da história (roteiro), que deverá ter começo, meio e fim. Fazer um rascunho:
b) Criar os personagens: definir as personalidades em seus aspectos físicos com suas qualidades e defeitos. Para que seja um trabalho rico é necessário desenhar cada um deles em posições e expressões corporais variadas.
c) Planejar quadro a quadro: primeiramente o desenho deve ser feito a lápis e com a marcação de todos os elementos: personagens, cenário, balões e contornos dos quadrinhos. Usar caneta preta para escrever o texto dos balões, os elementos dos recursos gráficos e o retângulo da legenda. Fazer a descrição das cenas e definição dos diálogos. O planejamento do texto e desenho devem ser simultâneos na fase da diagramação (traços das páginas).
d) O último passo será colorir a HQ: sombrear ou pontilhar uma imagem pode dar efeito de luz e sombra, as cores dão vida ao desenho e um toque especial do autor ao quadrinho.
4. Criar histórias em quadrinhos a partir de tecnologias digitais.
Sugestão: Pixton - https://app.pixton.com/#/edu
5. Imprimir as histórias em quadrinhos e solicitar aos alunos que recortem, embaralhem a história e coloquem-na dentro de um envelope. Em seguida, pedir que os grupos troquem de envelope.
Cada grupo deverá desembaralhar a história que recebeu a fim de organizar a sequência narrativa.
6. Retratar uma história ou filme em forma de HQ, sobre o tema.