A presente etapa tem como objetivo a utilização do software de geoprocessamento QGIS para realizar o georreferenciamento de uma mapa pré-existente do IBGE (raster) com um arquivo de vetor (.shp). A utilização do referido mapa tem como finalidade a extração de informações como os elementos de hidrografia, elementos planimétricos de rodovias, acessos e interseções, e identificação dos setores.
A metodologia utilizada para a realização do georreferenciamento será descrita a seguir:
A partir do SIG QGIS 2.18, o primeiro passo foi adicionar as camadas de dados vetoriais e raster. Depois, foi preciso verificar se no QGIS veio instalado o complemento "Georrefereciado GDAL". Após a confirmação:
Para cada ponto marcado no raster deve-se ter o cuidado de marcar igualmente no dado vetorial.
Concluído o georreferenciamento, o excesso de informações que estavam presentes fora da área de interesse foram cortados através da criação da camada máscara (Raster > Extrair > Recorte). A máscara resultante da interseção entre o raster e o polígono mostra que a ocupação do solo que predomina na região são lotes de fazendas e que nas proximidades da sede municipal os elementos de hidrografia percebidos foram cursos d’águas intermitentes.