Abertura
19/10
19/10
Sistemas alimentares
9h- 10h
https://www.youtube.com/watch?v=BPhVjquCOy4&ab_channel=EscoladeNutri%C3%A7%C3%A3oDaUFBA
10h - 12h
Debate sobre transformação social de Sistemas Alimentares
Entre pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=BPhVjquCOy4&ab_channel=EscoladeNutri%C3%A7%C3%A3oDaUFBA
Intervalo: 12h - 14 h
14h - 16h
Comer pra quê?: Diálogo com as juventudes sobre sistemas alimentares adequados e sustentáveis.
Entre pelo link: https://meet.google.com/jdv-crmn-ajh
Atividade modo: Oficina
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 1h e30 min
Responsável: Paula Bernardes Machado. Lavras/MG
Descrição da atividade: A juventude se caracteriza como um momento oportuno para a problematização de questões referentes ao universo da alimentação sob diversas lentes e perspectivas, considerando seus interesses, linguagens e singularidades. Sendo assim, o objetivo da oficina é dialogar, especialmente com jovens (15 a 29 anos), sobre a sustentabilidade no sistema agroalimentar e sua relação com os modos de produzir, comer e viver, trazendo à tona a perspectiva da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Serão adotadas metodologias ativas, em especial elementos da pedagogia de Paulo Freire, como a dialogicidade, a problematização e a construção coletiva de saberes. Plataformas online (Mentimeter e Google Jamboard) serão utilizadas para apoio pedagógico, por meio das quais os participantes poderão se expressar sobre os temas de diversas formas (palavras, fotos, desenhos, vídeos, etc) e de maneira anônima, se assim desejarem. Além disso, haverá espaço de fala para os participantes que se sentirem à vontade para dialogar utilizando microfone e câmera.
A atividade será dividida em três momentos: 1- Ouvindo as juventudes: apresentação dos participantes;
2-Apresentação do movimento Comer Pra Quê;
3- Diálogo e construção de expressões sobre o tema.
14h - 16h
Rede Ajeum: reflexões e enegrecimentos para a SAN na diáspora. Gira de Trabalho (GT)
Entre pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vivian-carla-honorato-dos-santos-de-carvalho
Atividade modo: Grupo de Trabalho
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 2hs
Responsável: Indira Ramos Gomes. Rede Ajeum Brasil.
Descrição da atividade:
Objetivo 1. Traçar estratégias para o mapeamento das práticas afroreferenciadas no campo da alimentação e nutrição na região nordeste, com vistas ao fortalecimento de Sistemas alimentares que promovam a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no combate à INSAN e a fome.
Objetivo 2. Promover a articulação entre diferentes atores que poderão atuar no mapeamento das práticas.
Objetivo 3. Trazer para a atividade experiências exitosas, em torno da temática Sistemas Alimentares Saudáveis, produzido “por e para” povo preto em diáspora'.
Sobre a Rede Ajeum: A estrutura racista do nosso país tem impactado também no nosso exercício profissional e é por isso que precisamos debater, refletir e pensar soluções para romper com essa lógica e avançar no fortalecimento da Nutrição. E portanto, essa Rede foi pensada no sentido de promover a divulgação dos trabalhos e estudos realizados por Nutricionistas negras/os/es, além de ser um meio para produção coletiva no sentido de enegrecermos a ciência da Nutrição, no seu fazer-pensar (práxis).
A Gira de Trabalho consistirá em:
Acolhimento: Uma atividade inicial de acolhimento aos participantes, com as atividades organizadas da seguinte maneira: apresentação da Rede Ajeum, apresentação de 2 a 3 relatos de experiências (pessoas de referência convidadas) com o intuito de compartilhar vivências que dialoguem não apenas com o universo acadêmico científico, mas que também tratem da importância da auto-organização num contexto que inviabiliza e desrespeita a cultura negra alimentar e nutricional.
Duração: 30 a 40 minutos
Desenvolvimento: Dividir participantes em três subgrupos para que a gira aconteça, considerando a discussão em eixos temáticos. Pretende-se apresentar algumas pesquisas em andamento ou concluídas, atividades de ensino e extensão - bem como as diversas atividades artísticas, saberes e tecnologias tradicionais sobre as práticas afroreferenciadas no campo da alimentação e nutrição. Além das discussões e apresentação de produções no espaço da gira, ao fim da atividade deverão ser listados encaminhamentos nos três espaços. Os encaminhamentos devem ser propositivos e servir de convite às ações sobre sistemas alimentares saudáveis para o povo negro.
Duração: 30 - 45 minutos
Desfecho: Espera-se como resultado/encaminhamento, o amadurecimento de reflexões para o fortalecimento de práticas contracoloniais no campo da alimentação e nutrição e a sistematização de estratégias para o início do mapeamento em questão, bem como a articulação inicial entre diferentes atores/atrizes.
Duração: 40 minutos.
14h - 16h
Rede PENSSAN; Redes nordestinas nos debates e ações por Sistemas Alimentares Saudáveis e no Combate à Fome
Entre pelo link: https://meet.google.com/jhf-vqao-vdk
Atividade modo: Oficina
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 2hs
Responsável: Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares. Rede PENSSAN Recife-PE; Salvador-BA
Descrição da atividade: Muitas são as redes que vêm atuando em estados e municípios do nordeste brasileiro tendo o combate à fome e a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional como foco de seu trabalho. Estas redes integram movimentos sociais, universidades, técnicos e lideranças em várias pautas de interesse. Com esta atividade tem-se a expectativa de favorecer o reconhecimento dessas redes, do trabalho que desenvolvem e propiciar um diálogo produtivo em torno de projetos e ações sociais e políticas no campo de interesse, e tendo como cenário, por um lado o aumento da insegurança alimentar e nutricional entre os brasileiros e nordestinos e o contexto eleitoral de 2022, pressupõe-se delineamento de ações em rede para incidência nas eleições vindouras.
Objetivos
Reconhecer o perfil e características da formação e atuação das redes que atuam no campo da soberania e san no nordeste do país;
Promover diálogos e articulações que possam contribuir para fortalecimento das redes na perspectiva dos sistemas alimentares saudáveis e combate à fome.
14h - 16h
CENTRAC; Multiplicando sementes crioulas e conservando memórias no mundo: a experiência do Fórum de Lideranças do Agreste da Paraíba
Entre pelo link: https://us02web.zoom.us/j/85236688563?pwd=bzVBUG5jKzlZRE40Rmx5eGZEWTZsZz09
Atividade modo: Exposição
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 2hs
Responsável: Maria Madalena de Medeiros. Centro de Ação Cultural - CENTRAC. Campina Grande - PB
Descrição da atividade: A atividade tem como objetivo visibilizar a experiência de conservação das Sementes da Paixão (crioulas) em bancos comunitários e familiares como estratégia de conservação dos sistemas alimentes saudáveis no território do Fórum de Lideranças do Agreste (FOLIA), parte integrante da ASA-PB e composto por 16 municípios do Estado. Será feito um relato das estratégias de conservação das sementes crioulas e dos instrumentos de controle social realizadas pelas comunidades do FOLIA para conservação das sementes crioulas, base da produção da comida de verdade.
14h - 16h
FONSANPOTMA; Povo Tradicional de Matriz Africana- Sistema Alimentar Saudável
Entre pelo link: Link será enviado por e-mail
Atividade modo: Roda de Conversa e Trabalho
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 2hs
Responsável: Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares. FONSANPOTMA, grupo Nacional com participação no nordeste nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Descrição da atividade: O FONSANPOTMA - Forum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos tradicionais de matriz africana convida organizações e estabelece uma Roda de conversa e trabalho entre instituições do movimento social, de governos e academicas, ja confirmado o Consorcio dos governadores do nordeste, MST, Associação dos Pequenos Agricultores, UNILAB, ASSSAN Circulo, Projeto de Extensão Curso de Extensão com atuação em SAN e soberania Alimentar da UFRGS, FIOCRUZ-Brasilia compromissados em garantir o direito a alimentação em quantidade, qualidade e respeito a regionalidade e tradição de matriz africana e a busca de autonomia para o povo tradicional de matriz africana. Se espera como resultado conhecer as possibilidades, necessidades, e constituir o comite do Sistema Nacional de Desenvolvimento Sustentavel Unbuntu- um sistema constituido de Cooperativas, banco digital comunitario, fundo rotativo, uma rede de empreendedores e a interface com Agroecologia e Saúde Coletiva e Publica
16h - 18h
20/10
Combate à fome
9h
Youtube/ Facebook/ Meet ou Zoom
10h-12h
Alimentando uma nova sociedade: fome, sede e superação das causas reais
Entre pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=JCVNeaTpLKU&ab_channel=EscoladeNutri%C3%A7%C3%A3oDaUFBA
14h - 16h
Núcleo DHANA; O papel do MPPE no fortalecimento do Controle Social das Políticas Municipais de SAN
Entre pelo link: meet.google.com/xac-wawq-zgs
Atividade modo: Exposição
Eixo temático: Combate à Fome
duração: 1h e 30 min
Responsável: Westei Conde y Martin Júnior - Coordenador do Núcleo DHANA Josué de Castro do Ministério Público de Pernambuco. Recife - Pe
Descrição da atividade: A atividade visa apresentar o Núcleo DHANA Josué de Castro do Ministério Público de Pernambuco e a ação de mapeamento e fortalecimento das Políticas Municipais de SAN em curso.
14h - 16h
Coordenadoria de estudos da Ásia; Partilha de experiências colaborativas no contexto da segurança alimentar (OFICINA CANCELADA): migrar para essa: http://meet.google.com/xac-wawq-zgs ("O papel do MPPE no fortalecimento do Controle Social das Políticas Municipais de SAN")
Entre pelo link: https://meet.google.com/jym-cnfw-wfb
Atividade modo: Oficina
Eixo temático: Combate à Fome
duração: 2hs
Responsável: Bárbara Evelyn Baracho Wanderley. Coordenadoria de estudos da Ásia. Recife - Pe
Descrição da atividade: A atividade tem como objetivo fomentar o diálogo e a articulação entre as redes de solidariedade e colaboração relacionadas à SAN no contexto da agricultura familiar nas escalas regional, nacional e internacional, promovendo a troca de experiências entre os diversos grupos.
14h - 16h
Entre pelo link: Facebook: ibit.ly/rWVq e no Youtube do Observatório Popular de Cultura Alimentar da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais https://youtu.be/-enLrGEKcro
Atividade modo: Oficina
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 2hs
Responsável: Edgard Aparecido de Moura. E. Tatiana Scalco. Agentes de Pastoral Negros - Instituto Hori - CONSAN-CPLP + Observatório da Cultura Alimentar . Salvador - Bahia
Descrição da atividade: Discutir a importância da Cultura Alimentar da População Negra e Comunidades Tradicionais no cardápio da Alimentação Escolar. Iremos também fazer o lançamento do Observatório da Cultura Alimentar da População Negra e Comunidades Tradicionais. É Fruto de Reuniões que aconteceram em vários estados sóbre o PNAE. Teremos convidados,: Gestores Públicos, Universidade, Líderes de Comunidades Tradicionais e represeo do FNDE
14h - 16h
Entre pelo link: https://meet.google.com/czm-budf-uba?pli=1&authuser=1
Atividade modo: Oficina
Eixo temático: Sistemas Alimentares Saudáveis
duração: 2hs
Responsável: Sandra Maria Chaves dos Santos. Escola de Nutrição da UFBA. Recife - Pe
Descrição da atividade: Promover o reconhecimento dos grupos de pesquisa vinculados a diferentes instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem estudos em soberania e segurança alimentar e nutricional no nordeste; Debater agenda de pesquisas multicêntricas de interesse para o nordeste.
14h - 16h
Entre pelo link: https://meet.google.com/tvz-truu-kvu
Atividade modo: Roda de diálogo
Eixo temático: Combate à Fome
duração: 2hs
Responsável: Catarine Santos da Silva. Fóruns Estaduais de SSAN. Ceará, Paraíba e Pernambuco
Descrição da atividade:
Descrição da atividade:
1º momento: Acolhimento dos(as) participantes
2º momento: Quem somos? Apresentação dos Fóruns Estaduais do CE, PB, PE (instituições proponentes da atividade): trajetória dos Fóruns Estaduais para o fortalecimento da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
3º momento: Abertura de diálogo com o grupo
Objetivos:
Promover a integração entre os Fóruns como forma de fortalecer a política de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional nos estados.
Conhecer os desafios enfrentados por cada estado na promoção de estratégias e articulações na perspectiva do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas.
16h - 18h
21/10
10h-12h
Apresentação de vídeos, lançamento de livros
Entre pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=V7HwaSxSx8k&ab_channel=EscoladeNutri%C3%A7%C3%A3oDaUFBA
14h
1º momento: Apresentação das propostas geradas nos grupos;
2º momento: Apresentação do Manifesto e carta de princípios
Entre pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Kaud5H4M6Is&ab_channel=EscoladeNutri%C3%A7%C3%A3oDaUFBA