Oficinas


As oficinas são voltadas para os grupos escolares de Ensino Fundamental (séries finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também para o público em geral. Elas têm o propósito de ampliar a visibilidade das mulheres na área da Computação, abordando também temas como a produção de lixo eletrônico e suas interfaces com a Arte. Nesta versão itinerante da exposição, as seguintes oficinas são ofertadas:

  • Oficina Anita Borg, Recomendação: Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Descrição: Arte para além da pintura. A trajetória da arte de Picasso à obra Anita Borg. Quem ela foi, e como foi feita a obra. Atividade prática com Assemblage. Duração: 2h.
  • Oficina debug, Recomendação: Ensino Fundamental (Anos Finais). Descrição: O que é bug? Quem o descobriu? Esta oficina é voltada para a criação de insetos com lixo eletrônico e o que isso tem a ver com Grace Hopper. Duração: 2h.
  • Oficina Decifrando o Café, Recomendação: Ensino Médio, Descrição: História dos códigos de computação a partir da obra Grace Hopper. A proposta é aprender como funciona o código hexadecimal com atividade lúdica. Duração: 2h.
  • Oficina Mulheres que descobriram o universo, Recomendação: Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Público em geral, Descrição: Você conhece alguma mulher presente na construção do conhecimento que temos sobre o Universo? Desde as mulheres da Ala Oeste da NASA até Katie Bouman, a oficina tem como objetivo realizar discussões e atividades sobre questões de gênero e etnia na Computação. Duração: 2h.

Além de agendamento para visitas mediadas, é também possível fazer o agendamento para as oficinas, ambos para grupos de no máximo 15 alunos. O agendamento requer o preenchimento do formulário eletrônico neste link. Será enviada uma confirmação via email.