1. Objetivo do site
O presente site constituísse parte do trabalho da disciplina “EGA52 – Geoprocessamento” da Universidade Federal da Bahia. O referido trabalho tem como principal objetivo simular um cenário no qual os alunos têm que evidenciar a importância e apresentar justificativas para a utilização das ferramentas de Geoprocessamento no processo de planejamento municipal.
2. Contexto, método e período
Os produtos que serão apresentados neste site partem de um contexto universitário, visando o exercício dos conhecimentos adquiridos em sala de aula durante a disciplina de geoprocessamento do segundo período do ano de 2018. Os métodos utilizados para a elaboração dos produtos serão descritos a seguir:
3. Área de Interesse:
O presente site tem como área de estudo o Município do Estado da Bahia chamado Lajedinho que fica localizado na Capada Diamantina e faz fronteira com os Municípios de Rui Barbosa, Boa Vista do Tupim, Ibiquera, Andaraí, Lençóis e Wagner. O Município possui uma área 846,728 km² (IBGE, 2017), segundo o último censo, possui uma população de 3.936 habitantes, uma densidade demográfica de 5,07 habitantes/ km² e possui 1.113 domicílios (IBGE, 2010).
Os aspectos fisiográficos da região são as seguintes: Lajedinho possui clima semi-árido com longos períodos de estiagem, o que permite ser incluído no chamado “Polígono das Secas”. Os tipos de solo predominantes na região são : latossolo álico, eutrófico e argissolo eutrófico. A região apresenta os rios Utinga e Saracura, e riachos do Uruguaiana, dos Negros e Contendas, os quais servem à Bacia do Paraguaçu.
A sede municipal de Lajedinho está localizado nas coordenadas, Latitude: - 12.356 E e Longitude: - 40.906 N, e a maior parte do seu território está localizado no leito secundário do Rio Saracura.