A elaboração do mapa acima tem como finalidade analisar o alcance da mancha de inundação nas áreas ocupadas da cidade de Lajedinho.
O referido mapa mostra de forma visual as regiões críticas da cidade. Nesse sentido, as ferramentas de geoprocessamento podem ser aplicadas pela Prefeitura de Lajedinho para criar um plano de ação, no qual, tenha como objetivo a priorização de medidas de prevenção ao risco de enxurradas, em especial, nas ocupações sinalizadas em vermelho. A utilização de tais ferramentas no processo de planejamento municipal, também se justifica, por serem capazes de determinar áreas seguras para evasão da população de risco durante a possível ocorrência de outro evento, semelhante ou até mesmo pior, e obtenção de dados geográficos para ações imediatas/emergenciais.
Neste trabalho também foi possível obter uma aproximação do percentual de áreas ocupadas existentes dentro do território da cidade de Lajedinho que foram inundadas durante a ocorrência de tal evento. Segundo a ferramenta de estatística do QGIS foi possível obter as seguintes informações:
A imagem acima mostra outra evidência da importância da utilização de ferramentas de geoprocessamento nos processos de planejamento municipal. A linha em azul escuro representa a canalização do Rio Saracura (pré-existente ao evento critico). A partir da leitura das altitudes próximas ao canal, é possível afirmar que, a referida medida estrutural não foi construída no ponto mais baixo do sistema de drenagem. Sendo assim, não favorecendo o escoamento das águas de forma mais controlada.